Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Estudantes de graduação do IFSULDEMINAS podem participar de pesquisa sobre empreendedorismo

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 10h01 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 10h01

Participação poderá incluir o Instituto no 1º Índice de Institutos Federais Empreendedores e colaborar para melhorias na educação superior

A Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) convida os estudantes de graduação da instituição para participarem da Pesquisa de Percepção dos Discentes sobre Instituições de Ensino Superior (IES) Empreendedoras. Com o objetivo de identificar as principais IES Empreendedoras, a pesquisa visa compreender o quanto as instituições brasileiras estão sendo capazes de desenvolver a sua comunidade acadêmica por meio de práticas inovadoras.

A pesquisa irá subsidiar a formação do 1º Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE), desenvolvido pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A pesquisa é voltada apenas para alunos de graduação ou recém-formados de Institutos Federais e universidades públicas ou privadas. Portanto, o questionário deve ser respondido apenas pelos estudantes dos cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia do IFSULDEMINAS.

O respondente irá informar sobre a postura empreendedora e a infraestrutura do IFSULDEMINAS. O tempo médio de resposta é de cerca de 10 minutos. Aos participantes, é garantido o anonimato. O questionário poderá ser preenchido até o dia 31 de agosto por meio deste link.

De acordo com a Priscila Pereira Botrel, responsável pela DITE, ao responder o questionário os alunos da graduação desempenham um papel fundamental para impulsionar um ambiente mais inovador e empreendedor no IFSULDEMINAS. "Ao compartilhar a sua perspectiva, o aluno não só ajuda a medir o impacto das práticas inovadoras, mas também fortalece o ecossistema empreendedor das IES. Juntos, estamos moldando estratégias para criar um ambiente ainda mais propício ao empreendedorismo e à inovação".

O Índice de Institutos Federais Empreendedores, junto com o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), fazem parte do projeto IES Empreendedoras, conduzido pela Brasil Júnior. O projeto busca compreender o ecossistema da educação superior do país com o propósito de medir a cultura empreendedora, a inovação e a extensão das IES do Brasil. Ao mesmo tempo, visa mensurar as capacidades de internacionalização, infraestrutura e atração de capital financeiro das IES, a fim de contribuir para a geração de novos estímulos para a educação superior. Saiba mais sobre o projeto neste link.

Texto: Renata Silveira
Data: 08/08/2023