Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Prefeitura inaugura centro de triagem da COVID - 19 em parceria com o Campus Muzambinho
Início do conteúdo da página

Prefeitura inaugura centro de triagem da COVID - 19 em parceria com o Campus Muzambinho

Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2020, 17h41 | Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 11h16

06

Na última segunda-feira, dia 10 de agosto, tiveram início os trabalhos do centro de triagem de casos da COVID - 19 criado por uma parceria entre a Prefeitura de Muzambinho e o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

O centro está situado na unidade Dr. José Januário de Magalhães, prédio pertencente à Instituição, que agora foi organizado de forma a atender às pessoas que apresentarem sintomas respiratórios de síndrome gripal que sugiram a doença.

Segundo informe da prefeitura, o espaço conta com recepção, sala de testagens, sala de isolamento, sala de triagem e aferição de sinais vitais, consultório médico, dentre outros espaços.

O diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Professor Renato Aparecido Souza, contou que "o centro de triagem foi idealizado no início da pandemia. Haja vista que o espaço estava desocupado, nós, naquele primeiro momento, já fizemos uma organização, limpamos o espaço e ficamos aguardando o momento que a prefeitura considerasse adequado para iniciar as atividades".

De acordo com o Secretário Municipal, Gustavo Sérgio Machado Paoliello, desde o início da pandemia este projeto foi idealizado visando um planejamento adequado para ser implementado em caso de emergência.

Esse planejamento proporcionou que os equipamentos para monitoramento e testagem chegassem concomitantemente a evolução do quadro epidemiológico na cidade.

O Diretor Renato disse ainda que "essa ação fortalece o enfrentamento à doença e nós também endossamos o nosso compromisso social de contribuir para tentar sanar o quanto antes a disseminação da COVID-19". Ele ainda destacou que, com o centro de triagem, a população passa a ser ainda mais assistida e que fica muito contente com a participação do Campus Muzambinho, contribuindo neste momento tão delicado que vivemos.

1f72737f 63e1 4f23 a819 fdf40f6e0684Como funcionará o Centro de Triagem

O centro conta uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, recepcionista e funcionários de serviços gerais.

Serão atendidas no centro somente pessoas com os sintomas da COVID – 19 como tosse, febre, dor de garganta, dor no corpo, calafrios, dor de cabeça, congestão nasal, espirros, diarreia, alteração em olfato ou paladar e dificuldade para respirar.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica municipal, Michel Divino Aparecido Novais salientou que o centro de triagem segue protocolos da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde, que incentivam a criação de centros. Segundo ele essa é uma forma de garantir à população um local de acessso fácil ao atendimento médico, de referência, centralizado, que retire o fluxo de atendimento das outros unidades de saúde.

Essa centralização dos casos em um espaço único serve para proteger a equipe, tirar a sobrecarga de trabalho das unidades de saúde e do pronto socorro, padronizar o processo de atendimento com melhores equipamentos de EPI, além de evitar a circulação de pessoas contaminadas pela demais unidades de saúde.

Segundo o Secretário, Gustavo Paoliello, atualmente o município conta com 8 unidades do Programa Saúde da Família – PSF além do hospital. Então a idéia é encaminhar as pessoas que se dirijam a essas unidades, com os sintomas da COVID-19, para o centro de triagem para atendimento médico e para que recebam as devidas orientações.

Pessoas que identificarem os sintomas da doença também poderão ir diretamente ao centro de triagem. Vale ressaltar que nesse centro só serão atendidos possíveis casos de COVID-19 e os demais problemas de saúde seguirão com atendimento nas demais unidades de saúde municipais.

Como é feita a testagem?

Após passar por uma unidade do PSF ou dirigir-se ao centro, o paciente com sintomas é encaminhado para triagem. Uma vez analisado seu quadro clínico, o centro possui equipamentos para o paciente ser testado na hora se apresentar sintomas agudos, possuir doenças cardíacas, se for de grupos de risco ou se for um profissional da saúde. 

Caso o paciente não se enquadre nessas características e os sintomas forem leves, será agendado seu teste para 10 dias após o início dos sintomas e este receberá orientações para cumprir isolamento domiciliar, sendo acompanhado por funcionários do PSF.

Quem precisar de atendimento poderá direcionar-se ao centro na Rua Professor Salatiel de Almeida, 88, centro, no antigo colégio comercial, ou ligar para o número: (35) 3571-1177.

Atendimentos das 08h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Como foi criado o Centro de Triagem - COVID?

De acordo com o Secretário Municipal, Gustavo Paoliello, para conter os avanços da COVID-19 em Muzambinho, foi criado um gabinete de crise do qual fazem parte representantes de diversos órgãos e setores da sociedade.

O decreto nº 3.386, de 21 de março de 2020 dita situação de emergência municipal e convoca integrantes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, da Associação Comercial e Empresarial, de escolas particulares, da rede bancária, de órgãos estaduais e federais, da OAB, do Ministério Público, da Polícia Civil e Militar, da vigilância epidemiológica e da área da saúde.

Integrante do gabinete de crise, o diretor-geral do Campus Muzambinho, Renato Souza, salientou que ações como esta parceria são uma das formas encontradas pela instituição para contribuir com o combate e prevenção à COVID19.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página