IFSULDEMINAS promove evento conjunto para discutir a curricularização da Extensão e valorizar o trabalho dos coordenadores da instituição
IFSULDEMINAS promove evento conjunto para discutir a curricularização da Extensão e valorizar o trabalho dos coordenadores da instituição
Mais de 160 servidores participam da ação em Poços de Caldas
De 05 a 07 de novembro, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realiza na cidade de Poços de Caldas (MG) um evento abrangente, que aborda de forma conjunta dois temas cruciais para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão no âmbito da instituição: o trabalho das coordenações de curso e a efetivação da curricularização da Extensão no ensino superior. Confira aqui a cobertura fotográfica do evento.
Promovido pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex), de Ensino (Proen) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), em parceira com o Campus Poços de Caldas, o evento, que engloba o 1º Encontro de Coordenadores de Curso e 2º Encontro da Curricularização da Extensão, reúne, ao longo dos três dias, no Palace Hotel, 163 servidores de todas as nove unidades do Instituto que atuam como coordenadores de curso, coordenadores de Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenadores de Assistência ao Educando e coordenadores-gerais de Produção (fazenda-escola).
A proposta do inédito 1º Encontro de Coordenadores de Cursos é promover entre os participantes a discussão e a socialização de experiências exitosas das coordenações; a apresentação dos desafios enfrentados durante este ano, principalmente em relação à formação e à permanência dos estudantes nos cursos; e o compartilhamento das perspectivas de atuação em 2025. Na oportunidade, os coordenadores também acompanham a palestra do professor Francisco Sobral (reitor do Instituto federal catarinense de 2012 a 2016) que concede um horizonte sobre o papel das coordenações de curso no desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e extensão nos institutos federais.
Adriana Carvalho de Menezes Dendena, coordenadora do Bacharelado em Administração do Campus Machado, explicou como o evento está contribuindo para melhorar seu trabalho na coordenação. “O encontro está sendo de muito aprendizado para atualização das tendências educacionais, networking e para repensar ações, inspirar novas iniciativas e trocar ideias com os outros coordenadores. Tudo isso será levado ao campus para melhorar a convivência escolar com os alunos, na promoção de um ambiente mais inclusivo com os alunos e professores e no aprimoramento da comunicação”, pontuou.
Já as atividades relacionadas ao 2º Encontro da Curricularização da Extensão envolvem o relato das experiências bem sucedidas sobre a temática realizadas nos campi e o debate sobre os obstáculos e perspectivas para a efetiva implementação da curricularização da Extensão, regulamentada institucionalmente em dezembro de 2019 para atender à determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que as Instituições Ensino Superior (IES) devem dedicar 10% da carga horária total dos cursos de graduação para as atividades de extensão e devem focar no impacto e transformação na formação dos(as) estudantes.
Para a coordenadora de Extensão do Campus Poços de Caldas, Cissa Gabriela da Silva, este evento tem muito a acrescentar para a efetiva implementação da curricularização da Extensão no IFSULDEMINAS. “A curricularização tem contribuído de forma significativa para a formação dos nossos estudantes e eventos como este ajudam a sua implementação, por meio do compartilhamento de experiências bem-sucedidas e identificação de problemas e dificuldades a serem superados. Essas trocas e discussões são oportunidades valiosas para repensar nossas ações e buscar o aprimoramento contínuo, visando garantir a permanência e o êxito de nossos estudantes”.
Abertura
A cerimônia de abertura contou com a apresentação musical dos integrantes do Projeto Música para Todos, do Campus Poços de Caldas, que tocaram “É preciso saber viver”, de Erasmo e Roberto Carlos; depois, executaram o Hino Nacional, no violão e saxofone.
Na sequência, a mesa de honra foi formada pelo reitor do IFSULDEMINAS, Cléber Ávila Barbosa, pelo pró-reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, pela pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Carlos Henrique Rodrigues Reinato e pelo anfitrião e diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Rafael Felipe Coelho Neves.
O diretor-geral Rafael Neves foi o primeiro das autoridades a falar. Ele deu as boas-vindas aos colegas servidores e anunciou o que eles podem esperar do encontro. “Esse evento trata de setores nevrálgicos para a nossa instituição, dos quais a gente precisa e deve trocar experiências. Esse encontro, com certeza, vai ser uma oportunidade para que a gente possa olhar um pouco para trás e pensar também, com as nossas experiências, o que fazer no futuro”, refletiu o gestor.
O próximo a discursar foi o pró-reitor de Ensino. “Esse é um encontro dos mais relevantes para o Instituto. É o momento de discutir aquilo que a gente mais deseja fazer bem: a educação. Esperamos que possamos avançar na integração, no diálogo, nos projetos pedagógicos, na curricularização, nos nossos currículos, nos debates entre as áreas para a gente fortalecer o nosso IFSULDEMINAS. Para que ele seja cada vez mais único, mais forte, mais soberano e responsável pelas grandes mudanças que o Sul de Minas demanda”, enfatizou Luiz Rocha.
Em seguida, a pró-reitora de Extensão usou a palavra para destacar uma das atividades do Encontro. “O evento conta com relatos de experiências exitosas das coordenações de curso e da curricularização da Extensão, que fazem muita diferença e trazem também muito significado para as nossas atividades de trabalho. Que nesses dias, haja muita troca e principalmente aprendizado mútuo, para que a gente possa retornar para as nossas unidades oxigenados, com mais ideias para 2025, desenvolvendo e continuando a desenvolver um bom trabalho”, citou Daniela Cardoso.
Além da integração, no seu momento de fala, o pró-reitor da PPPI ressaltou outro objetivo do encontro: a valorização da função dos coordenadores. “A gente sabe as diversas questões que implicam quando a gente está em uma coordenação, por isso a gente precisa ressignificar e valorizar os coordenadores. Então, esperamos escutar vocês, entender suas dificuldades. A gente está aberto aqui para sugestões, para críticas, para discutir realmente os problemas em prol de melhorias, em prol do desenvolvimento institucional”, explicou Carlos Reinato.
Conferências de Abertura
Após a saudação inicial e os discursos das autoridades da mesa, os presentes acompanharam duas conferências. A primeira foi conduzida pelo próprio reitor, que apresentou a conjuntura atual do Instituto a respeito das políticas, ações e indicadores institucionais, além das perspectivas para 2025. “O intuito foi compartilhar essas informações para ser reforçado o alinhamento institucional e promover o nivelamento das informações sobre como nossa instituição está, para que depois possamos avançar para as outras atividades deste evento, que é um momento de imersão e interação”, resumiu o dirigente.
A última atividade programada para a abertura do evento foi a conferência de Sérgio Pedini, atual professor no Campus Poços de Caldas e reitor do IFSULDEMINAS de 2010 a 2014, sobre a constituição da Rede Federal e o seu papel no desenvolvimento do país. Pedini enfatizou as características marcantes da Rede, que são a interiorização, a capilaridade, a oferta de uma educação de excelência e o fato dela ser um canal importante de implantação de políticas públicas. Contudo, instigou a plateia a refletir também sobre os desafios que esta Rede vem enfrentando e como é necessário haver uma autoanálise para as instituições manterem-se socialmente relevantes.
Próximas atividades
Nos dias 06 e 07, os participantes ainda contarão com momentos para reciclar e aprimorar conhecimentos, assistindo a palestras com temas atuais e relevantes, ministradas por profissionais de destaque, como a palestra “Educação, convivência e contemporaneidade”, proferida pela docente Flávia Maria de Campos Vivaldi, doutora em Educação e Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E uma palestra que trata do uso responsável da inteligência artificial na educação, desenvolvida pela professora Lívia Carolina Vieira, doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente do Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS.
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