Página inicial > Notícias > Alunos de Pedagogia desenvolvem atividades para que as crianças fiquem em casa

Alunos de Pedagogia desenvolvem atividades para que as crianças fiquem em casa

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 13h31 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 08h18

16.18.11Em meio ao isolamento social, discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, dos Polos de Muzambinho e Machado, desenvolveram um projeto de extensão. O “Pedagogia em Quarentena” visa estreitar os laços entre a instituição e a comunidade interna e externa do Campus, durante o isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19.

O projeto atua no desenvolvimento de atividades pedagógicas trabalhadas de maneira lúdica. Uma série de gravações tem sido realizada em formato de tutoriais simples e curtos, explicando como confeccionar brinquedos e atividades educativas para as crianças. Os vídeos são produzidos e editados pelos próprios discentes. O material é divulgado na Fanpage do curso de Licenciatura em Pedagogia e conta com a orientação da professora Cristiane Gris Baldan.

À frente do projeto de extensão estão as discentes Ana Cláudia Silva, Eunice de Fátima dos Santos, Jordana da Silva Ozéias e Priscila Rodrigues. Em sua versão escrita, consta que o “Pedagogia em Quarentena” contribuirá para a compreensão sobre as diferentes intencionalidades pedagógicas e potencialidades de ensino/aprendizagem proporcionadas em cada atividade sugerida.

1Jordana da Silva Ozéias tem aproveitado para inserir ainda mais atividades pedagógicas na rotina de isolamento social de sua filha. Os vídeos produzidos pela aluna de Pedagogia no projeto contam com o auxílio de sua filha, que além de ajudá-la na produção do material, ainda se diverte ao conseguir concluir todas as etapas. A discente é mãe de Geovana, de 06 anos, e relata que a menina usa a criatividade para criar seus próprios brinquedos, pois sempre produziu brinquedos pedagógicos com materiais recicláveis para a filha.

Entre as propostas apresentadas nos vídeos está a confecção do “Painel Psicomotor”, encontrado por aproximadamente R$180 na internet, que foi produzido utilizando materiais recicláveis. “Com um simples papelão a criança tem acesso a inúmeros painéis. Todas as crianças nascem criativas, mas infelizmente os pais consideram a reciclagem muito trabalhosa. Às vezes descartam o que as crianças constroem por não compreenderem o significado que isto tem para elas. Muitos materiais recicláveis têm alta durabilidade, mas não são valorizados pelos adultos que ainda não tiveram esse despertar.”

Acompanhe os vídeos do “Projeto de Extensão Pedagogia em Quarentena” no Facebook do curso.

Conheça o canal no YouTube do Curso de Pedagogia

Texto: Ascom