Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Conheça nossas ações em prol do consumo consciente de recursos hídricos
Início do conteúdo da página

Conheça nossas ações em prol do consumo consciente de recursos hídricos

Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 09h08 | Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 09h11

Dia 22 de março é conhecido como o Dia Mundial da Água, recurso natural essencial para a vida que diminui a cada dia seja por uso incorreto desse recurso, pelo gasto excessivo ou por questões ligadas a manutenção de suas fontes.

Embora o planeta tenha sua superfície composta por 70% de água, a maior parte é formada por oceanos e mares (imprópria para consumo humano) e apenas 3% serve para a nossa utilização.

Vale ressaltar que, desses 3% restantes, 69,8% encontram-se em geleiras, 29% em aquíferos (alguns sem fácil acesso), 0,9% em outras composições e apenas 0,3% em rios e lagos, segundo dados da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Diante desse cenário, para garantir a eficiência de uso dos recursos hídricos na instituição, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho tem criado uma série de ações de economia, controle e tratamento das fontes de água e conscientização.

CEAM

foto 5O CEAM – Centro de Estudos Ambientais é uma dessas iniciativas. O Centro possui uma equipe de docentes e técnicos responsáveis pelas análises e histórico hídrico do Campus, pelo licenciamento ambiental, gestão da água, solo e floresta, saúde ambiental e gestão de resíduos sólidos e líquidos.

A começar por estudos da fonte de água da Instituição (água do açude, atualmente classificada como imprópria para o consumo) e depois da água do reservatório 1 que recebe tratamento adequado e alimenta cerca de 37 espaços da instituição com água própria para o consumo.

A água é avaliada segundo os padrões microbiológicos e físico-químicos da Norma de Qualidade da Água Potável, Portaria Nº 2.914 do MS, de 12/12/2011 e consiste na coleta da água em vários pontos da instituição por alunos do Campus. Após a coleta as análises são realizadas pelos estudantes no Laboratório de Bromatologia e Água da instituição.

Através de Atividades extensionistas o CEAM ainda tem como objetivo a realização de capacitações dos acadêmicos e comunidade externa, a promoção de eventos, parcerias e atividades de sensibilidade ambiental.

Atualmente o CEAM é coordenador pelo servidor Marcelo Antônio Morais e conta com uma equipe formada pelos servidores Greimar Alves de Jesus, Claudiomir da Silva dos Santos, Fabrício dos Santos Ritá, Carlos Eduardo Machado, Allan Arantes Pereira, Carlos Alberto Machado Carvalho, Rubens Marcelo Castro, Anselmo Augusto de Paiva Custódio e Roberto Cássio da Silva.

Para mais informações acesse: https://ceam.muz.ifsuldeminas.edu.br.

CAPACITAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

WhatsApp Image 2021 03 18 at 15.42.20Vivemos nos últimos anos diversos períodos de escassez hídrica na qual a população sofreu com a falta desse recurso tão essencial. Durante esses meses campanhas de conscientização foram criadas para orientar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de economia da água.

Reuniões com a COPASA garantiram treinamentos e alternativas para a melhoria da qualidade da água do Campus.

Assim como adesivos espalhados pelo Campus alertavam sobre a escassez de água e sobre a importância do consumo consciente.

PHOTO 2021 03 18 13 56 31Palestras e congressos também alertam sobre a importância do cuidado com os recursos hídricos. Como, por exemplo, os eventos que serão realizados nos dias 22 e 24 de março nos quais serão debatidos os temas: "Água e mudanças climáticas" e a "Revitalização de Córregos e Nascentes", respectivamente.

Mais informações sobre as palestras podem ser obtidas aqui: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/3459-palestra-e-minicurso-sao-realizados-em-celebracao-ao-dia-mundial-da-agua

LEVANTAMENTO HISTÓRICO

açude2A fim de acompanhar o histórico da água utilizada dentro da instituição, o CEAM definiu métodos de monitoramento das etapas de captação ao tratamento e dos reservatórios.

Segundo dados do centro, inicialmente retirada de poços artesianos, a água da instituição teve que começar a ser captada superficialmente (do açude do Campus) devido ao aumento da demanda institucional. Essa captação teve início em 1998 e demandou, além da construção de uma Estação de Tratamento de Água – ETA, de uma limpeza e desassoreamento do açude. Atualmente é feita a constante manutenção no controle químico da água, assim como a limpeza dos reservatórios de água tratada na ETA.

Acesse aqui o levantamento histórico completo: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2835-conheca-o-historico-da-evolucao-da-estacao-de-tratamento-de-agua-da-instituicao

IFREFLORESTA

googleCom o objetivo de manter os espaços da instituição devidamente enriquecidos e reconstituídos com novas espécies, foi criado o IFRefloresta.

A imagem de satélite ao lado apresenta os 7,8 hectares nos quais o projeto atua na conservação e recuperação dos recursos hídricos, através do reflorestamento das APPs e reservas degradadas, visando aumentar a vazão na fonte (nascente) e protegendo as matas ciliares.

Além de cuidar dessas necessidades da instituição, o IFRefloresta ainda tem participação ativa em ações de conscientização da comunidade regional, através da promoção de atividades de plantio de árvores e palestras.

MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Cuidar do consumo consciente e da manutenção das fontes de água são ações essenciais para garantir que esse recurso não esgote.

Dessa forma, as áreas próximas ao local onde a água é captada devem ter constante cuidado e uma atenção especial para a proteção da Área de Preservação Permanente (APP) em função da sua capacidade estabilizadora do solo propiciada pelas espécies de plantas ali enraizadas.

A Lei n. 12.651/2012 descreve a Área de Preservação Permanente como uma “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”. Assim, temos que os cuidados com essa área influenciam diretamente no abastecimento hídrico e nos cuidados das fontes de água em seu entorno.

Obs. Todas as fotos foram tiradas antes da pandemia e das restrições do protocolo de segurança da COVID - 19

FONTES: Marcelo Antônio Moraes e Centro de Estudos Ambientais

registrado em:
Fim do conteúdo da página