Comissão Própria de Avaliação – CPA
O que é a Comissão Própria de Avaliação - CPA?
A Comissão Própria de Avaliação - CPA, prevista no Art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, regulamentada pela Portaria nº 2051, de 19 de julho de 2004, do Ministério da Educação e na Resolução CONSUP 114/2018, de 20 de dezembro de 2018, do IFSULDEMINAS, é um órgão colegiado, de natureza normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos, acadêmicos e administrativos, visando-se assegurar a condução do processo de avaliação interna da Instituição, além da sistematização e de prestação das informações solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES.
Qual é a finalidade básica da avaliação conduzida pela CPA?
Avaliar, de forma sistemática, contínua e dinâmica a Instituição e a Educação Superior em várias dimensões, quanto à Missão e ao Plano de Desenvolvimento Institucional, Políticas para Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Responsabilidade Social, Comunicação com a Sociedade, Políticas de Pessoal, Organização e Gestão, Infraestrutura Física, Planejamento e Avaliação, Políticas de Atendimento a Estudantes e Egressos e Sustentabilidade Financeira, em busca de maior qualidade, adequação, aperfeiçoamento e autoconhecimento da realidade institucional.
Quem participa do processo avaliativo?
Servidores em exercício como docentes (efetivos/substitutos) e técnicos administrativos, e discentes matriculados e regulares de Cursos Superiores.
Como funciona a avaliação?
Questionários elaborados pela Comissão são encaminhados, em etapas conforme organização do calendário acadêmico e atividades letivas, via link e e-mail institucional, para a devida participação voluntária dos segmentos da comunidade acadêmica e administrativa, com ampla divulgação e sensibilização prévia nos canais de comunicação oficiais do IFSULDEMINAS e Campus.
Como os resultados são analisados e aplicados?
Todas as informações coletadas são compiladas e estratificadas por curso, segmento e unidade (Campus), estabelecendo-se um diagnóstico das participações percentuais e totais nas questões e nas dimensões definidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os pontos fortes e favoráveis visualizados na avaliação, assim como outros a serem aprimorados, desafios e ações futuras, são amplamente debatidos e apresentados à Gestão Administrativa e Pedagógica, como ferramenta estratégica de melhoria contínua e pilar do processo educativo e formador de cidadãos e profissionais, ainda como suporte à qualificação do ensino, docência, estudantil, pedagógica, estrutural e outros, reforçando assim, o papel ativo da Escola na transformação social, no desenvolvimento regional e na prestação de serviços de excelência.
Onde os resultados estão divulgados?
Clique aqui e acesse a última versão do Relatório de Avaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação do IFSULDEMINAS.
A CPA de olho nos últimos resultados
- Participação maciça de servidores;
- Papel fundamental do Campus na formação do cidadão;
- Forte integração entre ensino, pesquisa e extensão;
- Oferta da educação profissional de qualidade e gratuita;
- Compromisso com o desenvolvimento sustentável;
- Ações diversificadas para a população em saúde, esporte, lazer, cultura, desenvolvimento econômico, inclusão social e cidadania;
- Atendimento às demandas da sociedade e às parcerias.
Contato geral: cpa@muz.ifsuldeminas.edu.br
Coordenação da CPA do Campus Muzambinho (2021-2023)
Prof. Raphael Nogueira Rezende
Membros Docentes
Paulo Sérgio de Souza
Francisco Helton Sá de Lima
Membros Técnico-Administrativos
João Paulo Marques
Juliano Gustavo Vieira Strabeli
Grasiane Cristina da Silva
Representantes Discentes
Sarah Araújo da Silva
Camila Bianca Silva Caldas
Representantes da Sociedade Civil
Lisandra Montipó Lima
Haroldo Vicente Magalhães
Relatórios
Relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSULDEMINAS, revela vários pontos positivos do Campus Muzambinho em análise feita por servidores e discentes.
Clique aqui e acesse os relatórios do CPA Institucional
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