Página inicial > Notícias > Curso técnico em Enfermagem participam de Outubro Rosa e Novembro Azul

Curso técnico em Enfermagem participam de Outubro Rosa e Novembro Azul

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 15h46 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 16h44

Palestra DST AIDS CESAREO COIMBRA 3Alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Campus Muzambinho foram convidados, no mês de outubro, a participarem da Campanha Outubro Rosa nas Estratégias de Saúde da Família e Comunidades Rurais do município de Muzambinho – MG. O convite surgiu por meio da parceria e, também, pelo trabalho de mestrado desenvolvido pela professora Natércia Dias com os trabalhadores rurais.

Durante o evento, foram abordados conceitos, sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama. As participantes presentes realizaram o auto-exame das mamas em uma mama artificial que simula nódulos palpáveis. Pacientes em tratamento deram seus depoimentos e houve e sorteio de brindes.

Os acadêmicos puderam vivenciar na prática, pela primeira vez, como é o trabalho desenvolvido pelas Estratégias de Saúde da Família em áreas remotas, os desafios das visitas domiciliares e os atendimentos da equipe em diversos pontos de atendimento para levar a promoção e prevenção de saúde até as comunidades mais distantes.

Também foi realizada uma parceria entre o Curso Técnico em Enfermagem e a Ordem dos Advogados de Muzambinho. O primeiro encontro foi aberto a toda comunidade, ocorreu na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida e contou com a supervisão da professora Natércia Dias. Na ocasião do Novembro Azul, foi realizada uma palestra com informações sobre a prevenção do câncer de próstata e a advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – palestrou sobre os direitos do paciente e familiares com câncer.

Ainda no mês de novembro, o Curso Técnico em Enfermagem ministrou uma palestra sobre DST/HIV para os alunos da Escola Estadual Cesário Coimbra. As principais DST’s foram abordadas, assim como diagnósticos, sinais, sintomas, uso de preservativos e métodos anticoncepcionais. Ao final, os alunos puderam escrever suas dúvidas sobre o assunto para que pudessem ser esclarecidas.

Texto: Ascom
Fotos cedidas pela professora Natércia Dias