Página inicial > Notícias > Setembro Amarelo: Campus Muzambinho valoriza a vida e combate ao suicídio

Setembro Amarelo: Campus Muzambinho valoriza a vida e combate ao suicídio

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 19h45 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 19h56

Durante o mês de setembro, o Campus Muzambinho desenvolveu uma série de ações para destacar a importância da Valorização da Vida e Combate ao Suicídio. O mês é destinado a uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, conhecido como Setembro Amarelo, cuja ideia é pintar, iluminar e estampar a cor nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

A Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando – CGAE – desenvolveu eventos ligados ao tema por acreditar que discutir sobre o Setembro Amarelo é uma maneira de contribuir com a prevenção ao suicídio. O intuito é proporcionar formas de atrair os discentes e apresentar a eles os profissionais que podem contribuir, bem como os benefícios de uma escuta qualificada.

A Assistente Social Clélia Maria Tardelli, coordenadora do CGAE , acredita serem importantes as ações dentro do mês de setembro, e reforça que o compromisso da equipe de Assistência ao Educando é dar suporte aos estudantes durante o percurso acadêmico. “Buscamos sempre formas de aproximação e prevenção de situações que podem colocá-los em risco. Chamar a atenção para a temática ajuda aqueles que estão em silêncio e não sabem a quem e como recorrer para externar seus sentimentos e ter suporte para buscar a superação", acrescenta Clélia.

A Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus, Profª Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, destaca que ações relacionadas a uma vida escolar mais saudável, tais como rodas de conversas temáticas, espaços sociais e educação emocional estão sendo planejadas dentro do contexto de um programa de Saúde Mental para a comunidade do Campus. Ela acredita que “o Setembro Amarelo é uma forma de chamar a atenção para essas questões, e que toda a comunidade precisa estar vigilante sobre o assunto.”.

Plantão Psicológico

O plantão funciona toda segunda-feira de 13h30min às 17h e quarta-feira das 7h30min às 11h, na sala do Serviço de Psicologia.

Contatos:
Serviço de Psicologia: (35)3571-5910
Serviço Social: (35)3571-5089
Setor de Acompanhamento ao Educando: (35)3571-5070
Serviço de Saúde/Ambulatório: (35)3571-5064
Setor de Orientação Educacional: (35)3571-5067

Informações: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e Clélia Mara Tardeli
Texto e Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

GALERIA
Confira fotos de atividades culturais realiazadas durante o setembro amarelo:

registrado em: