Página inicial > Notícias > Treinamento em Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal

Treinamento em Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h17 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 07h21

DSC 1137No dia 25 de novembro de 2019, ocorreu no auditório do Prédio H do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – o “Treinamento em Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal”. O evento foi ofertado gratuitamente pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) e viabilizado pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – e pela Prefeitura Municipal.

À frente da organização estavam a professora Diana Cuglovici Abrão e o médico veterinário Vânius Vinícius Dipe. Ambos contaram com o apoio de uma Comissão de Discentes, liderada pela aluna Mariana Augusta Mansini e composta por acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Campus Muzambinho, sendo eles: Aline Adeodato Nicola, Ana Luísa Pereira Rocha, Camila Santos de Souza, Carmem Fernanda Bócoli e Luan de Andrade Oliveira.

O evento, voltado para capacitação de professores, coordenadores e gestores dos ensinos fundamental, médio e superior, envolveu também alunos, profissionais das áreas de saúde e meio ambiente, além de pessoas que trabalham com manejo populacional de cães e gatos, ativistas e protetores de animais. Foram dois treinamentos realizados no período matutino e noturno, totalizando 111 participantes.

O público, bastante diverso, foi composto de professores e estudantes das instituições PUC Minas (Poços de Caldas); IFSULDEMINAS (Muzambinho); Unifenas e Emei Lago Azul (Alfenas); Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães (Cabo Verde); Escola Municipal Bom Retiro (Muzambinho); Unimes Virtual e UNIFEG (Guaxupé). Participaram da ação os gestores das Secretarias Municipal de Educação e Vigilância Sanitária de Muzambinho, fiscais de Vigilância em Saúde, médicos veterinários de prefeituras, protetores individuais e ONGs de proteção animal das cidades de Alfenas, Campos Gerais, Guaranésia, Guaxupé e Juruaia.

O treinamento foi ministrado pela geógrafa e pós-graduada em Educação Ambiental, Dra. Elizabeth MacGregor, diretora de Educação do FNPDA e autora de capítulo de livro. Além disso, a autora possui mais de 20 anos de experiência no terceiro setor, tendo trabalhado em ONGs britânica e brasileira.

O curso teve como objetivo usar a educação ambiental humanitária em bem-estar animal como ferramenta de mudança da percepção das pessoas sobre o impacto das suas ações sobre meio ambiente e, consequentemente, sua responsabilidade sobre elas, acima de tudo, na biodiversidade e nas outras espécies animais, mostrando como isso está intimamente relacionado ao bem-estar do próprio ser humano. Este curso já capacitou mais de 10 mil professores em todo o país, e Muzambinho foi o 101º município contemplado.

Para levar este treinamento ao seu município (gratuitamente), entre em contato com a equipe do FNPDA: emacgregor@forumanimal.org ou info@forumanimal.org

Texto: Profa. Diana Cuglovici Abrão
Revisão: Ascom