Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso Técnico em Enfermagem cria redes sociais para promoção de ações de saúde
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Enfermagem cria redes sociais para promoção de ações de saúde

Publicado: Sexta, 28 de Maio de 2021, 09h47 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 08h55

IMG 4832yCom a pandemia da COVID-19 e a suspensão das práticas em campo, surgiu a ideia de construção de mídias digitais para divulgação de infográficos, podcast e vídeos com temas voltados para educação e promoção em saúde.

Esse material está sendo criado na disciplina Projeto Integrador, que, segundo a professora organizadora, Natércia Taveira Carvalhaes Dias, "visa sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento do curso técnico em enfermagem, como também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais, desenvolvendo projetos integrados, organizados e estruturados entre as disciplinas e professores com aplicação prática na comunidade".

Ainda segundo a professora, na disciplina, "alunos e professores encontraram soluções e desafios colaborativos, incluindo a tecnologia como forma de explorar seus potencias, conhecimentos e reinventar o processo de ensino-aprendizagem pautados pela ciência e tecnologia, a fim de disseminar para a sociedade informações de promoção e educação em saúde, de forma segura, influenciando o comportamento, a forma de agir e pensar dos indivíduos". 

IMG 4833yAs criações dos alunos estão sendo disponibilizadas nas redes sociais do curso técnico em enfermagem e podem ser acessas através dos links:

O processo de criação

Para a construção das mídias digitais, alunos e professores do curso passaram até o momento por três capacitações com o apoio da equipe da ASCOM do Campus Muzambinho.

  • Visão Geral e dicas para criação de Folders, Podcast e Vídeos.
  • Construção de Infográfico - CANVA.
  • Podcast e Mídias digitais.

Segundo o aluno Cremilson Silva, que também é monitor voluntário da disciplina, "realizar ações voltadas a sociedade em um período tão crítico como o que vivemos é muito gratificante. Saber que através da disciplina Projeto Integrador, podemos contribuir mesmo que minimamente com a proteção e com a aprendizagem da comunidade, é muito incrível. Devido ao cenário pandêmico, estas ações estão sendo realizadas virtualmente, e a gratidão é imensa mesmo não estando em contato fisicamente com a comunidade, é bom saber que estamos devolvendo a população um pouco daquilo que adquirimos na Instituição".

Os alunos foram divididos em grupos junto a um professor orientador e um professor mediador responsável pela disciplina. Os eixos temáticos e os temas geradores para construção das mídias digitais foram:

1. Materno Infantil: O impacto da pandemia na gestação.
2. Promoção da Saúde: Saúde Mental em tempos de isolamento social.
3. Educação em Saúde: Práticas de educação em saúde para adolescentes em tempos de COVID-19.
4. Urgência e Emergência: Intoxicação exógena na infância: primeiros socorros e profilaxia.
5. Práticas em Enfermagem: Práticas seguras na administração de medicamentos via endovenosa.
6. Enfermagem Perioperatória: Cirurgias eletivas em tempos de COVID-19.

A professora Natércia ressalta ainda que "a disciplina projeto integrador, trouxe maior integração entre alunos e professores do curso técnico de enfermagem, possibilitou trocas de ideias, experiências, vivências e práticas profissionais entre todos os membros do curso. Nos fez reinventar a forma de agir e pensar enquanto docentes e alunos, nos tirando da zona de conforto do modelo tradicional de ensino- aprendizagem para um novo pensar em educação em saúde, através da construção de mídias digitais, com o uso de diversas ferramentas tecnológicas e redes sociais para disseminar informações de promoção a saúde, pautados no conhecimento e na ciência."


Aprenda mais sobre a construção de infográficos:
https://www.canva.com/pt_br/criar/infografico/

registrado em:
Fim do conteúdo da página