Página inicial > Notícias > Alunos do curso de Ciência da Computação são aprovados em mestrados federais

Alunos do curso de Ciência da Computação são aprovados em mestrados federais

Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 14h31 | Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 15h00

ORGULHODois dos nossos alunos do curso de Ciência da Computação já estão aprovados na próxima etapa de sua carreira acadêmica. Daniele Donizete de Lima e Natanael Fabrício Dacioli Batista foram aprovados na última seleção de mestrado do programa de Ciência da Computação da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa "Aprendizado de Máquina e Processamento de Língua Natural".

Natanael, que cursou o técnico em informática no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, assim como a graduação em Ciência da Computação, foi aprovado em 1º lugar nesse processo seletivo.

Já Daniele conquistou o 5º lugar na seleção da UFSCAR e ainda foi aprovada em 8º lugar no mestrado do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Ambos relataram que seu interesse por tais programas de mestrado se deu diante da indicação de colegas, participação em eventos, referências de professores que se tornaram mestres e doutores nessas universidades, além de pesquisas que fizeram entre os melhores programas da área de Computação no Brasil.

A seleção

O processo seletivo contou com análise de currículo e entrevista. Para Daniele, a maior dificuldade no processo seletivo foi durante a entrevista já que "o nervosismo acaba influenciando um pouquinho na hora de formular respostas para as perguntas específicas da avaliação. Mas não foi nada que impactou no processo seletivo, tive uma base muito boa com experiências anteriores no IF que contribuíram bastante para garantir um bom desempenho na participação da entrevista".

Natanael também teve esse mesmo nervosismo, mas relatou que conseguiu "conter o nervosismo e responder todas as perguntas com confiança, pois todas as experiências que o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho me proporcionou, só me ajudaram a estar mais capacitado para esses processos.

A formação no Campus

Apesar do receio em participar da entrevista, tanto Daniele quanto Natanael disseram que sentiram confiança em suas respostas devido ao embasamento que tiveram ao estudarem no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Natanael ressaltou que tem orgulho de tudo que viveu na graduação no Campus Muzambinho. "O IFSULDEMINAS Campus Muzambinho ofereceu todas as experiências e oportunidades que hoje me ajudaram a alcançar o mestrado na UFSCar. Tudo que alcancei até o momento foi graças a cada oportunidade que o Campus Muzambinho ofereceu, e que só agregou ao meu currículo. Só consegui alcançar essa excelente posição no mestrado porque o campus me ajudou, tanto com o conhecimento e experiências, quanto com profissionais dedicados a oferecer o melhor para o desenvolvimento dos alunos. Aproveitei ao máximo o meu curso de Ciência da Computação e a cada experiência oferecida fora de sala de aula. Além disso, tive incentivos de professores durante todo o curso, para que eu me dedicasse ao máximo e para me envolver em cada projeto do curso".

Daniele também disse que sua formação no Instituto contribuiu de várias maneiras para suas aprovações, "primeiramente pela qualidade das aulas e formação dos professores da Computação, que compuseram a base da minha formação. Destaco também as excelentes aulas da disciplinas de “Tópicos Especiais II”, ministrada pelo professor Diego Saqui, no qual eu tive meu primeiro contato com aprendizado de máquina, os conhecimentos obtidos nessa disciplina foram essenciais para a etapa da entrevista no processo seletivo da UFSCar, visto que minha área de interesse no mestrado foi voltado para aprendizado de máquina. Durante a graduação também tive a oportunidade de participar de duas iniciações científicas e publicar diversos artigos sobre minhas pesquisas, fato que contribuiu para o enriquecimento do meu currículo".

Ambos aproveitaram a oportunidade para agradecer o grande apoio do professor Diego Saqui que lhes indicou o mestrado e incentivou em cada etapa. Segundo os Cientistas da Computação, as aulas do professor Diego contribuíram para seu interesse em seguir a área de aprendizado de máquina e os motivaram a buscar novos conhecimentos, dando seu melhor e aproveitando cada oportunidade.

Daniele ainda ressaltou que teve "grande apoio do professor Paulo César dos Santos, que foi orientador nas duas iniciações científicas em que participei e do meu trabalho de conclusão de curso. Estas etapas foram fundamentais para construir minha base na área de pesquisa científica".

O Campus Muzambinho parabeniza os estudantes por essa conquista e deseja muito sucesso nessa nova etapa da carreira acadêmica.