Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Reitor do IFSULDEMINAS faz live sobre 1º ano de gestão

Reitor do IFSULDEMINAS faz live sobre 1º ano de gestão

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 11h42 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 11h42

aberturaNa tarde desta quarta-feira (16/08), o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizou uma apresentação online com o balanço do 1º ano de sua gestão à frente da instituição. Durante a live transmitida pela TV IFSULDEMINAS, canal do Instituto no YouTube, e dirigida às quase 47 mil pessoas que formam a comunidade acadêmica do Instituto, o reitor Cleber Ávila Barbosa destacou durante duas horas os avanços institucionais conquistados por meio da captação de recursos externos, recomposição orçamentária, articulação de parcerias, além da união, esforço conjunto e sintonia entre a gestão da reitoria, dos campi e o quadro de servidores. Confira aqui a live.

Prestação de contasobras 2

Primeiramente, foram apresentados os recursos e a origem dessas verbas que viabilizaram projetos, programas e a realização de obras em toda a instituição.

Parte desses recursos vem da recomposição orçamentária do IFSULDEMINAS, realizada em maio deste ano pelo Governo Federal. Um montante de mais de R$ 8 milhões foi destinado a despesas de custeio (funcionamento e manutenção dos serviços prestados pela instituição) e à Assistência Estudantil (pagamento de bolsas de apoio aos Núcleos de Estudos e Pesquisa em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES), de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e pagamento do auxílio estudantil para estudantes em vulnerabilidade social e econômica).

obras 1Outra parte provém da captação de recursos externos. As emendas parlamentares individuais e de bancada destinaram ao Instituto R$ 4,4 milhões no último ano; fora outros R$ 2,2 milhões já firmados por uma emenda mista que a instituição ainda tem para receber.

Além disso, devido a agendas da gestão junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e ao Ministério da Educação (MEC) o IFSULDEMINAS conquistou o principal montante recebido, no valor de R$ 12,7 milhões, via Termos de Execução Descentralizada (TEDs).

Essas três fontes de verbas extraorçamentárias totalizaram mais de R$ 19 milhões e estão sendo investidas sobretudo, nos campi e Reitoria, em obras e reformas (R$ 9,2 milhões), compra de livros (R$ 217 mil), de equipamentos e de mobiliário (R$ 1,6 milhão), construção de laboratórios (R$ 754 mil), investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (R$ 1,2 milhão), fomento à Educação a Distância (R$ 684 mil) e melhorias nas fazendas (R$ 832 mil). Além disso, os recursos também ampliam a oferta de cursos de capacitação e qualificação pelo programa Capacita Sul de Minas e dão continuidade à prestação de serviço à comunidade pelo IF MAIS EMPREENDEDOR.

Novos projetosjovem aprendiz 1

O reitor também apresentou os projetos e programas novos implementados ao longo do último ano. Entre os destaques estavam o Programa Reitoria Ativa, que aproximou a Reitoria dos campi; o Programa Professor Visitante, uma iniciativa inédita no IFSULDEMINAS e de vanguarda na Rede Federal que traz docentes para conduzir projetos específicos e estratégicos nos campi, e as parcerias com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com a empresa farmacêutica CIMED de Pouso Alegre. A parceria com a UFLA permitiu pela primeira vez o Instituto oferecer quatro cursos técnicos no campus de uma universidade. Já o convênio com a farmacêutica rendeu ao IFSULDEMINAS a posição de primeiro Instituto da Rede Federal a abrir uma turma exclusiva de técnicos para trabalharem como jovens aprendizes em uma empresa enquanto estiverem no curso subsequente.

Perspectivas

vagas docentes distribuiçãoAlém de terem sido apresentados os projetos executados e em andamento no IFSULDEMINAS, o reitor falou sobre as perspectivas para o futuro da instituição.

Entre os pontos abordados, indicou que espera em breve a elevação dos Campi Avançados Carmo de Minas e Três Corações para a categoria de campus. Das 46 vagas de docentes recebidas do MEC, 22 serão destinadas a essas unidades para que elas possam se transformar em campus. As demais serão distribuídas aos demais campi, sendo que o quantitativo já foi aprovado na última reunião do Colégio de Dirigentes.

Além disso, o reitor informou que o IFSULDEMINAS deverá ter ampliado o seu número de campi. Pelo projeto do Governo Federal de criar 135 unidades de ensino no país, o reitor acredita que o Instituto será contemplado com dois novos campi. Os locais ainda não foram definidos. Haverá uma chamada pública e as cidades que podem ser contempladas com uma unidade do IFSULDEMINAS deverão atender a critérios específicos ainda não divulgados pelo governo.

No final da apresentação, o reitor ainda respondeu dúvidas que foram enviadas por servidores e estudantes que acompanhavam a transmissão ao vivo. As perguntas foram encaminhadas por um formulário online disponibilizado ao longo da live. As dúvidas envolviam temas como auxílio estudantil, licença capacitação de técnicos administrativos e fomento a captação de recursos para projetos institucionais.

Texto: Renata Silveira
Data: 16/08/2023