Página inicial > Notícias > Curso de Assistente de Logística cria programa de monitoria voluntária

Curso de Assistente de Logística cria programa de monitoria voluntária

Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 11h38 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 11h40

O curso de Formação Inicial Continuada em Assistente de Logística, ofertado pelo Programa Novos Caminhos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho deu início ao seu projeto de monitoria voluntária.

Reuniao Monitores FICUma reunião de alinhamento foi realizada no dia 03 de agosto para explicar aos voluntários sobre o funcionamento do programa, dando detalhes sobre a carga horária semanal a ser cumprida, as formas de atuação utilizando tecnologias de informação, dentre outros assuntos.

Segundo o instrutor do curso, Leonardo dos Santos Maria, a ideia do programa de monitoria voluntária surgiu em uma reunião entre o ele e os tutores do curso, Edvaldo Almeida, Silas Vilhena, Débora Júlio e Marcos Dias. “Na ocasião se pensou em estratégias para estimular os alunos a realizarem as atividades do curso, reforçar os conteúdos disponibilizados, bem como o reforço de prazos para cumprimento de atividades propostas, contribuindo assim para a permanência e o êxito dos alunos do curso. A possibilidade de um programa de monitoria foi levada até a Coordenação Pedagógica do Programa Novos Caminhos que, junto com a Coordenação Geral, aprovou a ideia e pensa em replicá-la aos outros 21 cursos ofertados nesta 2ª chamada do Programa Novos Caminhos do IFSULDEMINAS”.

Uma das monitoras selecionadas foi a Ana Roberto, moradora de Manaus – AM. Segundo ela, o curso “tem validade não somente na vida profissional, mas também na pessoal. Agregando valores a cada passo de organização de nossas vidas cotidianas. Já tive a oportunidade de estudar em outras plataformas de instituições diferentes, mas nessa pude ter e ver a atenção e o cuidado que os professores e técnicos tem para que tudo flua de acordo que seja melhor para os alunos”.

Ana ainda destacou como o curso tem sido bem elaborado, contribuindo com o crescimento em sua vida profissional e pessoal, sendo capaz de ampliar seus horizontes e promovendo novas descobertas através do conteúdo disponibilizado na plataforma.

O processo de seleção

Para atuar como monitor os alunos tiveram que preencher um formulário disponibilizado na plataforma, respondendo algumas questões como: o que você espera ao finalizar o curso de Assistente de Logística? Por que você está se inscrevendo para esse processo seletivo de monitoria?

A escolha dos 12 monitores (que atuarão divididos em 4 grupos de 3 integrantes cada) foi realizada mediante a nota dos alunos nas atividades avaliativas do curso e as respostas ao formulário foram utilizadas como critério desempate.

Ainda segundo o instrutor Leonardo “a monitoria se inicia no dia 04 de agosto e vai até o dia 19 de outubro de 2020. Ao final do curso, além do certificado de conclusão dos estudos, os monitores também receberão um certificado de monitoria voluntária, que poderá ser útil como comprovação de experiência no futuro a eles”.

Para o professor, essa iniciativa foi importante já que agora os 800 alunos matriculados poderão contar “com o auxílio de monitores voluntários, selecionados dentre os participantes do curso, fortalecendo ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, através da interação aluno-aluno”.

O curso Assistente de Logística

O curso de Assistente de Logística tem o objetivo de fornecer uma capacitação inicial profissionalizante aos alunos, de modo que possam compreender e aplicar conceitos da logística, as atividades que a compõe, assim como algumas ferramentas utilizadas na área.

O curso possui uma carga horária total de 160h, dividido em três disciplinas específicas: Fundamentos de Logística, Gestão de Transportes e Administração de materiais e da produção.

Leonardo dos Santos Maria ressaltou que “houve uma procura muito elevada, cerca de 2500 inscritos, para 800 vagas ofertadas, o que evidencia a demanda do mercado por cursos de formação nessa área tão importante para a economia do país”.

registrado em: