Página inicial > Notícias > 02/04 - Santa Casa de Muzambinho recebe doação do IFSULDEMINAS

02/04 - Santa Casa de Muzambinho recebe doação do IFSULDEMINAS

Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 11h46 | Última atualização em Domingo, 05 de Abril de 2020, 08h50

DSC 0117

A alta demanda de EPI’s – Equipamentos de Proteção individual, frente à pandemia da COVID - 19 causou escassez e inflacionou o mercado de tais produtos. Tal cenário tem feito com que funcionários da linha de frente de combate ao vírus como médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde ou áreas correlatas, tenham dificuldade na obtenção de equipamentos de proteção.

A fim de contribuir com essas instituições e seus profissionais, várias Instituições Federais do país têm produzido itens como máscaras e álcool em gel. O IFSULDEMINAS faz parte dessas instituições e nessa quarta-feira, dia 01 de abril, o Reitor Marcelo Bregagnoli e o Diretor-Geral, Renato Aparecido de Souza, doaram à Santa Casa de Muzambinho 5 mil máscaras cirúrgicas e 30 litros de álcool em gel, produzidos no Campus Inconfidentes utilizando como matéria prima bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal.

Os itens foram recebidos pelo Diretor da Santa Casa, Luiz Carlos Dias e pelo provedor Luiz Augusto Bueno. Segundo o Diretor Luiz Carlos, as máscaras serão essenciais para os profissionais do hospital, especialmente para os que atuam no Pronto Socorro, e o álcool em gel será distribuído por todo hospital em locais como centro cirúrgico, internação, observação, dentre outros.

Segundo Luiz Carlos, com a pandemia, itens como máscaras que eram compradas pelo hospital à preços de R$0,50 (cinquenta centavos) a R$2,00 (dois reais), chegaram a preços exorbitantes e hoje são encontrados por uma média de R$18,00 (dezoito reais). “A doação do Instituto nos proporcionou segurança e autonomia já que nesses preços teríamos muita dificuldade em comprar esses itens”

O Diretor ainda ressaltou que não há casos confirmados em Muzambinho e que isso lhes dá tempo para planejamento e preparação caso o vírus chegue ao município. Assim a Santa casa já montou uma ala para receber até seis possíveis infectados com respiradores e todo aparato necessário para atender esses pacientes. Ele destacou também que a doação do instituto será essencial nesse momento de preparação, na qual os gastos para proteção da equipe hospitalar estão tão altos.

Confira as fotos:

registrado em: