Página inicial > Notícias > Confira nossos medalhistas na Olimpíada Canguru de Matemática 2020

Confira nossos medalhistas na Olimpíada Canguru de Matemática 2020

Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 10h03 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h13

DSC 0173Alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio destacam-se na Olimpíada Canguru de Matemática. Os medalhistas foram os estudantes:

• MEDALHA DE OURO - GUILHERME GOBBO DE CASTRO (INFO-A)
  • MEDALHA DE PRATA - THIAGO LOHAN MARTINHO LABANCA (INFO-B)
  • MEDALHA DE PRATA - OTÁVIO BARBOSA (INFO-E)
  • MEDALHA DE PRATA - LUÍSA MANOELA ROMÃO SALLES (INFO-A)
  • MEDALHA DE BRONZE - ANA CARLA PAULINO CINTRA (INFO-F)

Anualmente é realizada essa competição internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. Segundo o professor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Renato Machado Pereira, "esse ano a olimpíada foi adaptada a realidade atual e promoveu uma prova online. Os alunos foram muito bem na prova. Essa olimpíada destaca por pontuar as questões acertadas e por tirar pontos quando erra. Para evitar a perda de pontos, o aluno tem a opção de anular a questão que não sabe. Desse modo, o aluno não pode chutar que corre o risco de se prejudicar, exigindo, assim, além de conhecimento, também estratégia para fazer a prova".

Nas aulas do Instituto os alunos são incentivados a treinar essa estratégia de raciocínio e cautela na hora de responder às questões da prova. Tanto que, anualmente, os alunos destacam-se em competições nacionais e internacionais sob a orientação dos professores: Manuel Messias da Silva, Maurício Minchillo, Carlos Renato Soares, Raphael Antonio Prado Dias e Renato Machado Pereira.

O aluno ganhador da medalha de ouro, Guilherme Gobbo, ressaltou que achou "muito gratificante receber tal medalha, porque isso gera um incentivo nas pessoas e motiva a estudar matemática também". Questionado sobre como treinou para esse concurso, Guilherme disse que não estudou especificamente para essa prova, mas que já mantém seus estudos na área por ter afinidade com a disciplina. Ele também ressaltou que não achou a prova difícil porque já tinha o conhecimento necessário para resolver quase todas as questões. Guilherme espera "que ano que vem tenham mais medalhistas, pois a matemática é uma matéria muito satisfatória e que todos iriam gostar se tivessem algum incentivo maior".

A ganhadora da medalha de bronze, Ana Carla Paulino Cintra, destacou que em sua preparação a parte importante foi "a dedicação aos conteúdos passados em aula. Mas, além disso, é fundamental fazer revisões periodicamente, porque elas ajudam a manter os assuntos na memória por mais tempo. Outra questão que me ajudou foi que eu fiz as provas anteriores, então já conhecia o estilo das questões e o modelo de prova". Ana Clara ressalta que ficou muito feliz e surpresa com o resultado "Sei que na escola existem alunos brilhantes, então não criei nenhuma expectativa. Mas só tenho a agradecer pelos professores excelentes que tive, porque isso é um reflexo do que aprendi com eles".

O prêmio Canguru de Matemática

A maior competição de matemática do mundo teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

Disputam as medalhas, mais de 6 milhões de participantes de mais de 80 países. Jovens brasileiros competem desde 2009.

Segundo os organizadores da Olimpíada, o objetivo da realização dessas provas é o de "incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada".

Mais informações podem ser obtidas no site: https://cangurudematematicabrasil.com.br/index.html

registrado em: