Página inicial > Notícias > CPA - últimos dias para responder ao questionário

CPA - últimos dias para responder ao questionário

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 08h37 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 09h12

cpaA Comissão Própria de Avaliação realizará, no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, um questionário que visa avaliar a instituição internamente. São convidados a participar os alunos dos cursos superiores, professores e servidores técnico-administrativos do Campus. A CPA é um órgão de representação acadêmica importante que subsidia a tomada de decisões tendo em vista a otimização do trabalho administrativo e dos processos acadêmicos da instituição, realizando pesquisas institucionais e emitindo periodicamente relatórios abrangentes e detalhados, além de críticas e sugestões.

Tal Comissão é prevista no prevista no Art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentada pela Portaria nº 2051, de 19 de julho de 2004, do Ministério da Educação. Rege-se pelo Estatuto e Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Nesse sentido, a CPA viabiliza a avaliação interna do IFSULDEMINAS, como processo contínuo por meio da qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

A autoavaliação promovida pela CPA objetiva desenvolver um processo de análise estruturado e reflexivo, para permitir à instituição compreender a natureza e suas propostas e ações e intervir na realidade. A proposta da CPA vem se consolidando também como um procedimento importante e necessário na busca pela inovação e qualidade institucional, e cada vez mais contribui para que a instituição garanta a prestação de serviços educacionais no IFSULDEMINAS.

Acesse o link com o questionário da CPA

Confira os objetivos CPA:

1. Promover o autoconhecimento da instituição;
2. Identificar fragilidades e potencialidades apontadas pela comunidade acadêmica;
3. Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
4. Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
5. Tornar mais efetiva a vinculação entre o IFSULDEMINAS e a comunidade;
6. Prestar contas para a sociedade.

O que a CPA avalia no IFSULDEMINAS?

Baseando-se nas exigências do Ministério da Educação, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a CPA avalia as seguintes dimensões:

1. Missão e PDI;
2. Políticas para o ensino e pesquisas;
3. Responsabilidade social;
4. Comunicação com a sociedade;
5. Políticas de pessoal;
6. Organização e gestão;
7. Infraestrutura;
8. Planejamento e avaliação;
9. Políticas de atendimento;
10. Sustentabilidade financeira.

O que é avaliado nos questionários?

Discentes

Avaliação do trabalho docente e da disciplina;
Interdisciplinaridade;
Curso;
Coordenação;
Turma;
Comunicação;
Atendimento;
Processos;
Infraestrutura;
Serviços.

Avaliação do discente e da turma;
Comunicação interna;
Coordenação de curso;
Condições de Trabalho;
Plano de carreira.

Técnico-administrativo

Condições de trabalho;
Comunicação;
Valores institucionais.

Etapas do processo de avaliação

1. Sensibilização da comunidade acadêmica;
2. Planejamento e elaboração dos instrumentos de avaliação;
3. Aplicação;
4. Apuração dos dados;
5. Divulgação e discussão dos resultados;
6. Construção de um plano de melhorias.

Principais ações decorrentes da avaliação da CPA

Melhorias no hospital veterinário;
Prédio da veterinária com laboratórios;
Melhorias na infraestrutura do prédio da Engenharia Agronômica.

Confira os integrantes da CPA do Campus Muzambinho.

Confira os resultados de 2018

Ciências Biológicas

Ciência da Computação

Engenharia Agronômica