Página inicial > Notícias > Medicina Veterinária realiza "Outubro Rosa em animais de companhia"

Medicina Veterinária realiza "Outubro Rosa em animais de companhia"

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 15h02 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 15h11

DSC 0661No dia 30 de outubro, o curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, realizou na Praça Pedro de Alcântara Magalhães, uma ação de prevenção ao câncer de mama em cadelas e gatas. Conhecida como “Outubro Rosa em animais de companhia” a campanha ocorre no Brasil desde o ano de 2014 e a partir de 2016 foi implantada no Campus Muzambinho pela professora Georgia Modé Magalhães.

O intuito da campanha é conscientizar os proprietários de que há possibilidade de prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas. Além disso, a campanha sanou as dúvidas da população referente a essa doença e exames físicos foram realizados nos animais para detectar a doença. A professora Georgia explicou que “este é um evento de extensão em que os alunos têm contato diretamente com diversos proprietários, em um ambiente público e eles têm que responder perguntas. Nós supervisionamos, mas os discentes ficam a frente. Eu acredito que para os alunos seja enriquecedor para que eles vejam e sintam um pouco da profissão.” De acordo com ela, uma triagem foi realizada nos animais e se caso algum apresentasse indícios da doença seria instruído ao tutor a melhor forma de tratamento.

Aproximadamente 60 alunos do curso de Medicina Veterinária participaram da campanha. A acadêmica Cássia Juliana Lima Dias, que cursa o 7º período de Medicina Veterinária, ressaltou a importância do Instituto Federal em apoiar este tipo de evento. “A população deve ter consciência de que os animais podem ter câncer de mama, mas também que existem formas de prevenção, pois é uma doença trágica para o dono e ele deve se preocupar principalmente com o bem-estar do animal, pois caso desenvolva a neoplasia mamária precisará de acompanhamento médico veterinário constantemente.”

Texto e fotos: Ascom
Informações: professora Georgia Modé Magalhães