Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 2ª Edição do Prêmio SEEDS reconhece relatos da comunidade interna e externa do Campus
Início do conteúdo da página

2ª Edição do Prêmio SEEDS reconhece relatos da comunidade interna e externa do Campus

Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 10h57 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 11h15

SEEDS ANO2 OP1 1

Aconteceu, na sexta-feira, 07/05, a entrega do Prêmio SEEDS de Educação: Surpreender, Experimentar, Evoluir, Desenvolver, Socializar – 2ª Edição, por meio do canal do campus no youtube. Clique aqui para assistir.

A premiação teve como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar (i) as experiências pedagógicas exitosas no ensino e conduzidas pelo corpo Docente (ii) as boas práticas de trabalho no serviço público e produzidas pelos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e (iii) atividades exitosas realizadas por estudantes regularmente matriculados no Campus e que produziram intervenções positivas, por meio da educação, na comunidade onde vivem.

Professores da Rede Pública (Estadual e Municipal) de Muzambinho-MG também participaram, em uma categoria especial, e seguindo as mesmas regras aplicáveis aos docentes do Campus e com relatos de ações na cidade de Muzambinho-MG.

Assim, o SEEDS premiou quatro categorias: Docentes do Campus Muzambinho, TAEs do Campus Muzambinho, Docentes da Rede Pública (Estadual ou Municipal) e Estudantes do Campus Muzambinho.

A ação foi idealizada pela direção do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – contando com a supervisão da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, diretora de desenvolvimento educacional, e apoio da assessoria de comunicação (ASCOM), do professor de Música, Leonardo Chiulli, e do tradutor e intérprete de Libras, Juliano Strabeli.

A 2ª Edição do Prêmio SEEDS contou com o apoio de diversos parceiros: Sebrae MG Regional S.S. do Paraíso; Cooperativa-Escola dos Alunos do Campus Muzambinho (COOPAM); SINASEFE Seção Muzambinho; e de todas as empresas juniores do campus:

  • InovaVet Jr - Empresa Júnior do curso de Medicina Veterinária, que atua com consultoria e assistência veterinária.
  • Soma Jr - Empresa Júnior que atua com assistência técnica e gerencial na área do café, composta por alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Superior de Tecnologia em Cafeicultura.
  • Acam Jr - Empresa do curso de Ciência da Computação, que atua com marketing digital, consultoria e capacitação em tecnologias.
  • Agrifort Jr - Empresa do curso de Engenharia Agronômica, que atua com eventos, projetos e consultoria agronômica.
  • Agita Jr -  Empresa dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, atuante na organização e planejamento de eventos culturais, acadêmicos e esportivos, arbitragens, serviços de recreação, avaliação física e consultoria esportiva e acadêmica.

Durante a cerimônia, a professora e atual diretora geral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório, Flávia Twardowski, proferiu a palestra “A Importância do Incentivo à Ciência”.  Flávia possui em seu currículo diversas orientações de trabalhos de iniciação científica com alunos em nível técnico integrado, subsequente e superior. Acumula, junto a tais alunos, inúmeras premiações em nível nacional e internacional, por exemplo na ISEF (International Science and Engineering Fair), que é a Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente nos EUA, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, Genius Olympiad - State University of New York, Prêmio Jovem Cientista, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), Mostra de Ciências e Tecnologias IFSul (MOCITEC), Salão UFRGS, dentre outras. Durante sua fala, ele mostrou, por meio de casos reais de seus alunos orientados, a importância da ciência como uma oportunidade de transformação na vida dos estudantes, principalmente jovens do ensino médio. 

Em primeiro lugar, na “Categoria Professores da rede pública municipal e estadual de Muzambinho” ficou o Projeto Tecnologia, interação, afeto e conhecimento, autoria das professoras da Escola Municipal Francisco Bueno da Silva: Bruna Aparecida Rezende, Maria Antônia Esteves, Valdirene Aparecida Ferreira Reis, Silvana Inês dos Santos Silva, Rosângela Maria de Souza, Arlete Piza da Silva de Lima, Luciana Maria da Silva, Marleide Helena Lima. 

Bruna agradeceu a toda a equipe pela oportunidade de participar e ser premiada no SEEDS pela 2ª vez. “Devido à pandemia e o distanciamento social, a interação professor-aluno se tornou mais difícil. O relato premiado buscou enfatizar que escola e família precisam interagir de forma contínua e buscarem resolver os problemas por meio do diálogo, seja de forma presencial ou remota”. Bruna parabenizou os professores, pais e comunidade escolar, que para garantir o desenvolvimento das atividades remotas e proporcionar segurança, afeto e conhecimento aos alunos, buscaram aumentar ainda mais o vínculo entre escola e família. 

Heloisa Magalhães, Secretária Municipal de Educação e Vice-prefeita de Muzambinho, também participou da cerimônia e destacou a importância da iniciativa. Emocionada, parabenizou as professoras finalistas na categoria rede pública municipal e estadual, Bruna, Vivian e Marta, bem como todos os professores. Ela acredita que o incentivo é muito importante para todo o ser humano. Os professores estão passando por muitas dificuldades e o Prêmio SEEDS vem, de alguma forma, motivar os professores a continuarem persistindo e compartilhando as boas práticas. “Fico muito emocionada pela escola da Barra Bonita, na Zona rural, ter sido vencedora nessa categoria, mesmo com dificuldades de conexão, locomoção, financeiras. E espero que a participação seja ainda maior, na próxima Edição do Prêmio SEEDS, pois tudo é possível, mesmo diante de todas as dificuldades”, complementou.

A primeira colocação da “Categoria Técnicos Administrativos em Educação - TAES do Campus Muzambinho” foi para o relato “Mexa-se, Fique em Casa e Treine com a Gente”. A Assistente Social do Campus, e coordenadora geral de assistência ao educando, Clélia Mara Tardelli, agradeceu os organizadores do SEEDS, destacou que ele inspira a colocar ideias em prática e trazer os resultados para esse tipo de prêmio. Em relação ao projeto, Clélia pontuou que ele nasceu de uma preocupação legítima do Setor de Esporte Lazer Cultura e Arte do Campus (SELCA), por meio dos educadores físicos Antônio Sérgio, Ricardo Avelino e Márcio Bueno. A preocupação se deu quando os alunos iniciaram com as aulas remotas, principalmente os alunos residentes no campus, que participavam de muitas atividades físicas presencialmente. Os educadores físicos mostraram preocupação em como promover atividades esportivas e de integração mesmo a distância. Surgiu, então, o projeto citado. Foram trabalhadas lives, treinamentos na plataforma virtual, grupos de aplicativos com treinamentos funcionais. Destacou ainda que o projeto muito contribuiu tanto para a saúde física e mental/psicológica dos nossos estudantes. Ainda segundo Clélia, o projeto vai continuar a ser executado em 2021.

A primeira colocação na “Categoria Estudantes do Campus Muzambinho” foi para o relato “Kahoot: Um jogo virtual possível no Ensino Remoto”, autoria do aluno de Licenciatura em Educação Física, Maike Junior Magalhães. Maike pontuou estar muito grato de fazer parte deste projeto incrível, que é o SEEDS, que valoriza as ações docentes e estudantis. Segundo ele, “neste momento de ensino remoto em que todos tiveram que se reinventar, o  relato traz uma possibilidade de uso da plataforma virtual Kahoot, que possibilita a criação de quizzes, que os alunos podem jogar em tempo real, numa sala virtual, e também simula o pódio, o que estimula a quererem participar, e superar desafios juntos, de forma colaborativa”.

Por fim, a primeira colocação da “Categoria Professores do Campus Muzambinho” foi para o projeto "A experiência formativa no âmbito dos projetos de ensino e extensão do curso “Educações Físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis”", de autoria dos professores Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão e Mateus Camargo Pereira. Em sua fala, o professor Arnaldo iniciou dedicando o prêmio a todos os professores e professoras que, mesmo com todos os desafios que a educação vem sofrendo, mantém sua dedicação e esperança em dias melhores. Também reconheceu o trabalho da gestão do campus, que não tem medido esforços para reconhecer e valorizar o trabalho docente. Agradeceu, por fim, os professores e estudantes dos cursos de Educação Física, em especial aqueles que atuam no Grupo de Estudos de Professores de Educação Física (GEPROFEF). “GEPROFEF se tornou um ponto de encontro de docentes e sonhos por uma Educação Física plural, inclusiva e democrática. Esse projeto que ora temos a honra de receber o prêmio, é fruto de um coletivo, que a partir de desafios que surgiram na pandemia, nos provocou. Assumimos, então, com o coletivo realizar um curso de extensão com o propósito de ser um espaço de encontro, reconhecimento das vivências escolares, e que neste encontro formativo pudéssemos construir um espaço de debates sobre temas emergentes de uma Educação Física comprometida com a justiça social e reelaboração dos mundos (im)possíveis. Tal projeto tomou uma inesperada proporção, envolveu várias regiões do país e diferentes modos de ser da educação física. Felizes com este encontro esperamos que este prêmio possa irradiar cada vez mais as experiências docentes da nossa região”, finalizou.

Confira a tabela de classificação e o resultado final do Prêmio SEEDS.

Texto e fotos: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e ASCOM


O Campus Muzambinho está nos últimos preparativos para a entrega da 2ª Edição do Prêmio SEEDS de Educação. O evento online ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 07/05/2021, às 19h, pelo canal do campus no youtube: 

https://www.youtube.com/watch?v=NfWBuqmTqLo

 A primeira parte da cerimônia será marcada pela palestra A Importância do Incentivo à Ciência a ser proferida pela professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Profa Flávia Twardowski.

Flávia é docente da área de Alimentos, atualmente também é diretora geral. Possui em seu currículo diversas orientações de trabalhos de iniciação científica com alunos em nível técnico integrado, subsequente e superior. Acumula, junto a tais alunos, inúmeras premiações em nível nacional e internacional, por exemplona ISEF (International Science and Engineering Fair), que é a Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente nos EUA, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, Genius Olympiad - State University of New York, Prêmio Jovem Cientista, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), Mostra de Ciências e Tecnologias IFSul (MOCITEC), Salão UFRGS, dentre outras.

Após a palestra, vamos conhecer os relatos inscritos na 2ª Edição do Prêmio SEEDS e o 1º, 2º e 3º lugar em cada uma das 4 categorias do prêmio: Professores, TAES e Alunos do Campus Muzambinho e professores da rede pública estadual e municipal em Muzambinho. 

Convidamos toda a comunidade, interna ou externa ao campus, para participar da cerimônia virtual!!!

Divulgado no dia 03/05/2021


Conheça os relatos recebidos para a 2ª Edição do  Prêmio SEEDS de Educação: Surpreender, Experimentar, Evoluir, Desenvolver, Socializar - 2ª Edição - Ano 2020.

LISTA DE RELATOS INSCRITOS

Começa agora a fase de julgamento. A divulgação dos finalistas está prevista para 19 de Abril de 2021, por e-mail, apenas para os finalistas.

 Já a Cerimônia de Divulgação e Premiação dos Vencedores está prevista para a semana do dia 26 de Abril de 2021, em evento online, com data e horário exatos a serem publicados posteriormente.

Divulgado no dia: 29/03/2021


Não deixe de participar! Informações no edital em anexo.

Atualizado em: 22/02/2021


 

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho divulga a realização da 2ª Edição do “Prêmio SEEDS de Educação: Surpreender, Experimentar, Evoluir, Desenvolver, Socializar.

Todas as informações estão disponíveis no edital em anexo a esta notícia.O objetivo é identificar, estimular, reconhecer e divulgar (i) as experiências pedagógicas exitosas no Ensino Presencial, Ensino a Distância (EaD) ou no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e conduzidas pelo corpo Docente (ii) as boas práticas de trabalho no serviço público e produzidas pelos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e (iii) atividades exitosas realizadas por estudantes regularmente matriculados no Campus e que produziram intervenções positivas, por meio da educação, na comunidade onde vivem.

Professores da Rede Pública (Estadual e Municipal) de Muzambinho-MG também poderão participar deste prêmio, em uma categoria especial, e seguindo as mesmas regras aplicáveis aos docentes do Campus e com relatos de ações na cidade de Muzambinho-MG.

As inscrições podem ser realizadas eletronicamente, entre os dias 24 de novembro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021, pelos seguintes endereços:

Poderão ser inscritos relatos de experiências ocorridas nos semestres letivos de 2019/2, 2020/1 ou 2020/2 com resultados comprovados até o final do período de inscrições, para todas as categorias.

Premiação

Receberão certificados de Honra ao Mérito os 3(três) primeiros colocados na categoria Docente do campus Muzambinho, os 3(três) primeiros colocados na categoria TAE do campus Muzambinho, os 3(três) primeiros colocados na categoria Docente da Rede Pública Estadual/Municipal de Muzambinho e os 3(três) primeiros colocados na categoria Protagonismo Estudantil.

As escolas da rede pública municipal/estadual de Muzambinho, nas quais foram desenvolvidas e premiadas as experiências pedagógicas exitosas no ensino, serão contempladas com um certificado comemorativo.

Os primeiros colocados nas três categorias também poderão receber premiação financeira ou brindes, conforme recursos alcançados por meio de parceiros. Caso alguma empresa ou entidade queira proceder com o repasse financeiro e/ ou de brindes em favor dos concorrentes agraciados neste prêmio, referida empresa/ entidade deverá contatar o Campus Muzambinho através do e-mail seeds@muz.ifsuldeminas.edu.br e preencher o Termo de Compromisso de Doação especificado no anexo IV do edital.

Resultado

A divulgação dos inscritos ocorrerá a partir do dia 02 de Março de 2021.

Já a Cerimônia de Divulgação e Premiação dos Finalistas terá lugar em sessão pública, em formato, data e horário a serem posteriormente definidos pela Direção Geral do Campus Muzambinho, mas inicialmente está prevista para ocorrer virtualmente e na Semana do dia 29/03/2021.

Os exemplos de experiências pedagógicas exitosas no ensino e as boas práticas de trabalho no serviço público estão sendo registradas em um Banco de Práticas Exitosas na Educação, a ser publicizado pelo IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, conforme previsto na edição anterior deste prêmio.

Para mais informações, veja o "Edital nº 81/2020" em anexo.

Dúvidas podem ser enviadas para seeds@muz.ifsuldeminas.edu.br ou dde@muz.ifsuldeminas.edu.br

Confira como foi a primeira edição.

Fim do conteúdo da página