Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Da pedagogia ao pódio: conheça o professor, maratonista e nosso aluno de pedagogia Lucas dos Santos
Início do conteúdo da página

Da pedagogia ao pódio: conheça o professor, maratonista e nosso aluno de pedagogia Lucas dos Santos

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 14h50 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 15h11

WhatsApp Image 2021 09 16 at 10.34.53A vida de atleta exige dedicação, concentração e muito foco. Atributos que são igualmente demandados no dia a dia dos estudantes e no mercado de trabalho. Então, será que é possível conciliar essas rotinas e manter a excelência em tantos objetivos?

A resposta é SIM!

E para demonstrar que é possível ser estudante, trabalhar e também ser um atleta de alto rendimento, trouxemos a história do nosso aluno Lucas dos Santos.

Lucas estuda Licenciatura em Pedagogia EaD no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, é professor e participa das mais difíceis maratonas realizadas no país.

WhatsApp Image 2021 09 16 at 10.36.33 1Sua última competição foi na Uphill Marathon / Desafio Samurai 67km. Uma prova dividida em 2 etapas com passagem pela Serra do Rio do Rastro (Santa Catarina) até o Mirante da Serra.

Na etapa de 25Km, Lucas foi campeão em sua categoria e conquistou a 7ª colocação geral. Já no desafio de 42Km, ele foi vice-campeão de sua categoria categoria e conquistou a 10ª colocação geral. Considerando a prova total de 67km, Lucas conquistou a 4ª colocação geral.

Além desta competição, Lucas foi campeão e vice-campeão na corrida de Bandeira do Sul, vice-campeão na Insane Poços de Caldas (30k), vice-campeão do Circuito SEST SENAT, campeão do Desafio da Pedra Branca (Caldas), vice-campeão do desafio Campestre Run, entre outros. 

E como garantir resultados tão bons no esporte e também em sua rotina diária de trabalho e como estudante? Entrevistamos o Lucas para conhecer um pouco mais sobre sua tripla jornada:

  • Essas competições demandam muito dos atletas. Como foi participar da Uphill Marathon / Desafio Samurai 67km?

Lucas dos Santos - A Uphill Marathon - Desafio Samurai 67k acontece na Serra do Rio do Rastro, SantaWhatsApp Image 2021 09 16 at 10.01.54 Catarina. A prova é considerada a maior maratona de subida do Brasil. No caso, participei do Desafio Samurai que acontece em duas etapas, no dia 11/09 (Sabádo) encarei 25km subindo a Serra, saindo da cidade de Lauro Muller até Bom Jardim da Serra. Para mim foi muito desafiador participar dessa competição, pois é uma prova dificílima. Além da subida, o clima na região é mais baixo, ventos fortes... No final foi gratificante enfrentar mais este desafio e sair vencedor. Completei a prova dentro do planejado e consegui finalizar no 4° Geral, dentre diversos atletas do Brasil.

  • Você já é atleta há muito tempo? Desde quando e quem te incentivou a entrar no esporte?

Lucas dos Santos - Comecei a correr tarde, com 28 anos. Faz apenas seis anos que pratico corrida de rua. No início, o objetivo era apenas para manter a saúde. Eu trabalhava em uma multinacional e fui fazer o periódico, apesar de ser magro, alguns exames deram alterações. Com isso, a doutora sugeriu que praticasse alguma atividade física. Comecei a correr sem nenhuma pretensão. Com o tempo fui melhorando o meu tempo de corrida até estar no nível que estou agora.

  • Como surgiu a vontade de cursar Pedagogia conosco?

Lucas dos Santos - Em relação ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSULDEMINAS, a vontade surgiu pois, além da corrida, sou bacharel em Administração e professor em cursos técnicos na área (Administração, Marketing, Recursos Humanos, etc). Então, senti que precisava cursar uma licenciatura a fim de ficar mais preparado para os desafios da sala de aula.

WhatsApp Image 2021 09 16 at 10.34.54Escolhi este curso por já atuar na docência e não ter um curso específico na área. Como a Licenciatura em Pedagogia é um curso abrangente, escolhi por me dar um leque de opções de trabalho no futuro (docência, Gestão Escolar, supervisão, coordenação, etc).

  • Porque escolheu o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho ?

Lucas dos Santos - Escolhi o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho primeiramente por ser uma instituição séria e muito bem conceituada. Além disso, para a minha realidade do momento (treinos, trabalho, docência, cotidiano) um curso EaD seria o ideal. Escolhi o Campus Muzambinho pela excelente estrutura física e pela localização (mais próximo de Poços de Caldas-MG).

  • Como é sua rotina de treinos? E como consegue conciliá-la com sua rotina de estudos?

Lucas dos Santos - A corrida trás inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. O meu dia a dia é bem corrido (literalmente). É com a prática de esporte que consigo encontrar um equilíbrio. É o meu momento de aliviar o estresse, encontrar os amigos e ter um tempo descontraído. Meus treinos acontecem de cinco a seis dias na semana. Costumo correr pela manhã e depois vou para o trabalho no DME - Distribuição (Departamento Municipal de Eletricidade). No período da tarde, é o tempo que dedico para estudar e preparar minhas aulas pois, no período noturno, estou à disposição dos meus alunos.

Também tiro parte do meu final de semana para estudar e treinar. Aproveito este tempo, pois estou de folga dos meus trabalhos. Resumindo, minha rotina é puxada, mas consigo equilibrar as responsabilidades profissionais, estudos e treinos. A questão é ter um objetivo, planejar e organizar o tempo.

  • Tem intenção de aliar as duas práticas de alguma forma? Como?

WhatsApp Image 2021 09 16 at 10.36.34 2Lucas dos Santos - Penso no futuro em criar um projeto de Atletismo para ajudar crianças carentes. Incentivar a prática esportiva e consequentemente tirar as crianças das ruas. O esporte muda a vida de uma pessoa. Acredito que o curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSULDEMINAS irá me dar bagagem para fazer um projeto pedagógico bem estrurado. Unindo a educação e a prática esportiva, com o objetivo de melhorar a sociedade em que vivemos.

  • Em sua opinião, qual a importância de continuar sempre se aprimorando em técnicas do esporte e nos estudos?

Lucas dos Santos - O conhecimento nunca é perdido. Por isso, busco sempre me aprimorar. Sou formado em Administração, finalizando o curso de Licenciatura em Pedagogia e já de olho lá na frente. Independente de idade, condições financeiras, o conhecimento é algo que ninguém tira da pessoa. E em minha opinião, é o caminho para se ter uma vida melhor.

E mesmo sendo áreas distintas como no meu caso, educação e técnicas do esporte, em algum momento se encontram. A corrida me motiva a persistir, a não desistir, a continuar superando todos os obstáculos da vida. E como disse no início, é o meu ponto de equilíbrio.

Lucas ainda aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os amigos e amigas (alunos, Tutora Gisele, professores e a coordenadora Cidinha) do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD  - Campus Muzambinho por todo apoio e incentivo.

TEXTO: ASCOM
IMAGENS: Acervo do aluno

Fim do conteúdo da página