Página inicial > Notícias > Aluna do Campus Muzambinho é destaque em desafio nacional

Aluna do Campus Muzambinho é destaque em desafio nacional

Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 07h27 | Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 14h08

IMG 20210719 165047 070 01A discente do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - Francieli Chagas da Silva, conquistou o terceiro lugar no “Desafio Work&Play Satis”. A terceira edição da competição, realizada em julho de 2021, contou com a inscrição de 262 trabalhos de estudantes do Brasil. A competição on-line é voltada para graduandos dos cursos de Agronomia e Engenharia Agronômica e teve como tema: “Quais são as possíveis alternativas de compostos promotores de crescimento e metabólitos no desenvolvimento cafeeiro?”

Francieli é aluna do Campus Muzambinho desde o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e atualmente cursa Engenharia Agronômica. Ela explica que procurou o professor Felipe Campos Figueiredo, seu orientador do Trabalho de Conclusão de Curso, ocasião em que foi incentivada a levar adiante a ideia do projeto. A jovem foi premiada com a proposta de um produto à base de microrganismos do gênero Trichoderma spp., visando à solubilização de fosfato, devido às altas taxas de fixação de fósforo no solo, principalmente argilosos. O desafio foi focado em soluções para a promoção do crescimento do cafeeiro.

foto1

De acordo com o orientador do Trabalho de Conclusão de Curso de Francieli, o professor Felipe, ela “é uma aluna muito dedicada e possui uma capacidade de aprendizado muito boa. É uma menina que se empenha bastante para fazer as coisas bem-feitas. Ela tem um potencial muito grande.”

Para o professor, Francieli se dedicou muito durante todo o curso e esse empenho também foi observado durante a fase de conclusão. “Ela foi minha orientada de TCC e tirou nota máxima. E não apenas no TCC, mas na vida acadêmica toda, ela sempre foi muito compromissada com o curso. Então ela terá um futuro profissional muito bom.”

Francieli enfatizou que as aulas das disciplinas ligadas à cafeicultura e os trabalhos desenvolvidos na área da fertilidade do solo e nutrição das plantas permitiram alinhar o conhecimento e aplicá-lo na resolução do problema. “E ter ficado em terceiro lugar no desafio foi algo bastante gratificante, principalmente pelo fato de estar finalizando a graduação em Engenharia Agronômica, o que particularmente mostra um retorno bastante positivo de todos os esforços empregados durante os anos de estudos no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, desde o Técnico em Agropecuária até a graduação.”

A estudante explica que a terceira colocação no desafio, além de compor seu currículo, possibilitará futuramente conhecer a empresa responsável pelo “Desafio Work&Play Satis” e realizar estágio na mesma.

CONFIRA A LISTA DOS DEZ PRIMEIROS COLOCADOS:

Amanda Martins Lima - UNA - Pouso Alegre – (Centro Universitário UNA)
Alberto Bittencourt – UFLA (Universidade Federal de Lavras);
Francieli Chagas da Silva – IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Maria Guiomar – UFS (Universidade Federal de Sergipe)
Mauricio G. Dall’ Agnol – IFRS (Instituto Federal do RS)
Dayanna do Nascimento – IFM (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul)