Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Muzambinho criam startup para preparação de alunos para olimpíadas científicas

Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 13h24 | Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 09h01

PHOTO 2021 04 21 15 04 55PHOTO 2021 04 21 15 21 01PHOTO 2021 04 22 12 55 41

Startup visa preparação de alunos para olimpíadas científicas de matemática, astronomia e informática

Com o nome de Numisma, que significa medalha em latim, a startup criada pelos alunos do Campus Luísa Manoela Romão Salles, Bhryan Stepenhen da Cruz e Julio Nunes Avelar visa preparar alunos de ensino médio para as principais olimpíadas científicas do país.

Além da conquista e do reconhecimento por vitórias em olimpíadas científicas, os estudantes medalhistas têm uma gama de outras possibilidades em seu futuro. Ao ganhar competições como essas, é possível garantir oportunidades em vagas olímpicas nas universidades públicas e particulares, oportunidades no exterior e bolsas de estudos.

A iniciativa da startup recebeu o primeiro lugar na 2ª corrida de startups do IFSULDEMINAS, recebendo um prêmio de R$10.000,00 (dez mil reais) para o desenvolvimento da ideia.

Trata-se de uma Plataforma preparatória para olimpíadas do conhecimento, que ofertará orientações por menos de 1 real por dia. Segundo uma das idealizadoras da startup, Luísa Salles, também serão ofertadas “bolsas para alunos de renda baixa porque a gente entende que tem alunos que não tem condições de pagar, mas que tem um grande potencial”.

Orientando vencedores

Sobre o desenvolvimento da startup, Luísa explicou que “Nós percebemos que muitos alunos de escolas públicas e particulares não tem acesso a uma preparação olímpica de qualidade, por mais que tenham interesse nessas competições. E além disso, a gente percebeu que os alunos, muitas vezes, se sentem desmotivados a aprender”.

Como incentivo para tais alunos ela destacou que “dentro de uma olimpíada você aprende por prazer e também porque você vai ganhar oportunidades como: vagas olímpicas nas universidades públicas principais como USP, UNICAMP, UNESP, UNIFEI; e você também consegue algumas vagas em universidades particulares; além de oportunidades no exterior a partir dessas medalhas; e bolsas que a OBMEP oferece, por exemplo”.

“Então percebemos que poderíamos resolver essa dor através da nossa empresa NUMISMA que prepara para Olimpíadas científicas de matemática, astronomia e informática. Nosso intuito é preparar para mais, mas por enquanto vamos focar nessas olimpíadas específicas”, citou a estudante.

A corrida de startups

O objetivo da Corrida de startups era o de escolher propostas inovadoras em fase embrionária, concebidas tanto por servidores como discentes da Instituição, com a finalidade de estimular a criatividade de futuros empreendedores.

Ao participarem da corrida de startups a equipe teve que submeter um modelo de negócios. Para isso, identificaram qual problema a startup resolveria, qual sua proposta de valor e qual a solução.

Segundo o aluno Bhryan, “a startup foi sendo desenvolvida conforme íamos nos encontros com a Alessanda, o Rubens e os demais participantes do evento”. Ele ainda citou que a etapa mais difícil da corrida foi a de “deixar ideias e conceitos que tínhamos em mente, quando tivemos a ideia de criar o Numisma”.

Segundo Luísa “a principal dificuldade no processo foi desenvolver o Canvas de negócios porque a gente não tinha quase nenhuma experiencia em relação a isso. Então durante as mentorias a gente quebrou bastante a cara porque o trabalho nunca ficava bom. Mas aí no final fomos aprovados em 1º lugar nacional e tiramos 93 de 100 pontos, juntando as duas fases.

A experiência vivida no Campus

Luísa ainda ressaltou que o Campus Muzambinho contribuiu muito no processo já que a escola incentiva o pensamento crítico dos estudantes. “Lá nós temos muitas oportunidades que nenhuma outra escola oferece. Por exemplo essa corrida de startups. No curso nós ainda temos a matéria de empreendedorismo e isso ajudou bastante e acabou ampliando a nossa visão sobre o mundo e sobre as nossas possibilidades enquanto jovens, enquanto estudante do ensino médio e isso é muito importante”.

Para Bhryan, estudar no Campus Muzambinho possibilitou que os três jovens se conhecessem e despertou neles o espírito empreendedor. Segundo ele, “essa conquista, me deu muita vontade de empreender, essa experiência foi algo incrível que abriu minha mente para um mundo novo cheio de possibilidades”

Para o estudante Julio, “essa vitória é uma conquista muito grande para minha trajetória, pois me proporcionou um aprendizado muito grande, além de incrementar meu currículo”.

O futuro da Numisma

Com o 1º lugar na corrida de startups, a equipe ganhou 10 mil reais de investimento inicial. Além disso, segundo Luísa, “já estamos fechando uma parceria com um investidor que estava na banca final. Então estamos levando muito a sério mesmo, queremos levar isso como meio de vida agora e no futuro”.

Luísa ainda declarou: “Eu sou uma amante assídua da educação. Então eu luto muito por essa causa, tenho um projeto social que chama Guardiões da Educação que tem impacto em nível nacional. E tenho lutado pela educação desde muito nova porque acredito que esse é o único meio que nós temos para melhorar a sociedade de alguma forma”.

registrado em: