Página inicial > Notícias > Campus conquista 2º lugar em Premiação Nacional promovida pelo Sebrae

Campus conquista 2º lugar em Premiação Nacional promovida pelo Sebrae

Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 09h27 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 09h00

banner sebraeNo dia 08 de outubro, O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho conquistou o 2º lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, categoria Ensino Profissional. A solenidade de entrega da premiação nacional aconteceu no Centro de Convenções Centro-Sul, em Florianópolis, Santa Catarina. As professoras Cristina Lúcia Janini Lopes e Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder representaram o Campus no evento.

O Prêmio foi criado com o objetivo de estimular, reconhecer e divulgar práticas de educação empreendedora aplicadas em instituições de ensino de todo o país. Dessa forma, visa identificar iniciativas, atividades e projetos que são desenvolvidos nas salas de aulas que estimulem nos alunos comportamentos ou competências para empreender.

O prêmio foi entregue durante o evento ConheCER, promovido pelo Sebrae, com o tema “Educação Empreendedora – Pontes para Futuros fora da Caixa”. O seminário abordou a difusão de conhecimento e ampliação das discussões sobre a temática da educação empreendedora, as novas tendências e práticas para o setor, além de propiciar a ampliação das parcerias entre instituições estaduais, nacionais e internacionais. A cerimônia de premiação foi marcada pela palestra de Priscila Cruz, cofundadora e presidente-executiva do movimento “Todos Pela Educação”.

De acordo com o Sebrae, ao todo foram recebidas 1.269 inscrições, as quais passaram pelas seletivas estaduais e regionais. A etapa final, em Florianópolis, contemplou 60 finalistas de todo o país, e, na ocasião, foram anunciados os 12 ganhadores nacionais (1º, 2º e 3º lugares de cada categoria – fundamental, médio, superior e profissional). Os vencedores receberam troféu ouro, prata e bronze e participarão de uma missão técnica nacional, tendo a oportunidade de apresentar o projeto em evento nacional.

O relato do Campus Muzambinho foi construído pelos professores Cristina Lúcia Janini Lopes, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Renato Aparecido de Souza e Gustavo Rabelo Botrel Miranda. Os professores reuniram ações do Clube de Empreendedorismo durante o período de 2013 a 2019, incluindo a Semana de Empreendedorismo (Empreenda), Startup Universitário, atividades realizadas junto às disciplinas de empreendedorismo dos cursos, ações de extensão, atividades junto ao Escritório de Inovação (Elitt) e trabalhos de TCCs nessa área.

De acordo com a professora Aracele “nos últimos anos, os professores, estudantes, TAEs e demais colaboradores ligados ao Clube de Empreendedorismo e/ou à área de empreendedorismo do Campus Muzambinho sonharam, construíram, buscaram inspirar outras pessoas e reconstruir caminhos que pudessem de alguma forma provocar uma mudança de comportamento e contribuir com uma prática inspiradora para todos os jovens que fazem parte do ecossistema.”.

Para a professora Cristina, que hoje também ocupa o papel de Diretora de Pesquisa e Inovação na reitoria do IFSULDEMINAS, "este prêmio a fez perceber o quanto as ações voltadas para fomentar o empreendedorismo podem modificar contextos locais e, principalmente, regionais. Quando pessoas pensam e agem juntas, podem fazer a roda girar e modificar o mundo. Precisamos continuar assim, inspirando pessoas a se conectarem cada vez mais!".

Já a professora Aracele, que atualmente representa a Diretoria de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho, destacou que "esse reconhecimento é de toda a comunidade do Campus e nos motiva a seguir em frente, criando ainda mais oportunidades para fomentar o empreendedorismo entre os discentes, seja aquele voltado para a criação do próprio negócio, seja o de impacto e transformação social, entre outros tipos”.

A professora também chama a atenção para a 9ª Edição do Empreenda, que ocorrerá no dia 12 de novembro, com uma programação voltada para reconhecer e valorizar os estudantes e egressos empreendedores, bem como empresários de sucesso que têm impactado positivamente o sul de Minas Gerais, seja na área do café, moda, informática, gestão e negócios, entre outras.

Acompanhe o histórico do Campus Muzambinho no prêmio

Campus Muzambinho chega à etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Campus Muzambinho é OURO em Etapa Estadual de Prêmio Sebrae