Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de Medicina Veterinária está entre os 10 melhores do país pelo ENADE
Início do conteúdo da página

Curso de Medicina Veterinária está entre os 10 melhores do país pelo ENADE

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 12h07 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 12h07

BANNER 0DESTAQUEO curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho conquistou nota máxima no ENADE 2019, nota que posiciona o curso como o 8º melhor do país.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e foi promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Segundo o coordenador do curso, Edivaldo Aparecido Nunes Martins "apenas 14 cursos (6,5%) obtiveram nota 5 e todos são de instituições públicas". Edivaldo também ressaltou que "dentre os 215 cursos de Medicina Veterinária avaliados no Brasil, estamos ranqueados na 8ª posição e isso nos motiva a continuar o trabalho de consolidação da Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS no cenário nacional.

No Relatório do Enade - 2019, ainda foi citado que "dos 215 cursos de Medicina Veterinária participantes, 113 eram oferecidos em Universidades, 59 em Centros Universitários, 36 em Faculdades e 7 em CEFET/IF. Esta distribuição corresponde a, respectivamente, 52,6%, 27,4%, 16,7% e 3,3% dos cursos. De acordo com os dados apresentados, de todos os 14 cursos avaliados com conceito 5, 13 eram vinculados a Universidades".

Tais 14 cursos são ofertados, na modalidade presencial, em Instituições de Ensino Superior das regiões sudeste (9 cursos) e sul (5 cursos). E a nota máxima (conceito 5) posiciona o curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho como o 8º melhor do país, como consta na tabela abaixo:

IES

SIGLA

Conceito Enade (Contínuo)

 Faixa conceito

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP 5 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR 4,9253 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA UFV 4,8568 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG 4,7507 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF 4,7275 5
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL 4,5214 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UFVJM 4,4135 5
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS IFSULDEMINAS 4,3805 5
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP 4,3511 5
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO 4,2556 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM 4,0503 5
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP 4,041 5
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC 4,0344 5
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF 3,9694 5

Fonte: Tabela feita com dados da planilha de indicadores do Enade 2019.

Sobre a prova do Enade

A prova do Enade - 2019 foi realizada no dia 24 de novembro de 2019, em 1443 locais de provas de 1063 municípios.

Quatorze estudantes concluintes do nosso curso de Medicina Veterinária fizeram a prova que abrangeu questões de Conhecimento Específico (75% - 27 questões de múltipla escolha e 3 discursivas) e de Formação Geral (25% - 8 questões de múltipla escolha e 2 discursivas) garantindo nota 5 para o curso.

Pode-se observar pelo gráfico que, no Componente de Formação Geral, a nota média dos concluintes no curso foi 56,0, na UF 42,4, na Grande Região 41,4 e no Brasil, 41,0.

Untitled 1

Fonte: Relatório ENADE 2019.

Também pode-se observar pelo gráfico que, no Componente de Conhecimento Específico, a nota media dos concluintes no curso foi 63,6, na UF 55,5, na Grande Região 53,3  e no Brasil 52,9.

Untitled 2

Fonte: Relatório ENADE 2019.

O desempenho geral de todas instituições pode ser obtido pelo link: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/resultados

Resultados positivos do curso

Segundo o coordenador do curso, Edivaldo Aparecido Nunes Martins, o relatório do INEP/MEC chegou no dia 20/10/2020 e o resultado foi muito satisfatório. Edivaldo ressaltou que "o curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS completou 5 anos no mês de agosto de 2020 e no ano passado fomos agraciados pelo INEP/MEC com a nota 5 no reconhecimento do curso, que é a nota máxima que uma instituição de ensino superior pode receber. Todas essas notas foram obtidas pelo trabalho conjunto da direção anterior e atual, da coordenação do curso, dos professores, dos alunos e técnicos administrativos, enfim, de todos atores que compõem o processo, e essa união tem feito a diferença. Após passar por todas essas avaliações e com excelente desempenho, temos a convicção que o curso de Medicina Veterinária vem construindo bases sólidas para a formação de nossos alunos, oferecendo o ensino público e de qualidade para a população sul-mineira.

A pontuação máxima do MEC se baseia em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente, discente, técnico-administrativo e infraestrutura. O que demonstra que o curso tem se estruturado de forma coerente e sólida em todos os aspectos, conquistando resultados positivos em todas esferas avaliativas.

Edivaldo ainda destacou que esse resultado reflete positivamente na vida dos estudantes do curso. "Para os nossos alunos, o conceito obtido abre portas para o mercado de trabalho que começa a enxergar um curso muito jovem e comprometido com a qualidade dos profissionais que estão formando".

Confira aqui a matéria sobre a nota máxima no MEC.

Objetivos do Enade 2019

Segundo o Relatório do ENADE - 2019, essa é uma forma de fornecer "evidências para que as Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das instituições de educação superior e os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de graduação reflitam sobre seus projetos pedagógicos e desenvolvam ações, visando melhorias".

 O Relatório ainda ressalta que, "além do desenvolvimento de competências técnico-profissionais, a educação superior tem como uma das suas funções mais importantes a promoção de igualdade de oportunidades e de justiça social. Com essa visão, as informações fornecidas pelos processos de avaliação do ENADE pretendem auxiliar a IES a conhecer o perfil dos seus estudantes e analisá-lo em relação as outras IES, para que, ao integrá-lo aos resultados das avaliações internas realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), possa refletir sobre seus compromissos político-pedagógicos e sobre suas praticas, agindo de forma orientada para a construção de uma educação superior de qualidade, justa e democratica".

registrado em:

 

No #6 FalaMuz discutiremos um pouco sobre como os gestores de instituições de ensino se adaptaram à pandemia com o ensino remoto.

O FalaMuz também está disponível nos principais agregadores, escolha abaixo o aplicativo de sua preferência para ouvir pelo celular, ou aperte o play acima.

spotifyDeezerSintonizepodcasts de maçãÂncoradisjuntorcastboxpocket castsradiopublicaSintonizespotify
Fim do conteúdo da página