Página inicial > Notícias > Conheça a primeira graduada do nosso curso de Medicina Veterinária

Conheça a primeira graduada do nosso curso de Medicina Veterinária

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 15h07 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 15h07

formanda1O dia 16 de setembro, foi marcado por um momento importante para o curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho: a formatura da primeira graduada do curso, Magda de Oliveira Domingues.

Em tempos de pandemia e isolamento social, a celebração dessa conquista foi realizada no gabinete da instituição pelo Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza, com a presença do vice-coordenador do curso, Délcio Bueno da Silva.

Segundo o coordenador do curso, Edivaldo Martins, “apesar de haver a programação da colação de grau, para alunos da primeira turma da Medicina Veterinária no mês de outubro, a aluna solicitou a colação de grau em gabinete devido a urgência em iniciar em seu primeiro emprego como Médica Veterinária”.

Magda reside em Bandeira do Sul e no 10º período do curso realizou seu estágio obrigatório em uma empresa multinacional de reprodução animal localizada em Uberaba onde participou de um processo seletivo e foi selecionada para o seu primeiro emprego.

Edivaldo ressaltou que Magda é a primeira formanda do curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS. “Recebemos a solicitação para colação de grau da aluna Magda com muita alegria e com a certeza de estarmos cumprindo o nosso papel como instituição de ensino já que, além da Magda, outros graduandos, que formarão em outubro, também já foram absorvidos pelo mercado de trabalho.

Entrevistamos a nova Médica Veterinária sobre sua experiência no curso e sobre suas perspectivas para o mercado de trabalho.

ASCOM – Magda, como foi cursar medicina veterinária no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho?

MAGDA – Inicialmente, não conhecia o campus pessoalmente, porém já tinha ouvido falar, principalmente pelo curso de técnico em agropecuária.

Quando fiquei sabendo que iria ter o curso de medicina veterinária já realizei minha inscrição para o vestibular sem pensar duas vezes, pois sabia que seria uma oportunidade única em minha vida.

Logo no primeiro dia de aula conheci todo o campus e me apaixonei pela estrutura e todos os setores de animais, pois se trata de uma verdadeira fazenda escola. E ao decorrer do curso me encontrei totalmente.

Os professores e funcionários todos muito bem capacitados, sempre dispostos a ajudar. Vivenciei muita coisa na prática, além de ter tido uma base teórica excelente, enfim, ter cursado medicina veterinária me fez crescer tanto nos conhecimentos aprendidos, como pessoalmente. Foi a melhor escolha que pude ter.

formanda2ASCOM - E como surgiu seu interesse pelo curso? Por que escolheu a nossa Instituição?

MAGDA - Desde pequena sempre fui muito apaixonada por animais, então sempre falava que iria ser medica veterinária.

Meus pais nunca foram muito a favor de eu seguir esta profissão, porém, nunca cogitei fazer outro curso. E assim foi, após formar no ensino médio já ingressei em uma universidade particular, onde fiquei 1 ano e meio.

Assim que soube que iria ter o curso no IF, tranquei minha matrícula. Tinha muita fé que iria conseguir, pois não estava tão satisfeita nesta outra universidade. Além de ser uma instituição federal, tinha certeza que seria diferente.

ASCOM - Durante seu curso, teve oportunidade de práticas em estágios ou trainee?

MAGDA - O campus possui uma verdadeira fazenda escola e isso proporcionou além de muitas aulas práticas, a oportunidade de vivenciar a rotina dos setores. Além disso, possui o hospital veterinário, onde aprendi muita coisa.

A instituição possui também muitas parceiras com outras empresas que nos proporcionam oportunidades, como estágios.

ASCOM – Como se sente em ser a primeira formanda do nosso curso?

MAGDA - Ser a primeira formanda, da primeira turma de medicina veterinária do campus, é um motivo de muito orgulho. Não vou ser hipócrita de dizer que não houve nenhuma dificuldade, pois, isso sempre tem, principalmente por ser a primeira turma. Mas nada disso atrapalhou minha formação. Estou muito feliz por esta conquista, que ficará marcada pra sempre.

ASCOM - Quais são seus projetos para o futuro?

MAGDA - Realizei meu estagio obrigatório supervisionado em uma multinacional de biotecnologia da reprodução, a ABS Pecplan, onde me dediquei e aprendi muito.

No início deste mês fui convidada para participar do processo seletivo da mesma, onde passei e já inicio o meu trabalho no mês que vem.

Mas não pretendo parar de estudar, quero fazer uma pós graduação na área de reprodução animal.

ASCOM – Qual foi o diferencial de cursar medicina veterinária em um Instituto Federal?

MAGDA - Na minha opinião, o principal diferencial do campus é por ser uma fazenda escola, proporcionando muita prática com os animais dos setores. Porém, para as pessoas que possuem afinidade com outros animais, não deixa nada a desejar, possuindo um hospital veterinário excelente e professores muito bem capacitados em diferentes áreas.

Posso dizer que, independente da área que a pessoa possua afinidade, cursar medicina veterinária no IF é a melhor escolha.

Sempre que alguém me fala que tem vontade de cursar medicina veterinária falo sobre o campus, recomendo de olhos fechados. Tenho certeza que um dia este curso será referência no Brasil, pois, possui muito potencial para isso.

Magda finalizou a entrevista com agradecimentos aos que a acompanharam nessa jornada. “Agradeço, primeiramente a Deus que é o responsável por tudo, meus pais, pois esta conquista é deles também. A todos os professores por todo aprendizado e pela imensa dedicação ao curso. Todos os funcionários do campus, que estavam sempre dispostos a ajudar e a todos meus colegas de sala pela amizade durante estes anos”.

registrado em: