Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto Pedagogia Antenada debate assuntos pedagógicos da atualidade
Início do conteúdo da página

Projeto Pedagogia Antenada debate assuntos pedagógicos da atualidade

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 09h37 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 13h49

MARIA APARECIDA LUCIO MENDES O curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promove mensalmente o Projeto Pedagogia Antenada. Trata-se de lives com palestras que abordam reflexões sobre questões que estão pulsantes na sociedade. Até o momento foram realizadas duas edições, a primeira com o tema: “Metodologias Ativas e suas Interlocuções na Educação Básica”, ministrada pelo professor Sidney Pires Martins e a segunda trabalhou a temática “Violência contra mulher: uma abordagem com educadores”, ministrada pela professora Larissa Sales M. Baquião, docente do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. 

A coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, professora Maria Aparecida Lúcio Mendes, contou que o projeto surgiu a partir de uma reunião realizada com os alunos. Ela disse que é um grande curso realizado pelo Campus Muzambinho, conta com turmas em três polos (Inconfidentes, Machado e Muzambinho) e com corpo discente diversificado. “Nós temos estudantes que acabaram de concluir o Ensino Médio, temos outros que concluíram há muitos anos e também aqueles que possuem mestrado e doutorado.” O Projeto Pedagogia Antenada busca contemplar as diversas transformações que a educação tem passado, de modo que seja possível proporcionar uma formação atualizada e integral para os futuros educadores. Larissa Sales M. Baquião

A palestra ministrada pela professora Larissa abordou a Lei de nº 14.164, de 10 de junho de 2021, que trata da inclusão de conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica. A Lei também institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. O Pedagogia Antenada é um projeto que proporciona um momento pedagógico de discussão, interação e reflexão sobre temas atuais, assim como a Lei em questão, e também permite a interlocução entre estudantes, sociedade e profissionais já formados. A professora Larissa acredita que o projeto é um momento para a construção, desconstrução e reconstrução de variados assuntos. “O curso de Pedagogia EaD preza por formar profissionais capacitados para atuar com competência técnica e também para realizar intervenções necessárias na comunidade em que estão inseridos. Por isto a necessidade de constante atualização.”

 at 09.39.15O aluno do 8º período de Licenciatura em Pedagogia EaD, Bernardo Gonçalves, reside em Areado e estuda no Polo Muzambinho. Ele aponta que o Projeto é de suma importância para formação acadêmica do estudante, trata de temas pertinentes e atuais. “Amplia meu campo de percepção, sabedoria e felicidade, além de mostrar que mesmo os temas mais complexos, podem ser trabalhados em sala de aula.” Bernardo salienta que espera que temas socioemocionais, socioculturais e socioeconômicos sejam abordados nas palestras do Projeto Pedagogia Antenada. 

Texto e arte: ASCOM - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Fotos: Acervo dos entrevistados

 at 11.36.59 1

Fim do conteúdo da página