Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Febrace-Feira Brasileira de Ciência e Engenharia recebe inscrições até 15/12
Início do conteúdo da página

Febrace-Feira Brasileira de Ciência e Engenharia recebe inscrições até 15/12

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 10h00 | Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 12h30

folder2021 frente

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, está com inscrições abertas para a 19ª edição da mostra de projetos, maior evento do gênero no país. Os projetos podem ser submetidos até o dia 15 de dezembro de 2020 (data já prorrogada), pelo site www.febrace.org.br, utilizando o sistema de submissão eletrônica.

O principal objetivo da FEBRACE é despertar o interesse pelas disciplinas científicas e de engenharia em jovens que ainda não chegaram à universidade, por meio do desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, realizados pelos próprios jovens.

Podem enviar projetos para a FEBRACE 2021 estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico no ano de 2020, de escolas públicas e particulares de todo o território nacional durante o ano de desenvolvimento e submissão do projeto. Todos os estudantes participantes devem ter até 20 anos, e não poderão completar 21 anos antes mês de maio de 2021.

Os projetos podem ser desenvolvidos por um aluno, no caso de um projeto individual, por dois alunos ou no máximo três alunos, com a participação de um adulto orientador e se enquadrar em uma das Categorias das Ciências e Engenharias. Os estudantes podem ser de idades, séries, escolas, cidades ou estados diferentes. Não é permitido a participação de projetos desenvolvidos por mais do que 3 estudantes. Projetos desenvolvidos por mais de 3 estudantes serão desclassificados.

A submissão dos projetos é gratuita e deverá ser feita até a data limite publicada no calendário oficial da FEBRACE.

Cada estudante pode inscrever apenas UM projeto, que pode representar até no máximo 12 meses de desenvolvimento iniciado ou concluído em 2020. Os projetos desenvolvidos com duração maior do que 12 meses, devem ser fragmentados em fases de no máximo 12 meses, sendo que a fase mais recente pode ser submetida à FEBRACE, e o projeto deve ser apresentado como uma Continuação de Projeto Anterior. Neste caso, é necessário preencher formulário específico para projetos de Continuação. O início da pesquisa de campo ou da fase experimental ou de prototipagem deverá ser considerado como data inicial do projeto, não se deve considerar o período inicial de levantamento e pesquisa bibliográfica.

Veja como participar em: https://febrace.org.br

Mais informações sobre as regras estão neste endereço: https://febrace.org.br/regras/

O Anúncio dos Finalistas da FEBRACE 2021 está previsto para 29 de Janeiro de 2021.

Já a Mostra Virtual de Projetos Finalistas está prevista para 15 a 27 de Março de 2021.

FEBRACE 2020 e anos anteriores

A FEBRACE envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas.

Na última edição, ocorrida entre 23 de março a 04 de abril de 2020, de forma online, para atendimento das medidas de prevenção contra a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), participaram estudantes 760 estudantes de 27 Estados Brasileiros; oriundos de 295 escolas diferentes, e com o apoio de 510 Professores Orientadores e Coorientadores. Foram 2788 Projetos enviados, sendo 344 Projetos Finalistas, 502 pré-avaliadores e 332 avaliadores na FEBRACE Online.

A Cerimônia de Premiação da FEBRACE 2020 aconteceu no dia 04 de Abril de 2020 exibido online pelo Canal FEBRACE no Youtube
Foram distribuídos troféus e medalhas para os destaques de cada categoria, equipamentos, certificados de diversas organizações em várias áreas científicas e de algumas empresas e demais prêmios concedidos com o apoio de nossos parceiros.

Acesse a linha do tempo da Febrace e conheça um pouco mais sobre os projetos já premiados: https://febrace.org.br/anos-de-sucesso/

Sobre a FEBRACE

A FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento pelos estudantes de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.
A FEBRACE propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).

O MCT, MEC, CNPq, UNESCO, PETROBRAS, SAMSUNG, Instituto 3M, Rede Globo, TV Cultura, já apoiaram e continuam incentivando esta iniciativa, acreditando na educação como forma prática de transformar o país e oferecer qualidade de vida aos seus habitantes.

A FEBRACE é organizada por uma associação sem fins lucrativos, mantida com o apoio e financiamento de seus parceiros.

Acompanhe a Febrace

https://febrace.org.br/
https://febrace.org.br/inspiradores/
https://www.facebook.com/febrace
https://www.flickr.com/photos/febrace/collections/
https://www.youtube.com/user/FEBRACE

Fonte: https://febrace.org.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página