Página inicial > Notícias > Prêmio SEEDS reconhece relatos da comunidade interna e externa do Campus

Prêmio SEEDS reconhece relatos da comunidade interna e externa do Campus

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 09h55 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 11h15

s64Aconteceu, na sexta-feira (29), a entrega do Prêmio SEEDS de Educação: Surpreender, Experimentar, Evoluir, Desenvolver, Socializar – 1ª Edição, no Poliesportivo do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. A premiação teve como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar (1) experiências pedagógicas exitosas no ensino e conduzidas pelo corpo Docente; (2) as boas práticas de trabalho no serviço público e produzidas por Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e; (3) atividades exitosas realizadas por estudantes regularmente matriculados no Campus e que produziram intervenções positivas na comunidade onde vivem. Assim, o SEEDS premiou quatro categorias: Docentes do Campus Muzambinho, TAEs do Campus Muzambinho, Docentes da Rede Pública (Estadual ou Municipal) e Estudantes do Campus Muzambinho.

A ação foi idealizada pela direção do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – contando com a supervisão da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, diretora de desenvolvimento educacional.

O SEBRAE foi um dos parceiros desta edição do prêmio SEEDS, e a representante Maíra Mota Severino explicou que “a entidade entende que a educação empreendedora tem que se infiltrar em todos os momentos da educação, deve estar dentro e fora da sala de aula, nas iniciativas como projetos de extensão, de pesquisa e em todas as boas práticas dentro das escolas e dos educandários. Essa parceria veio como apoio a essa prática de cultura empreendedora e do desenvolvimento do ensino, agregando cada vez mais valor ao trabalho do Instituto e das escolas do município de Muzambinho. Esperamos que rendam frutos e que estejamos presentes nas próximas edições.”

Durante a cerimônia, o editor do Portal Por Vir (https://porvir.org/), Vinícius Oliveira, falou sobre o olhar do portal a respeito das Inovações na Educação. Ele palestrou sobre uma pesquisa realizada com estudantes de 13 a 21 anos sobre como eles enxergam a escola e como gostariam que ela fosse. “Eu trago na mala, principalmente, uma pesquisa que acabamos de lançar. Ouvimos 258 mil alunos do Brasil inteiro, a respeito da escola dos sonhos deles. Muitas vezes fazemos projetos educacionais e depois perguntamos: por que eles não deram certo? Justamente porque o público final, o estudante, nunca foi ouvido.”

Simone Aparecida Martins, Secretária Municipal de Educação, também participou da cerimônia e descreveu a importância da iniciativa. “Vejo essa atitude do Campus em envolver todo o município e também as escolas estaduais como algo de grande relevância para nós, principalmente para os professores, que tanto trabalham e têm suas práticas reconhecidas. Fiquei muito feliz com a participação da rede municipal, porque tivemos muitos relatos de trabalhos de excelência que acontecem em nossas escolas.”

Em primeiro lugar, na “Categoria Professores da rede municipal e estadual de Muzambinho” ficou o Projeto Escola, Campo e Sociedade de Bruna Aparecida Rezende, diretora da Escola Municipal Francisco Bueno da Silva. De acordo com ela, o resultado “nos faz refletir que estamos no caminho certo, ao sempre inovar os métodos e práticas para incentivar o aluno no convívio social e na vontade de aprender constantemente. Os nossos projetos estimulam os alunos e isso é um ponto positivo na educação.”

O discente Ramon de Souza Marques, do curso de Ciências Biológicas, teve dois relatos premiados na “Categoria estudantes do Campus Muzambinho”, sendo eles o projeto “Educação Ambiental Inclusiva - Horta na Escola” e o projeto de extensão visando aproximar o consumidor aos “métodos de criação humanitários de aves poedeiras”.

Em seu depoimento, Ramon falou sobre seu sentimento em receber o prêmio. Para ele “é muito importante, porque motiva a gente a continuar, mostra que o que estamos fazendo é valorizado e acaba sendo voluntário [trabalho desenvolvido], porque ganhamos no aprendizado, currículo e na experiência de vida.”

A primeira colocação da “Categoria Técnicos Administrativos em Educação - TAES do Campus Muzambinho” foi para o projeto Papercut - um sistema para aprimoramento no uso de serviços de impressão. O servidor Marcelo Rodrigo de Castro descreveu como “sensacional o reconhecimento, pois o serviço que fazemos funciona para o IFSULDEMINAS, e o interessante é que, além de funcionar para o Campus Muzambinho, também funciona para qualquer outra instituição que queira implementar este recurso.”

Já a primeira colocação da “Categoria Professores do Campus Muzambinho” foi para o projeto "Socializar com a comunidade e desenvolver habilidades", de autoria da professora Larissa Sales Martins. Em seu relato, a professora do curso Técnico em Enfermagem destacou ações de educação em saúde que envolveram os estudantes do referido curso e pessoas atendidas por um departamento não governamental que realiza ações sociais de apoio às gestantes em situação de vulnerabilidade, na cidade de Muzambinho.

Confira a tabela de classificação e o resultado final do Prêmio SEEDS.

Texto e fotos: Ascom