Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mindfulness foi o tema da primeira palestra da Semana Pedagógica 2020
Início do conteúdo da página

Mindfulness foi o tema da primeira palestra da Semana Pedagógica 2020

Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 11h02 | Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 13h48

47Os professores foram recebidos com um café da manhã e depois seguiram para uma palestra sobre Mindfulness, ministrada pela professora da Unifal/MG, Drª Ana Cláudia Mesquita Garcia.

Trazer uma palestra com essa temática foi uma das iniciativas da direção do Campus Muzambinho visando aprimorar as práticas pedagógicas e incentivar a realização de novas ações que contribuam com o desenvolvimento didático e educacional do corpo acadêmico. Durante toda a semana os professores participarão de diversas atividades programadas pela direção.

Como funciona a prática de Mindfulness?

Segundo a palestrante, o termo Mindfulness pode ser entendido como consciência ou atenção plena, ou seja “capacidade que nossa mente tem de prestar atenção de forma proposital em algo específico, de maneira aberta, sem julgamentos e de uma forma generosa”.

Ana Cláudia refere-se ao Mindfulness como uma técnica de treinamento mental e de prática meditativa laica que possui como benefícios o aumento do foco, da concentração, da ansiedade e alívio do estresse. Segundo ela, o ser humano tem diversas dimensões (física, psicológica, social e espiritual) e cabe ao mindfulness contribuir com essa relação corpo/mente.

Questionada sobre a importância da técnica para educação e para nosso corpo docente e discente, Ana Cláudia ressaltou que “o processo de aprendizado está muito ligado à questão emocional. Se o docente não está bem e se o aluno não está bem, com certeza haverá um impacto negativo no processo de aprendizagem”.

Segundo a professora, quem se interessar por essa técnica poderá começar a praticá-la buscando organizações online que trabalhem com essa temática, como o site da ABRAMIND, e buscar informações sobre tutores credenciados. Ela ainda cita que uma das práticas mais simples e mais utilizadas no Mindfulness é a atenção plena com foco na respiração. "Independente do local onde você está, você pode prestar atenção na sua respiração, no seu corpo, no seu peito se movimentando pela respiração, em quais são os pensamentos que estão passando pela sua cabeça no momento e quais são seus sentimentos. Essa é uma dica fácil, básica e que é um dos pilares da prática de Mindfulness e da prática de ter a respiração como âncora de atenção".

registrado em:
Fim do conteúdo da página