Página inicial > Notícias > Receita Federal doa ao IFSULDEMINAS mais de 2 toneladas de vestuários apreendidos

Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 16h33 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 18h14

03

Um lote de apreensões de vestuários e tênis da Receita Federal foi disponibilizado ao IFSULDEMINAS para sua descaracterização e utilização em benefício da comunidade.

Dessa vez, foram entregues ao Campus  2.3 toneladas de roupas que poderão ser doadas (com a devida descaracterização), e permitirão a produção de máscaras de proteção contra a COVID-19, bem como garantir material para oficinas e cursos de corte e costura.

As peças são provenientes de apreensões de mercadorias sem o pagamento do imposto, realizadas pela fiscalização da Receita Federal. Para que essas peças possam ser reutilizadas, segundo a legislação, é necessária a descaracterização visual permanente dos produtos condenados.

A iniciativa tem como objetivo incentivar capacitações profissionais que visem à geração de emprego, trabalho e renda, auxiliando indivíduos e famílias carentes através de doações de vestuários, máscaras protetivas e outras peças produzidas a partir do material reaproveitado.  Atende-se assim às demandas da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Ação Social, Habitação e Trabalho, reduzindo impacto ambiental do descarte e favorecendo os aspectos econômicos das pessoas assistidas.

Essas roupas chegaram ao IFSULDEMINAS por intermédio de uma parceria com a Receita Federal que vem gerando resultados promissores na reutilização de diferentes materiais.

Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, “temos uma parceria muito efetiva com a Receita Federal, fortalecendo o valor público entre as instituições. Ações como essa nos enchem de orgulho por sabermos que vamos além do ensino, pesquisa e extensão, ampliando nossas ações sociais junto a sociedade”.

O Delegado da Receita Federal do Brasil no Sul de Minas, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro, também vê como produtiva essa união. Segundo ele "Essa parceria é de extrema importância pois transforma materiais contrabandeados em produtos benéficos à comunidade e ao meio ambiente. Além de sustentável é uma parceria que promove a solidariedade, que é um dos propósitos da Receita Federal."

O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, ainda citou como a parceria entre o Instituto e a Receita Federal vem gerando ótimos resultados. Já foram desenvolvidas ações como a da compostagem do tabaco, apreendido pela Receita, e a transformação em álcool em gel de bebidas alcoólicas adulteradas, realizadas pelos Campi de Inconfidentes e de Machado.

Parceria com o Município

10Para a descaracterização dessas roupas, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho uniu os poderes federal e municipal através de uma parceria com a Casa do Empreendedor e Desenvolvimento Social de Muzambinho - MG.

Ainda segundo o Diretor-geral Renato Souza, “junto às costureiras, faremos a descaracterização do material e depois teremos três destinos: produção de insumos para o enfrentamento da COVID-19, com a produção de máscaras e vestimentas para profissionais da saúde; destinação das roupas descaracterizadas, mas ainda de possível uso, para pessoas em vulnerabilidade social; e para oficinas e formações junto a nossa Diretoria de Desenvolvimento Educacional para cursos FIC de corte e costura”.

O prefeito Paulo Sérgio Magalhães ressaltou a importância do Campus Muzambinho como parceiro do município. “Uma ação dessa entre o Instituto, a Receita e a Prefeitura vai beneficiar muito a nossa população. Principalmente os mais carentes, com a fabricação de máscaras e com a destinação à instituições de caridade e às pessoas carentes, das camisetas após a retirada do logotipo. Então essa ação é fundamental para o município, especialmente para as pessoas que mais necessitam”.

Processo de Descaracterização

20Estima-se que a descaracterização de 300 unidades por dia. Atualmente, o projeto conta com o apoio de costureiras e ajudantes da Casa do Empreendedor.

Sueli Frutuoso, Diretora de Aprendizagem Comercial da Casa do Empreendedor e Desenvolvimento Social, agradeceu a importante parceria com a Receita Federal e também com o Instituto, na pessoa de seu Diretor, Renato Aparecido de Souza, pela intermediação do projeto tornando-o possível.

Sueli reforçou a importância destas parcerias “que permitirão auxiliar no combate à COVID 19 através da confecção e distribuição de máscaras de proteção; a contribuição ao desenvolvimento profissional de alunos de cursos de Corte e Costura da Casa do Empreendedor; e ainda o auxílio a indivíduos e famílias carentes da comunidade com a doação de vestuários e outras peças produzidas a partir do material reaproveitado”.

Texto e Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: