Página inicial > Notícias > O Prédio Pedagógico H do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

O Prédio Pedagógico H do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Publicado: Segunda, 10 de Maio de 2021, 09h08 | Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 09h49

A construção do Prédio Pedagógico H, então denominado Prédio Pedagógico Central, teve início no ano de 1952, e sua inauguração aconteceu no ano de 1953, concomitante à inauguração da Escola Agrotécnica de Muzambinho. A solenidade contou com a presença do Presidente da República à época, Senhor Getúlio Vargas, além de outras importantes autoridades da época.

No decorrer do anos seguintes, o Prédio foi ampliado com a construção de dois novos espaços, o atual auditório e a Sala 01. A ação foi uma homenagem ao primeiro Diretor-Geral da Instituição, o Doutor Hercílio Vater Faria.

Com a reforma, o Prédio Pedagógico passou a ter o formato da letra “H”, motivo pelo qual ele é reconhecido ainda hoje como Prédio Pedagógico H. O nome oficial da estrutura, no entanto, é “Pavilhão Pedagógico Professor José Rossi”, sendo identificado também pelo PN32 (Prédio Número 32).

O Prédio Pedagógico H, no início da Escola Agrotécnica de Muzambinho, abrigava, nas salas 1 e 2, os alunos do 1º ano; as salas 4 e 5 eram destinadas aos estudantes do 2º ano, enquanto as salas 6 e 7 eram utilizadas pelos alunos do 3º ano. Já as salas 8 e 9 eram utilizadas na execução de aulas extras.

Ao longo dos anos, vários setores do Campus passaram pelo Prédio H. O Laboratório de Física, por exemplo, já foi abrigado pela atual sala 03; a Sala dos Professores, Orientação Educacional e SIE-C já foram localizadas onde hoje funciona a sala do CREA. A Biblioteca do Campus, por sua vez, era localizada no Prédio H.

O Prédio H carrega em sua história algumas curiosidades:

O atual Auditório era, inicialmente, o dormitório utilizado pelos alunos do 1º ano. As atuais salas de Professores e de Orientação Educacional eram o dormitório dos alunos do 2º ano. Os locais em que atualmente estão as salas dos Coordenadores de Cursos e de Multimídia era o dormitório dos estudantes do 3º ano. Os banheiros dos 1º, 2º e 3º anos ficam respectivamente nos espaços que hoje são ocupados pelos banheiros masculinos, banheiros femininos e sala de estoque de materiais acadêmicos.

Após a construção dos dormitórios próximos ao Setor de Tratamento de Água, estes espaços foram transformados em um “Salão Social”. Este é o motivo para que na lateral do Prédio H, nos fundos do atual banheiro masculino, haja uma antiga porta de saída.

Outra curiosidade: as salas do Diretor-Geral, Setor Financeiro, DAE, Secretaria Escolar e Sala dos Inspetores eram respectivamente nas salas que são ocupadas pelas seguintes diretorias e setores: DDE, Coordenadoria do Curso Técnico em Agropecuária, CGE, DEN e Pesquisa Institucional.

Ao ingressar na Escola Agrotécnica de Muzambinho, o estudante passava pela sala dos inspetores, cargos então ocupados pelos senhores Adolfo Vieira e João Vieira.

Na entrada principal do Prédio H havia uma escadaria com piso de granito e o calçamento até a rua era de ladrilhos de passeio antigo com vários patamares. Nas laterais do imponente Prédio Pedagógico H, atualmente se vê um jardim com grande diversidade de espécies de plantas, mas antigamente havia dois lagos com diversos peixes coloridos.

if noturna 1

Voltar ao site do Centro de Memórias