Página inicial > Notícias > Assembleia Geral dos Estudantes da Educação Básica

Assembleia Geral dos Estudantes da Educação Básica

Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 10h11 | Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2020, 14h04

Durante as atividades da Semana de Acolhimento aos Estudantes, entre os dias 17 e 21 de agosto, um grupo de estudantes do Ensino Médio Integrado se dispôs a iniciar o processo de reconstituição do Grêmio Estudantil do Campus Muzambinho. No dia 25 de setembro, às 14h, será realizada via Google Meet uma Assembleia Geral.

A atitude se deu durante a atividade “Representatividade Estudantil: o estudante como protagonista”, que contou com a participação do historiador Rafael Martins Neves. Neste momento, foi formado um grupo pró-grêmio, que passou a se reunir quinzenalmente, de maneira on-line, para discutir sobre os detalhes do processo, contando com apoio da CGAE – Coordenadoria Geral de Apoio ao Estudante.

O Grêmio Estudantil é uma organização de estudantes que representa todos os alunos da educação básica de uma escola, defendendo seus direitos e interesses, propondo melhorias à instituição, promovendo integração cultural entre os estudantes, zelando pelo respeito à diversidade na escola. O grupo pró-grêmio elaborou um modelo de Estatuto Social a ser apresentado aos estudantes da educação básica em Assembleia Geral. O objetivo é proporcionar o levantamento de contribuições dos estudantes e, assim, a aprovação do Estatuto. Para dar início ao processo eleitoral de recomposição da diretoria do Grêmio Estudantil do Campus Muzambinho.

O Estatuto é o documento com os princípios que vão nortear a eleição e as ações do órgão estudantil. Portanto, o grupo pró-grêmio do Campus Muzambinho convida todos os estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes para Assembleia Geral que terá a seguinte pauta:

- Aprovação do Estatuto;
- Formação de uma Comissão Eleitoral;
- Detalhes sobre o processo eleitoral: prazo para inscrições de chapas, prazo para campanha e a data da eleição.

Segundo a estudante Lívia Figueiredo, do curso técnico Integrado em Agropecuária, “A representação estudantil deve ser estimulada, visto que ela aponta um caminho para a democratização do ambiente escolar. Como dizia Abraham Lincoln ‘A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo’, dessa mesma forma o Grêmio Estudantil deve atuar, visando o interesse e a melhoria da qualidade de vida dos estudantes, para que o meio acadêmico seja um lugar melhor e justo para todos. Sendo assim, a participação dos alunos nesse processo é fundamental, levando em conta que os mesmos serão representados durante um ano e meio pela chapa eleita. A Assembleia Geral é o órgão máximo de deliberação do Grêmio, e seus atuantes são essências para a realização e manutenção do mesmo.”

Texto: Danilo Anderson de Castro

registrado em: