Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Muzambinho é selecionada para o Programa Jovens Embaixadores

Publicado: Sexta, 14 de Maio de 2021, 10h52 | Última atualização em Sexta, 14 de Maio de 2021, 11h46

10.47.01A estudante, Luisa Manoela Romão Salles, do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - é uma das jovens selecionadas para participar do Programa Jovens Embaixadores. Em 2021, o Programa contou com mais de 10 mil inscritos, e apenas 33 jovens foram selecionados em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos e conta, no Brasil, com a coordenação da Embaixada Americana. Entre os pré-requisitos para que um estudante se torne um Jovem Embaixador está a relação direta com o engajamento em ações de empreendedorismo que gerem impacto social na comunidade em que estão inseridos.

A jovem Luísa cursa Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e inscreveu-se no programa destacando seu projeto denominado “Guardiões da Educação”. Ela é a fundadora e diretora executiva do projeto social que foi lançado em maio de 2020 e já impactou, diretamente, cerca de 2 mil e 500 pessoas pelo Brasil.

De acordo com a estudante, o “Guardiões da Educação” visa democratizar o acesso à educação humanizada e de qualidade para estudantes de escolas públicas e de baixa renda de todo país. Uma das redes sociais do projeto conta com mais de 27 mil seguidores. Ela encara o Programa Jovens Embaixadores como uma oportunidade que vai além da escola, pois poderá melhorar o seu projeto social.

O Programa Jovens Embaixadores promove intercâmbio de três semanas para os Estados Unidos com os jovens selecionados. No entanto, em nota no site do programa, foi divulgado que em decorrência da pandemia de COVID-19, em 2021, as atividades ligadas ao programa serão realizadas de maneira virtual. Nos meses de julho e agosto, Luísa participará de atividades ligadas à liderança, cultura, comunicação, cidadania social, mudança social, entre outras, com jovens brasileiros e americanos.

Luisa é a segunda estudante do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho selecionada para o Programa Jovens Embaixadores. Gabriel Willian Duarte Constantino, participante do intercâmbio de 2020, foi quem apresentou o Programa à Luisa. O jovem concorreu com aproximadamente 20 mil estudantes brasileiros. Conheça um pouco mais sobre a conquista de Gabriel, também estudante do Campus Muzambinho, em uma matéria publicada no site do Campus.

Texto: ASCOM
Foto cedida por Luisa Manoela Romão Salles