Página inicial > Notícias > Campus promove I Semana da Consciência Negra

Campus promove I Semana da Consciência Negra

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 12h49 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 12h52

WhatsApp Image 2019 11 29 at 13.42.57Nos dias 18 e 19 de novembro, no Campus Muzambinho, aconteceu a I Semana da Consciência Negra. O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico Revolução Educa, Coletivo IFSULDASMINAS, com o apoio de discentes de diversos cursos e também da Diretoria de Desenvolvimento Educacional.

Cássia Nunes da Silva, acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física, atuou na organização da I Semana da Consciência Negra. De acordo com ela, é importante que os alunos tenham conhecimento sobre outras culturas. “É necessário falar de uma cultura que há tantos anos foi tão apagada e a gente vive esse apagamento diariamente, tanto musical, artístico e histórico. Mostrar isso, principalmente no ambiente escolar, pois aqui estamos formando tanto professores como profissionais para atuar no mercado de trabalho e essas pessoas precisam ter contato com outras culturas. O evento vem mostrar uma cultura que ainda vive e ainda resiste, mostrar a importância dessa cultura que faz parte da nossa história brasileira.”

Trata-se de uma ação em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20/11, e que foi instituído por meio da Lei 12.519/2011.

Diversas atividades foram desenvolvidas no Campus sede e também no Cecaes, com o objetivo de promover reflexão e conscientização sobre as consequências nocivas do racismo e, principalmente, valorizar a cultura afro e fortalecer o empoderamento da comunidade negra na sociedade. Participaram das atividades a comunidade interna e externa.

registrado em: