Página inicial > Notícias > Projeto desenvolve apostilas para educação física escolar em tempos de ensino remoto

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 09h08 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 09h12

PHOTO 2021 09 14 11 39 25

No dia 01 de outubro, às 09h, na sede da AMOG, será realizada uma reunião para secretários de educação interessados em levar o projeto de elaboração colaborativa de materiais didáticos para a educação física escolar de suas cidades.

Este projeto já teve sucesso em sua fase inicial, com cerca de 900 alunos de Monte Belo e Juruaia que participaram de atividades de Educação Física promovidas pelos respectivos municípios em parceria com o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Em tempos de isolamento social várias atividades tiveram que ser adaptadas para esse novo contexto. E as atividades físicas foram um desafio a mais, uma vez que costumavam ser presenciais e coletivas.

Com esse desafio em mente, docentes e alunos do Campus Muzambinho, criaram uma série de apostilas com atividades de Educação Física que podem ser utilizadas pelos professores das redes municipais durante o ensino remoto.

Segundo um dos responsáveis pela ação, o Coordenador do Programa Residência Pedagógica - Educação Física, Prof. Dr. Mateus Camargo Pereira, "a produção e distribuição de materiais para os estudantes das redes de Monte Belo e Juruaia significou uma grande alternativa para o momento remoto. A educação física conseguiu se manter viva no período, estimulando a curiosidade dos estudantes sobre temas importantes no cenário atual".

IMG 8589A criação das apostilas

O material elaborado em parceria com as prefeituras, foi criado pelo programa de Residência Pedagógica do curso de Educação Física e teve como público-alvo estudantes de toda a rede municipal pública do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

Os materiais contemplaram temas como "Circo e Lutas", "Pedalando na educação física escolar – o percurso da Escola para a sociedade" e "Jogos Olímpicos e Paralímpicos" e foram trabalhados com os estudantes entre os meses de fevereiro e julho de 2021.

A atividade contou com a organização do Prof. Dr. Mateus Camargo Pereira, do Prof. Dr. Arnaldo Leitão, do professor Fagner Passos (que atua nas redes municipais de Monte Belo e Juruaia) e do professor Rodolfo Humberto Calore Neto (da rede estadual de MG e da prefeitura municipal de Monte Belo) com o apoio e execução dos bolsistas (residentes) Letícia Podestá, Guilherme Oliveira, Ana Flávia Bueno Reis, Paulo Henrique Fioravante, Lucas Guilherme, Maria Eduarda Freitas, Marcus Vinicius e Mariana Delgadinho.

Colocar os estudantes para atuar efetivamente nestas ações é uma forma de garantir que eles levem o conhecimento acadêmico para além dos muros institucionais e, ao mesmo tempo, ganhem experiência com os profissionais já atuantes no mercado. De acordo com o Prof. Dr. Mateus Camargo Pereira "o PIBID e a Residência Pedagógica são políticas públicas relevantes que empoderam estudantes, professores das escolas parceiras e alunos participantes. Indispensável que possamos ampliar para outros municípios da AMOG. E essa é nossa intenção a partir de agora".

De acordo com o professor Fagner José Passos, “criar uma intervenção colaborativa com professores e estudantes de Educação Física tem nos dado possibilidades de levar aos nossos alunos oportunidades de continuar mostrando a importância da disciplina mesmo em tempos de distanciamento. Realizar ações inovadoras e que tratem as questões atuais, como foi o caso das olimpiadas e paralimpiadas, nos permite manter o contato com os conteúdos da Educação Física, priorizando os materiais didáticos pedagógicos digitais construídos a partir da realidade das nossas localidades”.

Olimpíadas On-line de Educação Física

A conclusão das atividades das apostilas se deu com a realização das Olimpíadas On-line de Educação Física, através de um quiz sobre o tema.

Cerca de 140 alunos participaram do evento e, além de medalhas simbólicas de ouro, prata e bronze para os primeiros colocados, todos participantes receberam um álbum de figurinhas com curiosidades sobre os atletas e as modalidades dos jogos.

Ainda segundo o professor Fagner José Passos, "Na última semana do primeiro semestre foram realizadas as Olimpíadas on-line, em um formato de quiz, um jogo de perguntas e respostas sobre as Olimpíadas. Os alunos entravam no jogo através da divulgação do link, colocavam seus dados e jogavam. Ao final, recebiam o número de respostas corretas e incorretas. Os que marcaram mais pontos, foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. A retirada das medalhas foi feita no mês de agosto".

Em Monte Belo, 65 alunos participaram das Olimpiadas Online. Deste total, 27 estudantes conquistaram pódio e foram premiados com medalhas.

Em Juruaia participaram 77 alunos. Deste total, 24 estudantes foram premiados.

Confira abaixo as listas de ganhadores e os integrantes da equipe organizadora.

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: Acervo dos organizadores da atividade.

registrado em:
Assunto(s):