Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente do Campus Muzambinho, membro do Celin, integra projeto de Enciclopédia da Covid-19
Início do conteúdo da página

Docente do Campus Muzambinho, membro do Celin, integra projeto de Enciclopédia da Covid-19

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 08h04 | Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 15h40

O Docente Carlos Alexandre Molina Noccioli, professor de Língua Portuguesa do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e membro do Centro de Ensino de Línguas, Celin, integra trabalho de produção de uma Enciclopédia Discursiva da COVID-19, vinculado à plataforma dialógica do InformaSUS.

O projeto de extensão encabeçado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenado pelos professores da UFSCar Fernanda Castelano Rodrigues e Roberto Leiser Baronas, partiu da equipe de Curadoria Linguística do InformaSUS-UFSCar que viu a necessidade de contribuir criticamente com o debate social em torno dos embates discursivos relacionados à pandemia.

A Enciclopédia Discursiva da COVID-19 traz definições, em formato de verbetes, acerca de termos, conceitos, expressões e siglas relacionadas à pandemia de COVID-19. Nas definições, evidencia-se o processo de constituição dos sentidos de termos e conceitos utilizados pela mídia brasileira.
O projeto é uma proposta transdisciplinar e conta com a participação de docentes e especialistas de diversas instituições de ensino superior brasileiras, que colaboram com a plataforma multimídia do projeto InformaSUS-UFSCar.

No dia 3 de novembro, o docente de Muzambinho foi convidado para uma live, associada ao projeto de divulgação das publicações, para discorrer sobre o processo de construção do verbete “Achatar a Curva”, criado em coautoria com Mariana Guidetti Rosa e publicado na plataforma do IformaSUS, dia 31 de novembro.

“A questão inovadora de um projeto como esse é o caráter discursivo relacionado aos verbetes. O que faz dessa enciclopédia uma enciclopédia discursiva é o fato de investigarmos as dimensões discursivas que estão envolvidas na utilização dos termos no contexto de sua circulação na mídia. Ou seja, na utilização de certa expressão, então, o termo é atravessado por questões sociais, econômicas, políticas, por exemplo”, pontuou o professor.

Fonte: Celin
Revisão: ASCOM

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página