Página inicial > Notícias > Alunos de Tecnologia em Cafeicultura têm trabalhos divulgados em publicações científicas

Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 15h37 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 15h54

Os concluintes do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - têm realizado publicações de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em revistas científicas e livros. O protagonismo estudantil proporciona a entrega de pesquisas com relevante mérito acadêmico sobre a Cultura Cafeeira. A atuação consolida a missão institucional de "Promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais.”

Screenshot 20210708 132212Mayra Aparecida da Silva, Tecnóloga em Cafeicultura pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, foi uma das discentes da Instituição que teve seu TCC publicado no Brazilian Journal of Development, em abril de 2021. A jovem de apenas 23 anos desenvolveu uma pesquisa intitulada“ Dispersão do ruído gerado por um conjunto tratorizado cafeeiro em condição estática: Estudo de Caso entre diferentes posições e distâncias."

A Tecnóloga em Cafeicultura explica que realizou o trabalho para concluir seu curso no Campus Muzambinho e que o intuito é “avaliar a dispersão do ruído gerado por um conjunto tratorizado Trator/Pulverizador em diferentes posições e distâncias, em uma lavoura cafeeira, operando de forma estática.” - esclarece.

O docente do Curso de Tecnologia em Cafeicultura, Geraldo Gomes de Oliveira Junior, enfatiza a importância do protagonismo estudantil e explica que como professor/orientador o seu papel é somente de apontar caminhos a seguir. “Os estudantes que oriento têm realizado trabalhos com enfoques principais em duas áreas. A primeira referente às questões de saúde e segurança no processo produtivo do cafeeiro e a segunda com enfoque na cafeicultura de baixo carbono.”

Geraldo destacou ainda a iniciativa dos discentes desde o início do trabalho, quando manifestaram o desejo de realizar projetos de pesquisa nessas áreas temáticas. “Eles se apropriam das informações e orientações, demonstram interesse em contribuir para o desenvolvimento de uma cafeicultura que intensifica as boas práticas de produção, integrando produtividade, responsabilidade socioambiental e qualidade.”

20200906 122834 1

Outro trabalho de destaque realizado no âmbito do Curso de Tecnologia em Cafeicultura é de Beatriz Regina de Oliveira Anderson. A recém-formada no Campus Muzambinho teve seu TCC publicado em “Engenharia Agronômica – Ambientes Agrícolas e seus campos de atuação”, no ano de 2021. Na época, a então estudante Beatriz, desenvolveu um estudo de caso com o título de “Estimativa da Emissão de Carbono Equivalente a partir do uso de Fertilizantes Nitrogenados na Cafeicultura.” Ela explica que a publicação enriqueceu o seu currículo e que contou com apoio dos professores e orientadores no desenvolvimento do estudo para qualificá-lo para publicação.

O professor Geraldo explica que os trabalhos passam por uma análise a fim de identificar o mérito acadêmico, e diversos professores e técnicos administrativos fazem suas contribuições. Além disso, é feita uma análise de periódicos e editoras que possam ter interesse naquelas publicações. “Em seguida, fazemos as submissões aos periódicos de acordo com as diretrizes para autores. Os últimos trabalhos foram publicados na editora Atena ISBN 93243 como capítulos de livros e revista Brazilian Journal of Development ISSN: 2525-8761, Qualis Capes B2." - complementa Geraldo.

Texto: ASCOM
Fotos cedidas por Mayra Aparecida da Silva e Beatriz Regina de Oliveira Anderson