Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS dá início aos cursos presenciais de Línguas em sete campi do Instituto

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 13h39 | Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2023, 13h39

Os cursos são gratuitos e oferecidos a alunos, funcionários e comunidade

Já pensou em aprender outra língua e não pagar nada por isso?! Com o IFSULDEMINAS isso é possível! Por meio do Centro de Línguas (Celin), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está promovendo cursos de idiomas presenciais em sete campi do Instituto, para estudantes, funcionários e comunidade local.

Ao todo, mais de 300 alunos estão aprendendo Inglês, Espanhol ou Libras, que são oferecidos pelos campi da seguinte forma:

• Poços de Caldas: Espanhol módulo 1, Inglês módulo 1 e Libras módulo 1

• Carmo de Minas: Inglês módulo 1, 2 e Libras básico

• Muzambinho: Inglês módulo 1 e introdução à Libras

• Pouso Alegre: Espanhol módulo 2 e Libras módulo 2

• Inconfidentes:  Inglês módulo 1 e 2.

• Machado: Inglês módulo 1

• Passos: Inglês módulo 1

Os cursos, que iniciaram em maio deste ano, são totalmente gratuitos e têm certificação de 60 horas, variando entre 5 e 6 meses de duração, dependendo do campus ofertante.

A técnica em Enfermagem e aluna do curso de Espanhol (módulo 2) do campus Pouso Alegre, Francine Giannini Quirino, não perdeu tempo quando soube da oportunidade de aprender um novo idioma. “Eu não conhecia os cursos do IFSULDEMINAS. Uma amiga me enviou os cursos e me interessei em fazer o espanhol e estou adorando. Por ser presencial, tenho um melhor aproveitamento das aulas, que são bem didáticas com exercícios e, principalmente, ministradas em espanhol, que nos facilita a audição e conversação”.

Para ela, aprender uma nova língua pode trazer mais oportunidades. “Me sinto cada vez mais motivada por fazer parte desse curso, sei que aprendendo outros idiomas, outras culturas, vai me agregar muito na vida pessoal e profissional, ainda mais tendo o certificado pelo Instituto Federal. Estou realmente satisfeita e feliz por fazer parte dessa turma”, enfatizou.

O Celin é um órgão suplementar da Reitoria do IFSULDEMINAS, aprovado pelo Conselho Superior em reunião de 12 de agosto de 2014. A iniciativa tem como principal objetivo fomentar o ensino de línguas para viabilizar a internacionalização da instituição. O Centro faz parte da Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria Internacional, e promove cursos desde 2018.

De acordo com Rafael Gomes Tenório, coordenador de relações internacionais, a oferta desses cursos gratuitos traz inúmeros benefícios ao aluno. “Aprender uma nova língua amplia as oportunidades, seja no campo profissional, como fator importante para a empregabilidade, e, para o campo pessoal é uma ampliação de horizontes, como por exemplo o conhecimento, ampliação e compartilhamento de culturas, costumes e respeito às diversidades culturais”, concluiu.

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 31/05/2023