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Pesquisa avalia ensino remoto emergencial e condição dos estudantes no atual cenário epidemiológico

Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h56 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 11h13

A jornada de Ensino Remoto Emergencial (ERE) instituída em março de 2020 e que perdura até os dias de hoje, em decorrência da pandemia de COVID-19, requer que os processos de avaliação dessa modalidade de ensino sejam contínuos e aprimorados constantemente, inclusive para favorecer a retomada gradual às atividades letivas presenciais. Nesse sentido, a Direção do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho encaminhou aos seus estudantes de cursos presenciais, na terceira semana de agosto,  um questionário cujas respostas têm sido utilizadas para subsidiar as discussões relacionadas ao segundo semestre letivo de 2021, cujo início ocorreu em  23/08/2021. 

Ao todo, 1412 estudantes responderam o questionaram, o que viabilizou um “retrato” da atual situação epidemiológica de nossos estudantes, bem como aspectos da experiência deles com o ERE. Isso corresponde a cerca de aproximadamente 62% do quantitativo de alunos matriculados na modalidade presencial. Também foi possível uma análise pormenorizada da realidade de cada curso do Campus Muzambinho, o que permitirá que as próximas etapas para o retorno presencial sejam pautadas respeitando efetivamente a real necessidade dos nossos estudantes. 

Quando questionados se foram acometidos pela COVID-19, 175 estudantes  (12,4%) responderam que já haviam testado positivo:

Quanto ao percentual de estudantes que já iniciaram ou concluíram seu regime de imunização contra a COVID-19, 19,1% dos estudantes responderam que sim. Isso equivale a 269 estudantes, sobretudo dos cursos subsequentes e superiores: 

 



A análise pormenorizada da cobertura vacinal revela de maneira mais específica a realidade de cada curso presencial do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho: 



Quando questionados acerca do retorno presencial, aproximadamente metade dos estudantes responderam que têm motivação para o retorno, enquanto ¼ se dividiu entre não retornar ou condicionaram o retorno a questões específicas:

 

 

Da mesma forma, a observação da motivação estudantil para o retorno presencial apresenta os percentuais de SIM ou NÃO específicos para a realidade de cada curso: 





Aspectos relacionados a moradia estudantil e transporte, os quais impactam diretamente nas dinâmicas institucionais e devem ser consideradas variáveis que influenciam a transmissibilidade do vírus, impondo maior ou menor risco à doença,  também foram identificados:

 

 

 

 

A maioria dos estudantes do Campus Muzambinho está confiante no trabalho institucional, e no modo como a administração tem conduzido o ERE, bem como no suporte ofertado e tão necessário para as atividades remotas durante a pandemia de COVID-19:

 





A maior parte dos estudantes relataram, também, uma experiência positiva com suas participações em atividades remotas até o presente momento.

 

 

É muito importante levarmos em consideração a observação dos estudantes, afinal, o trabalho escolar deve ser pautado para garantir a oferta de ensino de qualidade, a qual é tão desejada por todos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Assim, esses resultados nos revelam evidências que, somadas a todo esforço institucional durante o ERE, permitem viabilizar, para um futuro próximo, o tão almejado retorno seguro às atividades letivas presenciais.

- A Direção

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