Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus e Prefeitura estabelecem parceria para criação de centro de triagem
Início do conteúdo da página

Campus e Prefeitura estabelecem parceria para criação de centro de triagem

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 11h31 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 09h28

Campus Muzambinho e Prefeitura Municipal estabelecem parceria para criação de centro de triagem

IFSalatielMuz 1280x640

Nessa terça-feira, dia 14 de abril, a direção do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho posicionou-se favorável ao empréstimo da unidade Dr. José Januário de Magalhães para o projeto de criação de um centro de triagem de casos de COVID – 19.

Segundo o Secretário Municipal, Gustavo Sérgio Machado Paoliello, para conter os avanços da COVID-19 em Muzambinho, foi criado um gabinete de crise do qual fazem parte representantes de diversos órgãos e setores da sociedade.

O decreto nº 3.386, de 21 de março de 2020 dita situação de emergência municipal e convoca integrantes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, da Associação Comercial e Empresarial, de escolas particulares, da rede bancária, de órgãos estaduais e federais, da OAB, do Ministério Público, da Polícia Civil e Militar, da vigilância epidemiológica e da área da saúde.

Como integrante do gabinete de crise, o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Professor Renato Aparecido Souza, tem feito diversas ações para contribuir com combate à doença, como essa parceria com a prefeitura.

Segundo o diretor, o Campus emprestará o espaço e alguns itens de mobiliário que forem necessários para o funcionamento do Centro de Triagem. Além disso, doações de alimentos, máscaras e de álcool em gel tem sido feitas à diversas entidades e órgãos públicos da cidade e da região.

A partir de quando funcionará o Centro de Triagem?

De acordo com o Secretário Municipal, na cidade de Muzambinho não há casos registrados da doença e o sistema de saúde não está sobrecarregado. Portanto, ainda não há necessidade de implementar o Centro de Triagem. Mas a ideia é já deixar o projeto pronto para que seja implementado em caso de emergência.

Como funcionará o Centro de Triagem?

O projeto prevê a disponibilização de duas equipes médicas que atenderão no centro somente pessoas com os sintomas da COVID – 19 como tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar.

Segundo o Secretário, Gustavo Sérgio Machado Paoliello, atualmente o município conta com 8 unidades do Programa Saúde da Família – PSF além do hospital. Então o projeto prevê que pessoas que se dirijam a essas unidades com os sintomas da COVID-19, sejam encaminhadas para o Centro de Triagem para atendimento médico e para que recebam as devidas orientações.

Pessoas que identificarem os sintomas da doença também poderão ir diretamente ao Centro de Triagem. Vale ressaltar que nesse centro só serão atendidos possíveis casos de COVID-19 e os demais problemas de saúde seguirão com atendimento nas demais unidades de saúde municipais.

Como foi feita a parceria?

A solicitação da unidade Dr. José Januário de Magalhães foi feita pelo Prefeito Municipal Sérgio Arlindo Cerávolo Paoliello, por meio do ofício 114/2020 de 13 de abril de 2020.

O aceite foi dado pelo Diretor-geral do Campus Muzambinho por meio do ofício 51/2020, de 14 de abril de 2020.

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página