Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudante do Campus conquista 3 premiações na Feira Brasileira de Jovens Cientistas
Início do conteúdo da página

Estudante do Campus conquista 3 premiações na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 18h46 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h04

PHOTO 2021 06 28 16 07 18Neste domingo, 27/06, foi realizada a cerimônia de premiação da Feira Brasileira de Jovens Cientistas e a pesquisa do aluno do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Yuri Donizete Claudino de Faria Santos, conquistou várias premiações.

Yuri foi agraciado com o Prêmio Alura de Tecnologia, com o prêmio Impactando o futuro da Inteli e com a 3ª colocação na categoria Ciências Exatas e da Terra.

PHOTO 2021 06 28 16 07 19A pesquisa sugere uma maneira de garantir maior acurácia na produção alimentar dos restaurantes universitários, através de uma comparação entre o método de previsão humana e o computacional com tecnologias como Machine Learning.

 O estudante e seus orientadores, Diego Saqui e Paulo César dos Santos, notaram que em vários restaurantes universitários ocorre sobra de alimentos que, segundo os autores, ocasiona "um bom montante de desperdício no final do mês e do ano. Isso acontece porque há uma previsão não tão precisa de quantos estudantes o restaurante irá receber, com isso, normalmente é produzido mais do que o necessário. Com esse problema levantado, o objetivo do projeto foi tentar realizar previsões melhores por meio de recursos computacionais, que poderiam melhorar a precisão e diminuir o desperdício".

PHOTO 2021 06 28 16 07 20

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas

A FBJC é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual. Na ocasião foram promovidas palestras, workshops e uma maratona de inovação. E os estudantes ainda puderam concorrer a vários prêmios e credenciais para eventos no Brasil e exterior.

O evento tem como objetivo estimular a produção científica no país e o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.

Mais informações sobre a feira podem ser obtidas aqui: https://fbjc.com.br/

Premiações e publicações

Com o apoio dos professores o estudante não apenas foi agraciado com as três premiações da FBJC, como também conseguiu publicar artigos em revistas e eventos acadêmicos.

Segundo o aluno, essas conquistas representam muito em sua trajetória acadêmica. "Não só essa vitória na FBJC, mas também a publicação no SBSI, representam a evolução que eu tive desde que entrei no Instituto. No começo do primeiro ano eu não tinha nenhum conhecimento sobre como escrever projetos de pesquisa e nunca tive a oportunidade de participar de uma feira científica. Mas depois que tive contato com os meus orientadores, consegui não só participar de feiras e eventos, mas também melhorar a minha escrita científica, evoluir meus conhecimentos sobre assuntos em computação, como desenvolvimento de software e inteligência artificial, e ter uma visão mais ampla sobre como funciona o meio científico".

Yuri ainda conseguiu classificar sua iniciativa entre os artigos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

Mais informações sobre essa conquista: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/3361-pesquisa-sobre-desperdicio-de-alimentos-esta-entre-as-finalistas-da-febrace

A importância do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão

O estudante destacou que estudar no IFSULDEMINAS foi um fator importante para essa conquista. "Já nos primeiros meses no Instituto, consegui ter acesso a professores com um grande conhecimento técnico e acadêmico que me incentivaram e me ajudaram a realizar as pesquisas, entrar nos editais de bolsas de iniciações científicas, revisar os artigos que eu enviei para publicação, apoiaram o envio do projeto para as feiras científicas e etc. Além da Feira Brasileira de Jovens Cientistas, no começo de Junho também publiquei um artigo do projeto no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que é um evento científico de Qualis A4, onde a maioria dos autores são mestrandos, doutorandos e doutores".

O professor e orientador, Paulo César dos Santos, ressaltou que "a premiação na FBJC foi uma grande conquista, fruto da dedicação exemplar do discente Yuri. Estamos muito felizes com os resultados que obtivemos nos projetos que conduzimos com ele. É de grande importância a inserção dos alunos no campo das pesquisas científicas. Com certeza essas iniciativas vão motivar cada vez mais discentes e docentes participarem nos eventos científicos".

Sobre a conquista e dedicação do seu aluno, o professor e orientador Diego Saqui disse que "é muito motivador ver quando um aluno nosso se disponibiliza e nos procura para participar desse tipo de evento, segue nossas orientações e da o melhor na feira trazendo excelentes resultados. Eu posso dizer que, mesmo ele sendo tão jovem, eu vi o crescimento do Yuri como cientista, vi ele tentar, desde feiras cientificas do ensino médio até conseguir a publicação de trabalhos que eu só fui fazer no mestrado (em eventos com qualis da capes). Acho que esse é um exemplo de ação que nos motiva a ser professor e também a fazer pesquisa em conjunto com alunos".

Ainda segundo Yuri, "Sem a ajuda dos meus orientadores, Diego Saqui e Paulo César dos Santos, seria muito difícil escrever um artigo que conseguisse ser aceito no evento. Além disso, o IFSULDEMINAS contribuiu com os custos de publicação do artigo no evento. O Instituto também conseguiu me oferecer outras ferramentas que me ajudaram bastante na hora de participar das feiras científicas, como a oportunidade de publicar três artigos na Jornada Científica do IFSULDEMINAS, antes mesmo de me inscrever nas feiras, dar monitoria de programação para outras turmas do campus, participar de projetos de extensão e de olimpíadas de programação".

Evolução da pesquisa científica

Certo de que o desperdício de comida é um problema mundial, que agrava o cenário de quase 690 milhões de pessoas que passaram fome em 2019 (segundo a última edição do relatório “O Estado da Insegurança Alimentar e Nutricional no Mundo”(publicado em julho de 2020)), Yuri disse que pretende passar sua pesquisa para que outros alunos também possam contribuir com sua evolução. "Estou realizando mais alguns testes com os dados obtidos, para publicar um novo artigo científico na 13ª Jornada do IFSULDEMINAS. E depois outro aluno de graduação irá assumir uma versão nova projeto, gerada a partir do atual, buscando tentar melhorar ainda mais a performance da inteligência artificial".

O estudante ressaltou ainda que pretende continuar participando de feiras e demais eventos científicos como congressos e simpósios. Mas disse que, além de participar de tais competições, também quer "incentivar a participação de outros alunos nessas competições. Atualmente eu estou ajudando outros estudantes que se interessaram em iniciação científica a participar dessas competições, para tentar aumentar o número de alunos do campus que participam dessas feiras".

Fim do conteúdo da página