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Acesse aqui o 3º Caderno de Relatos de Experiências do IFSULDEMINAS

Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 10h08 | Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 10h11

relatos experiênciasA pandemia alterou a rotina de todos e a palavra ADAPTAÇÃO se tornou necessária em um momento no qual antigos procedimentos não eram mais viáveis.

Quando falamos de educação esse cenário fica ainda mais evidente uma vez que foi amplamente noticiada a dificuldade de alunos e professores de se adaptarem ao meio digital. Desafio esse que inclui barreiras de acesso, de familiaridade com algumas tecnologias e, principalmente de adaptação das metodologias de ensino.

E visando divulgar estes novos processos, o Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS, por meio da organização da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, lançou o 3º Caderno de Relatos de Experiências do IFSULDEMINAS.

A publicação tem formato de e-book e conta com 12 relatos de ações realizadas por docentes e técnicos administrativos do Instituto.

Em entrevista dada à ASCOM da reitoria, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira, comentou sobre o quão é importante o Caderno de Relatos de Experiências, para que, por meio dos relatos apresentados, o material possa servir de inspiração aos profissionais de ensino que também estão envolvidos, de forma direta ou indireta em pesquisa e extensão, bem como à sociedade.

Relatos do Campus Muzambinho

Técnicos-administrativos e professores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram da iniciativa e tiveram seus relatos selecionados para composição do livro.

Eles narraram iniciativas de atividades culturais, projetos voltados para a saúde e ações de divulgação científica. Conheça cada um dos quatro relatos de experiências realizadas em nossa instituição em meio aos desafios trazidos pela pandemia da COVID-19:

WhatsApp Image 2021 09 01 at 10.23.46Cara e Coroa

Esse relato apresentou "os desafios e os resultados obtidos com a readaptação do evento institucional do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho denominado “Cara x Coroa”, do formato presencial para o modelo remoto devido à pandemia da COVID-19".

Enviado pela autora Clélia Mara Tardelli, o projeto ainda contou com apoio dos co-autores: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Cláudio Vieira da Silva, Leonardo Chiulli Guida Vilhena, Antônio Sérgio Maritan Júnior, Ricardo Aparecido Avelino e Marcio Luiz De Almeida Bueno.

Segundo a autora Clélia, "junto aos demais colegas do SELCA, entendemos ser importante divulgarmos a ação do Cara e Caroa para evidenciarmos que há condições de fazermos integração e dar condições de lazer e descontração, mesmo vivenciando um momento de distanciamento social provocado pela pandemia e, consequentemente, pelas aulas remotas. Quisemos também apresentar que a competição do Cara e Coroa, mesmo que de forma totalmente virtual, contribuiu para a busca por exercícios físicos, para o desenvolvimento de habilidades artísticas, além de contribuir para aumento do conhecimento acerca do tema escolhido".

De acordo com o caderno de relatos "Para o sucesso do evento, a Comissão Organizadora contou com a participação de vários setores do Campus, bem como com a compreensão, criatividade e participação dos estudantes para a reinvenção de um evento estimado e querido por todos". E os autores ainda ressaltam que "em 2021, o foco principal é manter a segurança dos discentes e demais envolvidos permanecendo com os jogos Cara x Coroa de forma remota até quando perdurar o momento de pandemia, corrigindo os erros, mantendo os acertos e recriando novas atividades para aumentar a participação dos estudantes.

arte para ficha 2pQCV - Quinta Cultural Virtual

Este relato apresentou os desafios e os resultados obtidos com a reinvenção do Projeto Quinta Cultural, ação presencial já tradicional do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, mas que foi adaptada para o formato virtual devido à pandemia da COVID-19.

Segundo o relato "a experiência contou com o envolvimento de diversos membros da comunidade interna e externa e teve grande adesão e participação dos estudantes, extrapolando os muros do prédio H, que era o principal palco das atrações presenciais".

O relato foi escrito pela Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e contou com o apoio dos co-autores: Clélia Mara Tardelli, Cláudio Vieira da Silva, Karina Maria Silva de Carvalho, Leonardo Chiulli Guida Vilhena, Fernando Célio Dias e Tatiana de Carvalho Duarte.

Segundo Aracele, escrever esse relato foi uma forma de garantir que outras pessoas e instituições entendessem o processo de adaptação da QCV do ambiente presencial para o virtual e de inspirar esses atores para que possam fazer o mesmo com suas atividades locais. "Quando surgiu a oportunidade de enviar relatos para o caderno de experiências a gente entendeu que era um momento de dar passos mais ampliados na divulgação das ações que tem sido feitas pela Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando - CGAE e, em especial, pelo SELCA, que é setor de Esporte, Lazer, Cultura e Arte e que é o responsável pela Quinta Cultural Virtual com o apoio, principalmente, da Assessoria de Comunicação. Foi um trabalho muito intenso, durante o ano de 2020, para adaptar o formato desse evento cultural que já acontecia presencialmente e a gente entendia que essa forma de adaptar para o contexto virtual, uma atividade inerentemente e inicialmente presencial, poderia ser compartilhada".

Aracele ainda destacou que foram colocados no relato os principais desafios, resultados e a metodologia de trabalho em uma linguagem acessível ao público. A intenção é que, com tais informações, outras pessoas e instituições possam também transformar para o contexto virtual ações de cultura e arte que são feitas presencialmente.

O resultado desta ação foi tão positivo que "a proposta é continuar com a Quinta Cultural Virtual enquanto perdurar o momento de pandemia, trazendo novas ideias de quadros para reforçar o engajamento e envolvimento de alunos, servidores e demais membros ligados ao Campus Muzambinho".

WhatsApp Image 2021 09 01 at 18.08.37Escola Cidadã - a sociedade como espaço de diálogo

O Programa Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente, idealizado por docentes e discentes do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho e contou com apoiadores externo à instituição. Segundo o relato, o programa tem "a caracterização de um programa audiovisual com quadros que buscam a aproximação do conteúdo pedagógico à prática diária da comunidade com a abordagem de temas sobre Sustentabilidade, Promoção de Saúde, Qualidade de vida e Educação Ambiental".

O relato do programa foi organizado pelo professor Fabrício dos Santos Ritá e contou com o apoio dos co-autores: Claudiomir da Silva dos Santos, Generci Dias lopes, Sônia Marina Alves, Quésia de Cássia Pereira, William José Piza, Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, Gilcean Silva Alves, Arturene Maria Lino Carmo, Ronei Aparecido Barbosa, Gerson Dias, Mauro Aparecido Ambrósio Filho, Natacha Helen da Silva, Glaucia Dias e Erasmo Aparecido Piccolo.

Segundo Fabrício dos Santos Ritá, "a publicização de projetos e trabalhos que estabelecem uma estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão são fundamentais na democratização do acesso à informação e empoderamento das comunidades. Tais características potencializam ações em nível local, regional e global".

O objetivo do programa consistiu na atualização dos alunos e da comunidade sobre conteúdos globais relativos ao meio ambiente e à prevenção de agravos à saúde. Fabrício ainda explicou que "tratar do assunto saúde e meio ambiente sempre evidenciou a necessidade da socialização da ciência. O desenvolvimento das atividades envolveu um trabalho em rede, integrado e coordenado por uma equipe multidisciplinar com o enfoque principal nas mídias sociais, transformando o espaço virtual em um contexto de propostas de mudanças individuais e coletivas, o que permitiu o sucesso da integração entre todos os elementos envolvidos".

PHOTO 2021 09 01 13 38 59Laboratório Virtual de Professores de Educação Física

A possibilidade de interação proporcionada pelo ambiente virtual garantiu ainda a criaçao de ações entre diferentes instituições. Assim, com o objetivo de discutir sobre as dificuldades, as possibilidades e os principais problemas enfrentados no ensino remoto com relação ao ensino de Educação Física, professores do IFSULDEMINAS e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM se uniram e, de forma voluntária, se organizaram para compartilhar experiências.

Participaram da iniciativa representantes de 5 campi do IFSULDEMINAS (Inconfidentes, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre) e de 2 campi do IFTM (Patos de Minas e Paracatu)

O relato, narrado pela professora, Heidi Jancer Ferreira, contou com a participação dos co-autores: Josué Lopes, Ieda Kawashita, Keila Miotto, Juscelia Cristina Pereira, Karla Queiroz Gontijo, Wagner Edson Faria dos Santos e Claudia Catarino Pereira.

De acordo com a representante do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Ieda Kawashita, "a participação no Caderno de Experiências do IFSULDEMINAS é importante para que outras pessoas do Instituto e também a comunidade externa possam conhecer o trabalho que estamos realizando nestes tempos de ensino remoto emergencial. São experiências que, ao serem compartilhadas, podem vir a inspirar ou mesmo ajudar outras instituições/pessoas que estejam na mesma situação".

Segundo o relato, "esta experiência proporcionou uma aproximação entre os docentes, representando um espaço de estudo e alento. Os encontros virtuais foram essenciais, pois contribuíram para amenizar as angústias, ansiedades, dúvidas e inseguranças. Os diálogos foram importantes para compartilhar experiências, conversar sobre os conteúdos, ferramentas digitais, metodologias aplicadas, engajamento dos estudantes, pontos positivos e negativos, entre outros. A escuta atenta para colher informações, questionar e tirar dúvidas contribuiu para darmos continuidade ao ensino remoto e buscar alternativas para reduzir os impactos negativos no processo de aprendizagem".

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: 3º Caderno de Relatos de Experiências do IFSULDEMINAS.

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