Página inicial > Notícias > Alunos do curso de Ciências Biológicas discutem Gestão Educacional

Alunos do curso de Ciências Biológicas discutem Gestão Educacional

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 11h34 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 11h35

IMG 20191120 WA0208Entre as disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está a "Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar e não-escolar I", ministrada pela professora Daniela Ferreira Cardoso. No dia 20 de novembro, a docente realizou no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE – uma proposta pedagógica intitulada "Bate-papo sobre Gestão Educacional: trajetórias e desafios" para os alunos do 7º período.

Na ocasião, os gestores escolares Mário Eber Segreti, da Escola Estadual Eduardo Senedese, de Juruaia e Marcos Antônio Reis Farias, da Escola Estadual Padre Luiz Moreno, de Nova Resende, realizaram uma troca de experiências a partir dos seus relatos. Inicialmente, contaram sobre a trajetória que percorreram até ocuparem o cargo de Gestor Educacional, compartilharam os desafios que enfrentam e os aprendizados adquiridos ao assumirem a gestão de uma escola.

Ramon de Souza Marques, acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas, explica que a conversa foi proveitosa do início ao fim. "Ouvi relatos e conselhos do experiente Marinho, ao mesmo tempo que o diretor Marcos nos relatava os desafios de seu novo cargo. A reunião, além de esclarecedora, tornou-se motivadora, pois fui embora com o sentimento de que todos nós podemos contribuir muito pela educação."

A professora Daniela pontuou que os alunos tiveram liberdade para esclarecer suas dúvidas e curiosidades. Algumas questões foram levantadas, entre elas, "Drogas na escola: é caso de polícia ou da gestão escolar?"; "Gerir uma escola sem verbas, é possível?"; " Relações: gestão/docente - gestão/família – gestão/alunos"; "Evasão Escolar: como podemos melhorar os indicadores?"; "Gestão democrática"; "A função social da escola." De acordo com Daniela, “os alunos puderam refletir sobre o papel do gestor escolar, as possibilidades de realizar uma gestão democrática [enfoque da disciplina], os obstáculos e os fatores que beneficiam uma prática democrática dentro da escola.”

A objetividade de ambos foi pontuada pela aluna Natália Roberta de Assis. "Tiramos todas as dúvidas que tínhamos sobre uma gestão. Não sabíamos como era o dia a dia de cada escola e como funcionava. Eles explicaram tudo para nós, isso nos enriqueceu." Já a discente Pâmela de Farias Rodrigues relatou que a troca de experiências permitiu que ela deixasse estereótipos de lado. "Achei muito proveitosa, saí de lá me sentindo capaz de atuar em qualquer área do espaço educacional.”

Texto: Ascom
Informações e fotos: Professora Daniela Ferreira Cardoso