Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Estudantes do IFSudesteMG, IFSULDEMINAS e Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (SP) são os campeões da 12ª OBAP
Início do conteúdo da página
12ª OBAP - Premiação

Estudantes do IFSudesteMG, IFSULDEMINAS e Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (SP) são os campeões da 12ª OBAP

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 07h50 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 08h00


Classificação final das equipes: categoria Técnico Integrado/Concomitante

Notas provas práticas: categoria Técnico Integrado/Concomitante

Notas prova teórica: ambas as categorias

Classificação final das equipes: categoria Técnico Subsequente

Notas provas práticas: categoria Técnico Subsequente

Captura de tela 2023 09 11 204355A 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) chegou ao fim neste domingo (10/09), em seu terceiro dia de atividades. A competição, que recebeu 150 estudantes e 50 orientadores, representando 16 estados brasileiros, encerrou-se com uma cerimônia realizada no auditório Embrapa Sede, no Plano Piloto de Brasília, quando foram anunciados os vencedores desta edição.

A OBAP estimula o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrando estudantes de cursos técnicos da área e os conectando à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária e, em 2023, foi realizada pelos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e de Brasília (IFB) no Campus Planaltina do IFB, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também contribuíram para a realização da olimpíada a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Receita Federal do Brasil e a empresa Fuzil Ferramentas.

auditorioSolenidade

A cerimônia de encerramento e de premiação da OBAP contou com a presença de todas as 50 equipes competidoras, além de autoridades do Governo Federal e de gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) e da Embrapa. Os convidados da tribuna de honra foram o secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Getúlio Marques Ferreira; a diretora de Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia para Educação Científica do MCTI, Juana Nunes; os reitores do IFSULDEMINAS, IFB, e IF Baiano, Cleber Ávila Barbosa, Veruska Machado e Aécio José Araújo Passos Duarte, respectivamente; os diretores-gerais do Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS e do Campus Planaltina do IFB, Renato Souza e Nilton Cometti, respectivamente; a diretora de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, Selma Lúcia Lira Beltrão; além do diretor de Desenvolvimento da Rede EPCT do MEC e coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli.

getulioEm sua fala, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, saudou as políticas do Governo Federal em prol da valorização e do incentivo das ciências e da educação técnico-profissionalizante. “Essa parceria [dos institutos federais com o MEChttps://obap.ifsuldeminas.edu.br/images/materias/12_OBAP_2023/Premiacao/barbara.png" alt="cleber" width="400" height="260" style="list-style: none; vertical-align: text-bottom; margin: 10px; padding: 0px; max-width: 100%; height: auto; border: none; float: left;" />Já a reitora do IFB, Veruska Machado, salientou como a realização da OBAP representa o “DNA de integração da Rede Federal de Ensino”, que faz 15 anos neste ano de 2023. “Somos 41 instituições de ensino que trabalhamos, desenvolvemos e colhemos juntos os resultados dessas ações, que mobilizam esse ‘tripé’ de ensino, pesquisa e extensão e ampliam cada vez mais a formação dos jovens”, disse.

Em sua fala, a representante da Embrapa exaltou a potencialidade da OBAP de promover a prática e os conhecimentos da área de agrárias, além de ser uma competição saudável, de grande interação, cooperação e performance. “Nos enche de esperança poder ver o setor da agropecuária rejuvenescer e, principalmente, atuar cada vez mais em prol de sistemas agroalimentares mais sustentáveis, nas dimensões social, ambiental e econômica”, enfatizou Selma Lúcia Lira Beltrão.

Por fim, o coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, afirmou que a OBAP não é apenas um projeto do IFSULDEMINAS, mas um programa que extrapola o âmbito institucional e que se encontra na fase de consolidação e profissionalização. “A OBAP envolve várias instituições e pessoas, prova disso é a evolução, a cada edição, no número de inscritos, de participantes e de órgãos, empresas e indivíduos interessados em contribuir, em ter seu nome vinculado à esta olimpíada, marcada sobretudo pelo seu compromisso com o bom gerenciamento e otimização de recursos e com a reflexão sobre as metodologias, as aplicações e as tecnologias que implicarão no futuro da formação técnica de qualidade para o campo”, declarou.

subsequenteO coordenador-geral adiantou, brevemente, como será a edição de 2024 da olimpíada. “Para a 13ª edição da OBAP iremos realizar um processo diferente de seleção da instituição-sede da etapa final e presencial. Será lançado um edital, até o final de ano, para possibilitar a candidatura de todas as instituições interessadas”, anunciou Bregagnoli.

Premiações

Durante a cerimônia houve o momento mais aguardado pelos competidores ao longo da competição: o anúncio e a premiação dos estudantes que se destacaram durante a realização das provas da 12ª OBAP. Aos agraciados foram entregues medalhas, brindes cedidos pelos patrocinadores do evento e troféus aos primeiros colocados.

Na premiação por equipe, cinco delas da categoria Técnico Subsequente foram reconhecidas por obterem os melhores desempenhos nas provas teórica e prática. A primeira colocação ficou com a equipe “3 Colinas” do Centro Estadual de Educação Tecnológica (Etec) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, da cidade de Franca (SP). “Alegria total, quando chegar em casa e na escola vamos festejar bastante. Eu gosto demais da área Agropecuária e pretendo seguir este caminho profissionalmente”, compartilhou Guilherme Ferreira, com seu troféu de campeão nas mãos.

integrado venceJá na categoria Técnico Integrado/Concomitante, ao todo, foram distribuídas 45 medalhas às quinze equipes mais bem classificadas. O primeiro lugar foi conquistado pela equipe Agroalpha do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Bianca Lima Ribeiro dedicou a vitória à família e à orientadora Ariana Vieira Silva, dizendo que sem “o apoio e base deles não estaria aqui”. Toda a equipe também enfatizou a mobilização da comunidade e do campus na preparação deles para a OBAP. “Estudamos muito, mas contamos com a ajuda de outros professores e de proprietários rurais da nossa cidade que cederam equipamentos agrícolas para treinarmos. Esse entrosamento e apoio fizeram a gente levar esse troféu para casa”, revelou Matias Borges.

A premiação individual celebrou o desempenho dos cinco competidores de ambas as categorias que alcançaram as melhores notas no teste teórico. Foram cinco estudantes premiados, sendo que o destaque ficou com a estudante Bárbara Campos de Oliveira, do IFSudesteMG - Campus Rio Pomba. “Eu estou encantada com tudo, com a competição, com o que eu vivi aqui, com a convivência com todas as outras equipes e pela conquista. A Agropecuária é a minha paixão!", falou a campeã muito emocionada.

Texto: Luciano Verdolin (Ascom IFB) e Renata Silveira (Ascom IFSULDEMINAS/OBAP)
Fotos: IFB e IFSULDEMINAS
Data: 11/09/2023
Fim do conteúdo da página