Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho atinge a marca de mais de 3400 alunos em seus cursos FIC

Campus Muzambinho atinge a marca de mais de 3400 alunos em seus cursos FIC

Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 14h21 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h35

cursos 2Com as últimas ofertas de cursos on-line de Formação Inicial Continuada no 1º semestre de 2021, o Campus Muzambinho atingiu a marca de mais de 3400 alunos correntes nessa modalidade de ensino.

Segundo o Diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, “nos últimos 3 anos, temos tido uma média de 3000 vagas/ano e em 2021 com novas iniciativas e parcerias pretendemos ultrapassar a casa das 4000 vagas. Ou seja, capacitaremos mais de 4000 mil pessoas que poderão incrementar a renda de suas famílias por meio deste tipo de qualificação e certificação”.

Durante a pandemia da COVID-19, a oferta de cursos on-line teve sua demanda ampliada devido à necessidade de isolamento social. Neste cenário, cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC tiveram aumento significativo em sua demanda.

2 Guarita 0270Atualmente, somente no Campus Muzambinho, estão sendo realizados 6 cursos FIC, com um total de 3472 vagas. São eles: Introdução à ventosaterapia chinesa; Estatística aplicada à pesquisa; Exercício físico e Covid-19: um panorama de suas relações fisiológicas; Educação para o trânsito (em parceria com a Polícia Rodoviária); Espanhol – conversação – Nível Básico e Língua brasileira de sinais – Introdução à Libras (organizados pelo Centro de Ensino de Línguas - CELIN)

A procura por cursos FIC e as novas ofertas do 2º semestre

Alguns dos cursos em oferta atual, como o de Estatística aplicada à pesquisa, tiveram uma demanda tão expressiva que levaram os organizadores a aumentarem o número de vagas disponíveis em 500%.

Outro curso com grande número de inscritos foi o de Língua brasileira de sinais – Introdução à Libras. Demonstrando o alto nível de interesse dos estudantes em utilizarem essa oportunidade on-line para aprenderem a língua visual-gestual utilizada por surdos ou deficientes auditivos.

Para a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, “o interesse dos servidores em ofertar um FIC, sejam eles TAEs ou Docentes, tem aumentado. Diversos cursos com temas muito atuais e de interesse da comunidade foram ou estão sendo ofertados”.

Ainda de acordo com a diretora, outros cursos já estão planejados para o 2º semestre de 2021, tais como Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados e Ensino Híbrido.

Segundo o Coordenador de Extensão do Campus, professor Daniel Chiaradia Oliveira, “no contexto da pandemia, os cursos FIC têm se destacado ainda mais, pois passaram a ser uma alternativa viável para a formação complementar das pessoas, principalmente devido às adaptações necessárias durante o período de quarentena, em que todas as atividades de ensino estão sendo realizadas à distância. Nós do Campus Muzambinho somos gratos por, através dos cursos FIC, podermos fortalecer a nossa missão institucional”.

O que são os cursos FIC?

Os cursos FIC tem como função principal capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho, ensinando novas competências e atualizando os saberes com foco no desempenho de uma atividade específica.

Tais cursos de curta de duração estão previstos no art. 39 da Lei 9.394/1996, normatizados pelo Decreto 5.154/2004 e, no âmbito do IFSULDEMINAS, normatizados pela resolução 69/2020.

Segundo o Diretor-geral, Renato Souza, “os cursos de Formação Inicial e Continuada tem a finalidade de capacitar ou atualizar o estudante possibilitando a entrada ou retorno ao mundo do trabalho de maneira mais rápida. Essa modalidade de ensino tem como característica principal a flexibilização em suas programações de conteúdo atendendo às demandas cada vez mais exigentes do mundo do trabalho. No Campus Muzambinho, as ofertas desses cursos são destinadas a pessoas com escolaridade variável, além de acontecer em um curto espaço de tempo o que permite mais rapidamente a aplicação dos conhecimentos adquiridos”.

Para a DDE, Aracele Fassbinder, “a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada está alinhada com a missão do IFSULDEMINAS, de “Promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando a indissociabilidade entre o Ensino, Pesquisa e Extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do sul de Minas Gerais".

Ainda segundo o Coordenador de Extensão, professor Daniel Chiaradia, esses cursos “integram os diferentes níveis e modalidades de educação e dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. São considerados complementares à educação básica e objetivam atender as demandas específicas do mercado de trabalho e/ ou aos arranjos produtivos locais. Funcionam de forma assistemática e apresentam uma grande flexibilidade em termos de duração e pré-requisitos, ou seja, podem não ter exigência de conhecimento prévio ou até exigir formação superior dependendo da área proposta”.

TEXTO E IMAGENS: ASCOM - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

registrado em: