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Curso de Medicina Veterinária está entre os 10 melhores do país pelo ENADE

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 12h07 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h24

BANNER 0DESTAQUEO curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho conquistou nota máxima no ENADE 2019, nota que posiciona o curso como o 8º melhor do país.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e foi promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Segundo o coordenador do curso, Edivaldo Aparecido Nunes Martins "apenas 14 cursos (6,5%) obtiveram nota 5 e todos são de instituições públicas". Edivaldo também ressaltou que "dentre os 215 cursos de Medicina Veterinária avaliados no Brasil, estamos ranqueados na 8ª posição e isso nos motiva a continuar o trabalho de consolidação da Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS no cenário nacional.

No Relatório do Enade - 2019, ainda foi citado que "dos 215 cursos de Medicina Veterinária participantes, 113 eram oferecidos em Universidades, 59 em Centros Universitários, 36 em Faculdades e 7 em CEFET/IF. Esta distribuição corresponde a, respectivamente, 52,6%, 27,4%, 16,7% e 3,3% dos cursos. De acordo com os dados apresentados, de todos os 14 cursos avaliados com conceito 5, 13 eram vinculados a Universidades".

Tais 14 cursos são ofertados, na modalidade presencial, em Instituições de Ensino Superior das regiões sudeste (9 cursos) e sul (5 cursos). E a nota máxima (conceito 5) posiciona o curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho como o 8º melhor do país, como consta na tabela abaixo:

IES

SIGLA

Conceito Enade (Contínuo)

 Faixa conceito

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP 5 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR 4,9253 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA UFV 4,8568 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG 4,7507 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF 4,7275 5
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL 4,5214 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UFVJM 4,4135 5
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS IFSULDEMINAS 4,3805 5
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP 4,3511 5
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO 4,2556 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM 4,0503 5
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP 4,041 5
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC 4,0344 5
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF 3,9694 5

Fonte: Tabela feita com dados da planilha de indicadores do Enade 2019.

Sobre a prova do Enade

A prova do Enade - 2019 foi realizada no dia 24 de novembro de 2019, em 1443 locais de provas de 1063 municípios.

Quatorze estudantes concluintes do nosso curso de Medicina Veterinária fizeram a prova que abrangeu questões de Conhecimento Específico (75% - 27 questões de múltipla escolha e 3 discursivas) e de Formação Geral (25% - 8 questões de múltipla escolha e 2 discursivas) garantindo nota 5 para o curso.

Pode-se observar pelo gráfico que, no Componente de Formação Geral, a nota média dos concluintes no curso foi 56,0, na UF 42,4, na Grande Região 41,4 e no Brasil, 41,0.

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Fonte: Relatório ENADE 2019.

Também pode-se observar pelo gráfico que, no Componente de Conhecimento Específico, a nota media dos concluintes no curso foi 63,6, na UF 55,5, na Grande Região 53,3  e no Brasil 52,9.

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Fonte: Relatório ENADE 2019.

O desempenho geral de todas instituições pode ser obtido pelo link: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/resultados

Resultados positivos do curso

Segundo o coordenador do curso, Edivaldo Aparecido Nunes Martins, o relatório do INEP/MEC chegou no dia 20/10/2020 e o resultado foi muito satisfatório. Edivaldo ressaltou que "o curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS completou 5 anos no mês de agosto de 2020 e no ano passado fomos agraciados pelo INEP/MEC com a nota 5 no reconhecimento do curso, que é a nota máxima que uma instituição de ensino superior pode receber. Todas essas notas foram obtidas pelo trabalho conjunto da direção anterior e atual, da coordenação do curso, dos professores, dos alunos e técnicos administrativos, enfim, de todos atores que compõem o processo, e essa união tem feito a diferença. Após passar por todas essas avaliações e com excelente desempenho, temos a convicção que o curso de Medicina Veterinária vem construindo bases sólidas para a formação de nossos alunos, oferecendo o ensino público e de qualidade para a população sul-mineira.

A pontuação máxima do MEC se baseia em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente, discente, técnico-administrativo e infraestrutura. O que demonstra que o curso tem se estruturado de forma coerente e sólida em todos os aspectos, conquistando resultados positivos em todas esferas avaliativas.

Edivaldo ainda destacou que esse resultado reflete positivamente na vida dos estudantes do curso. "Para os nossos alunos, o conceito obtido abre portas para o mercado de trabalho que começa a enxergar um curso muito jovem e comprometido com a qualidade dos profissionais que estão formando".

Confira aqui a matéria sobre a nota máxima no MEC.

Objetivos do Enade 2019

Segundo o Relatório do ENADE - 2019, essa é uma forma de fornecer "evidências para que as Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das instituições de educação superior e os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de graduação reflitam sobre seus projetos pedagógicos e desenvolvam ações, visando melhorias".

 O Relatório ainda ressalta que, "além do desenvolvimento de competências técnico-profissionais, a educação superior tem como uma das suas funções mais importantes a promoção de igualdade de oportunidades e de justiça social. Com essa visão, as informações fornecidas pelos processos de avaliação do ENADE pretendem auxiliar a IES a conhecer o perfil dos seus estudantes e analisá-lo em relação as outras IES, para que, ao integrá-lo aos resultados das avaliações internas realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), possa refletir sobre seus compromissos político-pedagógicos e sobre suas praticas, agindo de forma orientada para a construção de uma educação superior de qualidade, justa e democratica".

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