Página inicial > Notícias > Discente do Campus Muzambinho ganha medalha de ouro na OBI

Discente do Campus Muzambinho ganha medalha de ouro na OBI

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 16h02 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 13h01

DSC 1150 1O discente do 1º ano do curso superior em Ciência da Computação, Ygor Ribeiro Costa, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – recebeu a medalha de ouro na XXI Olimpíada Brasileira de Informática – OBI. A OBI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação realizada em três etapas: local, regional e nacional.

O site da Olimpíada aponta quatro objetivos da ação: “estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral, promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental, proporcionar novos desafios aos estudantes e identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.”

Durante a entrevista, Ygor explicou que já havia participado outras duas vezes da OBI e que na segunda chegou a receber menção honrosa. A Olimpíada é dividida em duas modalidades e cada uma delas possui três níveis. As participações do discente ocorreram enquanto ele cursava o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no Campus Muzambinho. O ano de 2019 era a sua última oportunidade de participar, o nível final é composto por alunos que estão cursando pela primeira vez o 1º ano do curso superior em Ciência da Computação. O discente do Campus Muzambinho conquistou o segundo lugar do Nível Sênior, sendo premiado com uma das 5 medalhas de ouro da competição ao atingir a nota de 430 pontos.

A coordenação do curso de Ciência da Computação incentiva que seus alunos participem de maratonas online de informática e Ygor usava todo tempo livre disponível para fazer maratonas e estudar baseado nos exercícios disponibilizados. “O meu objetivo era ganhar um bronze, porque era meu último ano, essa olimpíada tem algumas universidades que a dominam, como o ITA, USP, Unicamp e outras. Se conseguisse ganhar um bronze em meio a esse pessoal ficaria muito contente. Eu fiquei em segundo lugar e consegui o ouro, me surpreendi.” conta animado o jovem melhor colocado em Minas Gerais.

Em sua fala, Ygor frisou a importância que a fé tem em suas conquistas e também mencionou que seus pontos fortes são a paciência e persistência. “Ao me deparar com questões mais complexas busco resolver outras mais fáceis, com o intuito de ‘esfriar a cabeça’ e volto a resolver as demais, quando estiver mais tranquilo.”

Texto e fotos: Ascom

registrado em: