Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Participe da reestruturação da Política de Segurança da Informação

Participe da reestruturação da Política de Segurança da Informação

Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 13h34 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2023, 13h34

Banner300x200 Consulta Publica PSIO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) convida a comunidade interna e externa para contribuir na reestruturação da Política de Segurança da Informação (PSI). As contribuições podem ser feitas neste formulário até o dia 28 de maio. Para consultar a Minuta da Política de Segurança da Informação, clique aqui.

A segurança da informação no IFSULDEMINAS busca garantir a privacidade e a integridade das informações que estão sob a responsabilidade do Instituto, assegurando a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas da instituição.

As ações de segurança da informação se iniciaram em 2016, quando foi criado o Comitê de Segurança da Informação (CSI). O CSI atua como um órgão colegiado, de natureza consultiva e de caráter permanente com representação de todas as pró-reitorias e campi do IFSULDEMINAS.

A partir de 2022, com o aumento no cenário mundial das ocorrências de ataques de phishing, malware, ransomware e outras ameaças de segurança da informação e cibernética, o IFSULDEMINAS passou a adotar de forma intensa e estratégica novas ações para que sejam minimizados os riscos de ataques cibernéticos, as situações de vulnerabilidade e de exposição de dados sensíveis e privados.

Desta forma, foi levantada a necessidade de reestruturação da PSI. Participe!

Comitê de Segurança da Informação

O Comitê de Segurança da Informação do IFSULDEMINAS (CSI) tem por finalidade implantar e manter o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) e a Política de Segurança da Informação (PSI), com abrangência e profundidade adequados à realidade do Instituto, bem como analisar periodicamente sua efetividade.

Busca também propor normas e mecanismos institucionais para melhoria contínua da segurança da informação e assessorar, em matérias correlatas, a administração do Instituto.

Histórico das ações do CSI

• Criação da Política de Segurança da Informação e implantação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação: Resolução nº 50/2016

• Publicação da Norma Complementar da Política de Segurança da Informação para tratar do uso aceitável do serviço de e-mail institucional: Resolução 69/2016

• Atualização da composição da Comissão de Segurança da Informação: Portaria nº 737/2022