Página inicial > Notícias > Participação em olimpíadas científicas amplia oportunidades acadêmicas

Participação em olimpíadas científicas amplia oportunidades acadêmicas

Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 16h19 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 16h28

DSC 0173As olimpíadas científicas abrangem temáticas específicas em diversas áreas do conhecimento, tais como: matemática, biologia, história, agropecuária, informática, entre outras. Os alunos que participam podem, inclusive, concorrer a vagas olímpicas para ingresso nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Superiores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O professor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Renato Machado Pereira, participou da equipe de trabalho que escreveu a resolução do Processo Seletivo em que as vagas olímpicas foram incluídas na instituição. Ele também é um dos idealizadores da OMIF - Olimpíada de Matemática das Instituições Federais e entusiasta das vagas olímpicas. “Os estudantes que conseguem entrar no Instituto através das vagas olímpicas são muito especiais e com certeza se destacarão. Eles trazem um interesse pelo conhecimento e uma experiência de vida acadêmica muito diferenciada.” - declara.

O professor considera as olimpíadas científicas como uma interessante estratégia pedagógica e acredita que podem ser utilizadas como motivação para o estudo de um determinado componente curricular. “Elas [olimpíadas científicas] possuem a característica de competição que exige dos estudantes: compromisso de estudo, controle psicológico, persistência para ficar horas fazendo uma prova e compreensão para receber o resultado.” Renato Machado Pereira

O docente do Campus Muzambinho explica que existe uma série de vantagens e oportunidades para o estudante que decide participar de uma olimpíada científica. O primeiro ponto, de acordo com Renato, é experimentar uma forma diferente de enxergar um determinado componente curricular. O aluno também pode conhecer as dependências de Universidades e Institutos, pois algumas etapas são realizadas nas sedes organizadoras e oportunizam a participação em campeonatos e feiras internacionais.

Os participantes podem obter bolsas científicas, tanto de nível médio, como de nível superior e até de pós-graduação. “As olimpíadas científicas ganharam espaço dentro dos processos seletivos da Universidade e Institutos através das vagas olímpicas, que se tornaram mais um grande estímulo para participação e alternativa para concorrer a uma vaga nas Universidades e Institutos.”

Renato acredita que, para incentivar os alunos a participarem das olimpíadas científicas, é preciso que as opções sejam apresentadas aos discentes para que possam ter conhecimento sobre as opções. Ele aponta também a importância de se criar projetos de ensino que desenvolvam atividades de preparação para os estudantes. E, por fim, uma cerimônia de premiação para valorizar os premiados e aproveitar o momento para exaltar o papel das olimpíadas na formação acadêmica do estudante. No próximo dia 23 de agosto, às 14h, acontecerá a cerimônia on-line de premiação dos estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho que participaram de olimpíadas científicas. O evento abrirá as atividades da Semana do Estudante.

IMG 20210625 WA0190Sabrina Stéfani da Silva, estudante do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, tem apenas 16 anos e começou a participar de olimpíadas científicas em 2021. A jovem chegou à segunda fase da OMU (Olimpíada de Matemática da Unicamp) e também participou da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Para ela, o interesse em participar de olimpíadas científicas surgiu justamente da possibilidade de ter “novas portas abertas”, aprofundar o conhecimento em áreas de seu interesse, conhecer novos lugares e pessoas, auxílio na preparação para o vestibular, enriquecimento no currículo e, inclusive, a possibilidade de ingresso em faculdades. “A participação nas competições fez toda a diferença nas minhas escolhas acadêmicas, ajudou a desenvolver melhor meu raciocínio, colaborou para ampliação e aplicação de conhecimento e acréscimo de experiências.” - explica.

O estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Guilherme Gobbo de Castro, com apenas 16 anos de idade já, ganhou oito prêmios, entre eles medalhas e menção honrosa. Guilherme conta que tinha dificuldade com a disciplina de Matemática e durante a preparação para ingresso no IFSULDEMINAS fez amizade com algumas pessoas. “No decorrer do meu ano de preparação fiz grandes amizades que me ‘acolheram’ e me ajudaram a entender mais e mais sobre o assunto, daí surgiu minha paixão por matemática.” - explica. foto

Para Guilherme as olimpíadas contribuíram para o seu desenvolvimento acadêmico, na ampliação de seu conhecimento e foco nos seus objetivos. Ele explica que a participação vai além de uma simples premiação material. “Elas conseguem propiciar uma nova visão para vida acadêmica, despertar novas ideias de vida, conhecimentos, amizades, etc”. Guilherme valoriza as amizades que fez ao longo das olimpíadas, ele defende a ideia de que novos conhecimentos e amizades certas caminham juntos. “As premiações me proporcionaram o contato direto com pessoas incríveis que sempre me motivam a continuar nessa jornada, sejam professores, medalhistas olímpicos ou amigos pessoais.”

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM e cedidas pelos entrevistados