Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Conheça o Jovem de MG apontado por Isaquias Queiroz como o futuro da canoagem
Início do conteúdo da página

Conheça o Jovem de MG apontado por Isaquias Queiroz como o futuro da canoagem

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 10h56 | Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 12h04

PHOTO 2021 08 15 20 46 14 1Já imaginou receber um elogio do seu ídolo? E ser apontado como o próximo sucesso de uma modalidade esportiva pelo atual medalhista de ouro das Olimpíadas?

Essa foi a alegria do atleta Muzambinhense, Gabriel Lima Martins, que foi indicado pelo medalhista Olímpico Isaquias Queiroz como o próximo sucesso da canoagem. Gabriel foi um dos jovens que viu no Centro de Canoagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho a oportunidade de se especializar em um esporte diferente e atualmente tem visto seus esforços serem recompensados.

E essa citação ainda ganhou mais força depois dos brasileiros dominarem as águas de Tóquio nas Olimpíadas. Ao todo, foram quatro medalhas de ouro nas águas japonesas com Isaquias Queiroz, que conquistou a medalha de ouro na categoria C1 1000m da canoagem velocidade, Ítalo Ferreira que ganhou o ouro no Surfe Masculino, Ana Marcela Cunha que conquistou a medalha de ouro na prova dos 10 quilômetros da maratona aquática e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze que conquistou o bicampeonato olímpico da classe 49er FX da vela.

Tais conquistas deram muito orgulho aos brasileiros e garantiram a admiração dos jovens que têm esses atletas como ídolos. Gabriel citou que suas fontes de inspiração são os atletas Isaquias Queiroz e Erlon Souza e que ficou muito grato por ter sido indicado como um atleta em potencial para ser o próximo sucesso da canoagem.

Segundo o atleta, ser citado por Isaquias serviu como incentivo pra treinar cada vez mais.

PHOTO 2021 08 15 20 46 13O Muzambinhense fazendo história 

Gabriel iniciou na canoagem por curiosidade, incentivo dos amigos e se dedicou aos treinos com o apoio dos professores Thales Bianchi, Carolina Mara Batista e vários outros que passaram pelo projeto de canoagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Todo esse trabalho rendeu 5 medalhas em Copas Brasil, a 4° colocação no Campeonato Brasileiro e um convite da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa para os treinos da seleção de base que visam preparar os atletas dos próximos dois ciclos olímpicos 2024 e 2028.

Na ocasião do convite para a seleção, o atleta ressaltou que estava se preparando para os novos desafios de sua carreira e que pretendia se dedicar cada vez mais. Gabriel lembrou ainda dos colegas que desistiram do esporte e perderam grandes oportunidades de destaque. Ele citou também que o esporte é um caminho que exige disciplina, que é uma ótima forma para que os jovens evitem caminhos errados e se dediquem a algo que realmente vai lhes trazer conquistas na vida.

PHOTO 2021 08 15 20 46 16 1Rotina de atleta

E o dia a dia de um atleta de alto rendimento não é nada fácil. Atualmente, Gabriel treina de manhã e a tarde revezando entre exercícios práticos da canoagem e atividades físicas variadas. Segungo Gabriel, sua rotina inclui treinos de manhã na água, seguidos de corrida, pausa para descanso e retorno a tarde para mais atividades práticas na água, finalizando o dia com exercícios de musculação na academia.

E toda essa dedicação tem rendido frutos ao jovem atleta que tem sido cada vez mais reconhecido em sua posição na Equipe Nacional Permanente – ENP de Canoagem Velocidade.

Atualmente, Gabriel está se preparando para o Campeonato Brasileiro (que ocorrerá em setembro) e para possíveis campeonatos internacionais no fim do ano.

PHOTO 2021 08 15 20 46 16Apoio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Desde seu início em 2012, o Centro de Canoagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho tem apresentado esse esporte Olímpico para jovens da cidade e da região. E os atletas tem colecionado medalhas e reconhecimentos em campeonatos nacionais e internacionais.

Hoje Gabriel treina na cidade de Capitólio - MG, na infraestrutura da seleção de base. Mas, segundo o atleta, em seu início na canoagem ele contou o apoio do Instituto oferecendo, além da infraestrutura do Programa de Canoagem, o custeio de transporte, alimentação e estadia durante as competições.

Além desses auxílios, os atletas do programa ainda tem disponível toda infraestrutura do Centro de Canoagem e do Campus com: um Laboratório para avaliações físicas e biomecâmicas (cedido em comodado pela Confederação Brasileira de Canoagem – CBC), um caiaque e uma canoa (ergômetros) e simuladores de remada.

O Campus Muzambinho foi um dos beneficiados do programa de desenvolvimento 2024 para os Jogos Olímpicos em Paris, na França. O programa tem como objetivo investir nos centros de treinamento para contribuir com o preparo dos atletas para os jogos.

Barcos novos 23            Laboratório com anália de VO2 na Maria Laura 5

O Campus já recebeu do programa 2 kits com 24 barcos de fibra de vidro, sendo 3 Canoas C1, 3 Caiaques K1, 3 Canoas mini C1 e 3 Caiaques mini K1 (barcos de iniciação). Os kits vieram acompanhados de 12 remos e suporte técnico para estimular o desenvolvimento da canoagem.

TEXTO: ASCOM - Campus Muzambinho

IMAGENS: ASCOM - Campus Muzambinho

Arquivo pessoal do atleta Gabriel Lima Martins

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página