Página inicial > Notícias > Servidores publicam e-book sobre práticas docentes durante a pandemia

Servidores publicam e-book sobre práticas docentes durante a pandemia

Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 11h43 | Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 08h39

Foi publicado, no dia 23/08/2021, o e-book colaborativo “Relatos de Práticas Docentes: Ensino Remoto Emergencial em Tempos de Pandemia de Covid-19”.

O trabalho contém 28 relatos, de diversas áreas: gestão escolar, inclusão escolar, geografia, matemática, química, biologia, informática, arte, educação física, agricultura e pecuária, enfermagem e saúde, medicina veterinária, pedagogia e estágios.

Este e-book faz parte das ações do Programa de Formação Continuada na Prática Docente, criado pela Gestão do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho em setembro de 2018. Ele visa, de forma geral, à criação de oportunidades que promovam a formação continuada de docentes, técnicos-administrativos e colaboradores, principalmente aqueles ligados ao ensino.

O e-book, criado de forma colaborativa, e organizado por áreas, também é uma ação integrante do 1º Workshop de Práticas Docentes, que teve como objetivo criar um espaço para compartilhar saberes e experiências vividas durante o ensino remoto emergencial devido à pandemia de COVID-19, e, ao mesmo tempo, servir como um aprimoramento para a prática docente, a fim de contribuir com a qualidade do ensino ofertado no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

De acordo com o professor Renato Aparecido de Souza, no prefácio do e-book, “a leitura das experiências educacionais registradas neste e-book nos revela quão criativos, comprometidos e acima de tudo quão entusiasmados os professores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho têm sido para continuar garantindo a entrega de uma formação de qualidade aos nossos estudantes. Uma verdadeira dose de estímulo para o pensar fora da caixa, reinventar nossas práticas pedagógicas e, dessa maneira, superar em associação com o uso de tecnologias virtuais o drama causado por esta pandemia que nos impediu de praticar nosso ofício de maneira presencial.”

Para a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que organizou o e-book e o workshop, o e-book é um símbolo dos desafios enfrentados pelo campus Muzambinho, no ano de 2020, em frente à pandemia de Covid-19, e das soluções pedagógicas encontradas pelos docentes e equipe de apoio para manter o engajamento, o vínculo escola-estudante  e a aprendizagem dos estudantes. De forma geral, a essência de todos os relatos passa pela empatia, uso de estratégias ativas, tecnologias como apoio, reflexão sobre a prática pedagógica, novas formas de ensinar e aprender. Bem como a colaboração entre colegas professores, equipes de apoio ao ensino e assistência ao educando, mediadores/monitores virtuais e a equipe gestora.

O e-book está disponível e catalogado na biblioteca virtual do campus, para acesso público.

Para acessar o E-BOOK, CLIQUE AQUI.

Ou então, basta acessar o site do campus Muzambinho, portal do servidor ou portal do aluno, buscar por Biblioteca Virtual (no menu à esquerda). Daí basta ir em "Clique aqui para acessar o sistema da biblioteca". Em pesquisa, colocar "Relatos de práticas" e clicar em pesquisar. Basta clicar no ícone de "PDF" para ler o e-book.

Como referenciar o e-book e os relatos?

1- Quando a citação é feita por partes, ou seja, por capítulo/relato. A entrada é feita pelos autores do relato. O título da parte que está sendo usada. O título do capítulo/relato.  Em seguida utiliza-se a expressão In: que indica que esta parte está dentro de uma publicação. Os autores ou organizadores da publicação. Edição (não usa-se a 1º ed.). Local. Cidade, data. páginas.

Exemplo:

SILVA, Grasiane Cristina da; KAWASHITA, Ieda Mayumi; NOCCIOLI, Giovanna Maria Abrantes Carvas.  Inclusão escolar. Ações inclusivas no ensino remoto emergencial: o caso de uma estudante do ensino médio integrado. In:  FASSBINDER, Aracele Garcia de Oliveira (org.). Relatos de práticas docentes: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de COVID-19. Muzambinho: IFSULDEMINAS, 2021. p. 26-28. Disponível em: https://admin-pergamum.ifsuldeminas.edu.br/pergamumweb/vinculos/00005a/00005a15.pdf Acesso em: 12 ago.2021.

2. Quando a citação é feita no todo da publicação. A entrada é feita pelo organizador. O título da publicação.  Edição (não usa-se a 1º ed.). Local. Cidade, data. páginas.

registrado em: