Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho conquista 2º lugar no Torneio MESE

Campus Muzambinho conquista 2º lugar no Torneio MESE

Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 14h20 | Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 14h20

A equipe Alphapen, composta por estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, ficou em segundo lugar na Etapa Final Estadual do Torneio Mese (Management and Economics Simulation Exercise), idealizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a JA. A competição foi realizada de maneira on-line, no dia 30 de julho e contou com a participação de oito equipes.

O Management and Economic Simulation Exercise (MESE) — Exercício de Simulação Administrativa e Econômica - é um jogo, simulador de empresas, via Internet, para alunos de cursos técnicos e superiores, que possibilita aos participantes operar suas próprias empresas em um ambiente que reproduz o mundo dos negócios. Essas empresas fabricam o mesmo produto e concorrem entre si. As equipes tomam suas decisões com base em aspectos macroeconômicos e analisando a concorrência, por meio de relatórios emitidos a cada rodada.

A etapa final foi composta por diversas rodadas de tomada de decisão, as quais foram baseadas em um relatório com dados econômicos de uma empresa hipotética e dados do mercado onde ela estava inserida. As equipes tiveram 10 minutos para decidir como agir para que sua empresa tivesse maior destaque no mercado com relação às outras equipes.

De acordo com Júlia Letícia Martins Galdino, estudante do 8º período de Engenharia Agronômica, o objetivo geral do torneio é estimular o empreendedorismo entre os jovens por meio da simulação de um gerenciamento empresarial. “Após uma breve, mas assertiva capacitação, são iniciadas as rodadas de tomada de decisão, onde decidimos como iremos investir nosso capital, qual será o preço de produto, marketing, P&D, infraestrutura e depreciação com base em relatórios de mercado.” - explica a integrante da equipe Alphapen.

Júlia explicou que o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho sempre inspirou os alunos a participarem de competições estudantis, sejam elas olimpíadas, torneios ou hackathons. “Essas competições possibilitam aos alunos uma ampliação de suas vivências, além da possibilidade de adquirir, aperfeiçoar conhecimentos e conhecer novas perspectivas de atuação em suas futuras vidas profissionais e acadêmicas.”

Conheça os integrantes da equipe Alphapen

Agatha Fortunato Casagrande - Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio;
Júlia Letícia Martins Galdino - Engenharia Agronômica;
Priscila Sueygi Enokida - Medicina Veterinária;
Samuel de Paula e Sousa - Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio;
Yasmin Pereira Machado - Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio.

Texto e artes: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos cedidas pelos alunos